Pular para o conteúdo

Iniciando o meu planejamento anual (setembro 2020)

Você pode achar estranho eu estar falando sobre esse assunto em setembro, mas eu gosto de começar a planejar o meu ano na época do meu aniversário, que acontece este mês. Apesar de vivenciar e respeitar o ano novo civil (que começa no dia 1 de janeiro), eu amo a sensação de “anos novos” de maneira geral – chinês, astrológico, judaico, assim como o meu ano novo pessoal, que começa no dia do meu aniversário. Se a gente parar para pensar, todo dia é um ano novo, e eu sinceramente gosto muito dessa percepção, pois me permite repensar e renovar todos os dias, sem apego ao passado e coisas, situações, que eu não deveria mais vivenciar.

Começar a pensar nesse planejamento me ajuda a revisar o ano que está acabando e o que eu espero para o próximo. Ainda vou fazer várias dessas ações, mas quis compartilhar um post inicial para dizer o que pretendo fazer, para você acompanhar mesmo, se quiser pensar em algo parecido para o seu planejamento anual.

  • Todo ano, eu publico aqui no blog um texto no dia do meu aniversário com as minhas percepções sobre a vida no geral. Este ano vou completar 39 anos no dia 25 de setembro. Será meu último ano na minha década de 30 (que engraçado). Se quiser, leia o post dos 38. Escrever esse post é sempre uma oportunidade legal de reflexão que eu faço anualmente.
  • Eu adoro acompanhar o ciclo de nove anos dentro da numerologia cabalística, influenciada grandemente pela minha amiga Wanice Bon’Ávigo. Inicio um ano pessoal 2 entre 25/09/20 e 25/09/21, mas confesso que já venho sentindo os efeitos desse número há algumas semanas (a Wan disse que é normal!). Pretendo estudar o assunto e falar mais sobre isso em outro post ainda este mês. No ano passado, eu fiz um post sobre o ciclo de 9 anos que começou no meu último aniversário, caso você queira ler minhas percepções sobre esse ciclo.
  • Pretendo revisar todo o meu material de planejamento de vida que desenvolvi para o meu workshop presencial, que agora é parte do meu curso online, onde fazemos diversos exercícios de auto-conhecimento e o planejamento a longo, médio e curto prazo, fazendo um recorte para o ano em questão. Isso me ajuda muuuuito a ter uma noção de qual deve ser o meu foco para o ano, que área pretendo focar mais, que foco quero dar para cada uma das áreas da vida etc etc.
  • Também gosto de fazer uma reflexão com a mandala do ano usando o tarô. Algumas pessoas acham engraçado eu gostar do tarô mesmo sendo budista. Isso parte de uma concepção um pouco equivocada sobre ambas as coisas. Budismo é a minha religião e afeta as minhas crenças sobre a vida, o divino e o mundo em geral. O tarô é uma ferramenta de reflexão e auto conhecimento, não uma “crença”. Logo, uma coisa não afeta a outra. É uma ferramenta, apenas!
  • Ainda nessa mesma linha, também gosto de refletir sobre a minha revolução solar, que é basicamente um mapa astrológico sobre a influência dos astros no meu ano. Tenho uma pessoa que todo ano faz esse mapa para mim, e adoro! São reflexões que costumo acompanhar ao longo do ano para refletir sobre como a minha vida está acontecendo. Não se trata de “basear minhas decisões nesses acontecimentos”, mas de usar como ferramentas de auto conhecimento, como falei.

Todas essas reflexões nessa época do ano me ajudam a ter mais foco em atividades de planejamento e, no final do ano, entre novembro e dezembro, costumo organizar um grande evento aqui no blog para ajudar todo mundo de modo geral a se planejar para o ano que vem. Pós-pandemia, imagino que todos queiram mais do que nunca renovar as energias, então já estou preparando algo muito especial para dezembro. <3 Em breve falarei mais, mas já gostaria de avisar, para você saber.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

14 comentários em “Iniciando o meu planejamento anual (setembro 2020)”

  1. Que interessante!!! Tenho 40 anos, farei 41 no dia 18 de outubro, e sempre tive essa percepção de que o meu ano inicia no dia do meu aniversário. Terminei uma segunda faculdade no ano passado, e é a profissão que eu quero seguir, e descobri também uma nova área no ramo do Direito que estou estudando e me preparando para desenvolve-la. Tenho tantos sonhos e projetos, que estou tentando organizar tudo para colocar a minha vida nos eixos. No final do ano, a minha ansiedade chegou no nível hard e ainda não me recuperei. Tentei tratamento psicológico, mas a médica não me ajudava muito!! enfim, será um ano de mudanças, tanto global como também na minha vida pessoal. Não consegui fazer o exame de ordem porque a prova foi suspensa, então, ainda estou no meu trabalho que vou completar 10 anos trabalhando em empresa privada. confesso que sou meio covarde, mas estou tentando me organizar para até dezembro me desligar no atual emprego e iniciar uma nova fase. O seu conteúdo me ajuda muito, venho aqui todos os dias conferir os posts, te acompanho no instagram e no youtube. gratidão pela sua vida e generosidade em compartilhar conhecimento. um abraço

  2. Adoro seu blog! Muitas dicas valiosas, mas o meu aniversário é uma data complicada para planejamento 29/12 posso eleger uma mês fora do aniversário?!

      1. Talvez a questão da Nátali seja que, se ela deixar pra se planejar no aniversário já está muito em cima da virada de ano em si.
        Acho que ela pode se planejar durante todo o mês de dezembro e se aproveitar da proximidade com o ano novo pra pensar isso como “um planejamento só”, tanto relacionado ao ano novo pessoal dela, quanto ao ano novo civil.

  3. Eu tenho uma frustraçãozinha de meu aniversário ser em janeiro (8) justamente porque é muito perto desse outro símbolo de renovação que é o ano novo hahaha

  4. Eu não acreditava em numerologia, aí fui de curiosa somar qual seria o meu ano esse ano. Meu aniversário é dia 14/10 e esse ano então começa o ano 01 e super encaixou com o que vai acontecer nos próximos meses comigo que é um nova fase da minha vida. Estou grávida e meu bebe nasce em novembro, além do meu apartamento que comprei na planta tb ficar pronto em novembro. Um ano de bastante mudanças e modificações.

  5. Thais, faço aniversário no meste o mo dia que você. Te acompanho há anos… No proximo ano vou organizar a vida para poder fazer o curso Vida organizada. Ou seria o contrário? rsrsrs

  6. Gosto de pensar no meu ano em dezembro, mas tenho a sensação do Ano Novo em Janeiro, mesmo, que é meu aniversário (25). Muito interessante essa reflexão.

  7. Eu normalmente planejo em dezembro, mas tenho essa sensação de virada, de novos rumos, no meu aniversário. Amo seu blog Thais e me inspira tudo que você fala. Esse ano em especial, acho que para a maioria foi uma mudança geral de rumos, estou planejando meu blog e é claro você é minha inspiração! 🙂

  8. Empolgada desde já pelo evento de dezembro!

    Fora isso, acho incrível como tu é uma pessoa que se interessa e sabe sobre tantos assuntos diversos – budismo, tarot, astrologia, ayurveda, veganismo, yoga, organização, planejamento, comunicação…

    Morro de vontade de virar tua amiga para bater altos papos. hahahahaha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *