Pular para o conteúdo

Como ter disciplina para fazer um curso online (cursos livres, faculdade, certificações etc.)

Cada vez mais nós temos à nossa disposição cursos e formações que podem ser feitos ou total ou parcialmente online.

Eu já cheguei a começar a fazer duas graduações online e me dei relativamente bem com o sistema na época. Só acabei saindo quando desenvolvi o conceito de universidade pessoal, em que vi que fazia mais sentido estudar de maneira autodidata o que estava vendo naqueles cursos (eu já tinha um diploma universitário).

Quando a gente está matriculado em um curso presencial, precisa participar das aulas nos dias e horários estabelecidos. Os cursos online podem ter aulas ao vivo assim, que basta você colocar na agenda. Agora, quando você precisa montar sua agenda de estudos, existem duas maneiras de fazer:

A primeira é a maneira livre. Você entende, na sua rotina, quais os melhores momentos do dia para assistir as aulas e estudar, e aproveita tais contextos para acessar o ambiente EAD e fazer isso. Na minha estrutura atual, por exemplo, do meu dia, eu consigo fazer isso em pelo menos dois momentos do dia, e isso funciona muito bem para mim porque gosto de ter essa liberdade de escolher como vou alocar o meu tempo.

A segunda maneira é aquela em que você escolhe um dia e horário e insere o bloco de estudos na agenda, que é uma forma mais fixa. Ela serve se você tem dificuldade de seguir o modelo mais livre anterior, ou se tem uma agenda tão cheia que, se não marcar, não consegue tempo para estudar.

Não existe certo ou errado, mas você entender como você “funciona” na sua rotina e buscar esse tipo de solução.

No momento, além do que citei na universidade pessoal, tenho alguns compromissos de estudos atuais:

  • meu curso no centro budista (presencial)
  • meus grupos de pesquisa da universidade (presenciais)
  • um curso de dinacharya (rotina diária ayurvédica – online)
  • minha certificação de coaching de carreira (online)
  • minha certificação do nível 3 do gtd (agora o restante é online)

Eu consigo encaixar a minha demanda atual de cursos online no esquema que descrevi no post sobre a minha rotina e vou definindo uma próxima ação depois da outra, que executo em tais contextos, e faço um acompanhamento do status geral dos cursos semanalmente, na minha revisão semanal.

É basicamente assim que eu faço, sem maiores complicações, e é como recomendo.

Você pode se perguntar onde organizo os arquivos. Tudo no Evernote, que é minha ferramenta de referência principal.

Você tem dificuldades com cursos online? Se quiser, comente aqui no post, para que eu possa ajudar! Obrigada.

Autor

34 comentários em “Como ter disciplina para fazer um curso online (cursos livres, faculdade, certificações etc.)”

  1. Nooosssaa! Esse post veio na hora certa, Thaís!

    Após o carnaval, irei começar a estudar inglês por conta própria, porque por hora não posso inserir nenhum gasto novo nas minhas finanças! Irei fixar blocos de tempo no meu calendário, como sugerido.

    Se tiver dicas, será bem vindo! =)

    1. Tenho muita vontade de estudar inglês sozinha, com as ferramentas que a internet disponibiliza, mas tô com outros cursos pendentes pra dar continuidade. Também quero mais dicas pra conseguir dar conta de tudo!!

  2. Olá, Thaís. Vc tem um projeto para cada curso (do tipo ” Concluir Curso X”) e contextos específicos para ver as aulas ou realizar atividades dos cursos (por exemplo, @online-cursox ao invés de apenas @online)? Abraços.

    1. Não necessariamente. Cursos podem fazer parte de projetos maiores. Por ex, tenho um projeto que é implementar práticas essenciais do Ayurveda na minha rotina, e como parte desse projeto estou fazendo um curso de Dinacharya.

  3. Eu nunca consigo fazer. Já paguei dois cursos de inglês e perdi. Inclusive comprei o Organize-se em 2018 e perdi o acesso sem conseguir ver o curso todo. Quando vi que o prazo estava acabando eu corri para fazer mas não consegui. =/

    1. Aconteceu comigo com o curso Organize-se em 2018 perdi .
      .. Paguei pelo 2019 ate conclui mas fiz correndo e nao aproveitei bem … Agora sou aluno no 2020 (fiz a migração ) e dessa vez vou seguir a dica e colocar dois blocos de tempo de 1h30min (na noite de terça e sexta) e por enquanto esta funcionando.

  4. Oi Thais, não sei se já tem no blog, mas queria ver mais sobre a organização dos estudos no Evernote conforme você citou.
    Obrigada pelo excelente conteúdo diário!

  5. como tenho dificuldade de focar em uma coisa só (TDHA), acho difícil conseguir assistir às videoaulas até o final…também nunca sei se faço as anotações no computador ou em um caderno impresso…vale a pena assistir às aulas todo os dias no mesmo horário?

    1. Oi Marianna também tenho tdah, e entendo esse seu dilema.
      Tente descobrir como é o seu TDAH, quanto tempo sua atenção dura, qual é o seu horario mais produtivo, o que te faz procrastinar?

    2. Oi, Marianna! Tudo bem? Vou palpitar na sua pergunta (rsrs).
      Também tenho TDAH e aprendi que, para nós, estabelecer rotinas são o mais recomendado. Portanto, se puder assistir em horários preestabelecidos, é melhor. Já quanto às anotações, prefira fazer à mão, em um caderno. Já foi comprovado em pesquisas que ajuda na memorização. Abç.

  6. Esse post veio na hora certa!!!
    Eu resolvi começar uma nova faculdade EAD e como ainda não começaram as aulas, eu não sei o esquema da plataforma e da faculdade, mas já vou estudar as formas de estudar e ter disciplina.
    Também queria ver mais sobre como você se organiza pra isso no Evernote. Voltei a usar, depois de uma relação de amor e ódio com ele. Estávamos dando um tempo rs.
    Você utiliza para fazer anotações? Ou salva só os arquivos lá?
    Um beijo, Thais ♥

  7. Eu tenho um pouco de dificuldade de organizar os estudos porque o meu trabalho me suga muita energia. Mas felizmente encontrei algo que amo fazer e encontrei coragem para pedir demissão do meu atual trabalho. A minha liberdade chega em abril kkk
    Então com esse tempo livre, vou ter disposição e sossego para estudar as coisas que gosto no meu ritmo.

    Adorei o seu post! Bjs.

  8. Muito bom , Estou estudando inglês aos sábado , mais tenho que estudar bastante em casa também , pois o curso não é tao completo e pretendo iniciar uma pós graduação online no mês de junho , já quero ir me preparando .
    Obrigada pelo texto .

  9. Oi, Thais.

    Ótimo texto. Costumo fazer cursos online no site da Fundação Bradesco e me organizo de forma livre, assim como vc. Tem dado certo. 🙂

    Vc poderia compartilhar onde vc faz o curso de dinacharya?

    Obrigada.

  10. Olá, Thaís!

    Foi ótimo ler este post, pois estou pela segunda vez tentando fazer uma nova graduação, desta vez online. Da primeira vez não consegui estruturar muito bem meu dia, mas estou tentando me organizar melhor desta vez, para dar certo. Ter um trabalho de horário tradicional pesa muito, pois meu bloco de estudos vai todo para o período da noite, que também inclui os cuidados com a casa e pessoais. Se puder dar mais dicas sobre o tema, te agradeço muito! Abraços!

  11. Thais, eu gostei muito do post. tenho muita distração, e começo lendo e depois tenho que voltar…
    Vou seguir suas dicas e de outras postagens, depois te conto. Boa semana

  12. Oi, Thais. Eu nunca consigo conciliar cursos ead na minha rotina. No momento estou desempregada, cuido da minha filha, estudos dela, da casa. Sou mãe solo, depressiva e com síndrome do pânico. Aliás, eu não consigo nada, nem me exercitar, nem estudar, nem nada. Acompanho seu blog desde 2012. Abraços.

  13. Acho que vou ter que estabelecer um dia e horário pros meus cursos. Normalmente penso que dê para fazer de forma livre, mas depois que acaba aquela empolgação inicial, eu até esqueço. Mas não tenho uma rotina bem definida fora do trabalho e não sei bem como organizar coisas que aparecem de última hora e bagunçam minha rotina.

  14. Eu faço faculdade a distância e minhas aulas são ao vivo, mas ficam gravadas depois. No semestre passado eu tinha uma matéria por dia, então conseguia assistir a todas as aulas ao vivo, o que me deixava mais motivada, mas nesse período que iniciou em fevereiro aconteceu de 3 matérias caírem no mesmo dia e mesmo horário. Ainda não consegui me programar para conseguir assistir as aulas. Pra mim, assistir as gravações se torna menos interessante, já que perco a oportunidade de tirar dúvidas na hora com o professor.
    E esse ano comecei a fazer um curso online de inglês. Sinto que preciso criar blocos específicos de estudo, porque se não, nãoconseguirei aproveitar todo o conteúdo.

  15. Fernanda da Silva Assunção

    Simplesmente amei esse post!
    Eu tenho inúmeros cursos online comprados, e alguns com prazo de validade. Agora percebo que fui um pouco imprudente comprando tantos de uma vez mas agora que estão aí, eu sempre tento encaixar algumas aulas por semana dentre os estudos da faculdade e estágio. Mas por enquanto ainda nao achei um metodo de anotação que me deixe tranquila. Porque eu aprendo melhor escrevendo a mao, mas levar um caderno por tema na mochila que ja é muito pesada nao dá certo pra mim. Anotar no computador acaba nao cumprindo a função de fixar as informações porque eu acabo fazendo uma transcrição.

  16. Eu tenho dificuldade com incluir os cursos online na minha rotina. E eu também as vezes consigo o tempo, mas o ambiente não está equilibrado pra que me concentre. Como você faz numa situação assim?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *