Próximas ações e áreas de foco no GTD: uma coisa pode estar linkada na outra?

Uma participante do grupo “GTD em Língua Portuguesa”, meu grupo sobre o método GTD no Facebook, fez uma pergunta legal e eu achei que a resposta poderia ajudar outras pessoas. Como nem todo mundo usa Facebook, trouxe para cá.

Ela perguntou o seguinte:

Áreas de foco podem ter próximas ações e projetos dentro de si?

Ex1.: uma das minha áreas de foco é Lazer, é dentro dela, se encontra a sub área chamada Videogames, onde eu ponho jogos que vi e pretendo adquirir em algum momento não determinado, e jogos que já possuo e pretendo jogar em uma ordem determinada. Pego um jogo x que pretendo jogar a partir da semana que vem e jogar até acabar, conquistar troféus etc., fazendo de cada jogo um projeto.

Ex2.: outra área de foco é Relacionamentos, sendo Família e Amigos sub áreas. A ideia é fazer o banco de amigos, e estabelecer não apenas períodos para que eu mantenha contato frequente com aqueles mais distantes (já que sou péssima pra manter contatos, é algo que quero mudar em mim), mas outra questão que entra são aniversários, que se repetem todos os anos, e que preciso de lembrete para não esquecer da maioria, mas não sei se deveriam estar na agenda (como estão atualmente).

Minha resposta:

Gabi,

Hoje eu tive que buscar minhas 4 cópias encadernadas da dissertação do mestrado na gráfica, para depois levar na faculdade.

Essa próxima ação estava no meu calendário.

Ela vai me ajudar a concluir um projeto que eu tenho, que é “concluir o mestrado”. Esse projeto está na minha lista de projetos.

Tanto a ação quanto o projeto são de uma área de foco minha, que é Carreira. “Carreira” está listada no meu painel de áreas de foco no Trello.

Meu objetivo de curto prazo é obter o diploma de mestre. Ele será alcançado à medida que eu for concluindo ações e projetos que proporcionem esse resultado.

Em uma visão a longo prazo, o que quero é contribuir com a área de pesquisa em Comunicação e também construir uma carreira instigante e criativa como pesquisadora de cultura do trabalho. Isso é visão, horizonte 4.

Que está alinhado com alguns propósitos de vida – um deles, colaborar para que as pessoas sejam menos estressadas.

Você está descobrindo o caminho da faixa preta. 🤗 Suas ações, cada vez mais, estarão alinhadas com seus horizontes mais elevados. É isso o que o GTD ensina.

Não tem nada a ver com linkar ações a projetos ou áreas de foco ou objetivos dentro de uma ferramenta. Tem a ver com executar ações, e as ações estão ligadas a outros horizontes sempre.

Espero ter ajudado.

Entender que o GTD lida com categorias de coisas faz toda a diferença para entender o método. 🙂