Visão para os próximos 9 anos

10
2621

Eu acabei de iniciar um ciclo de nove anos (de acordo com a numerologia). Isso significa que, até o meu próximo aniversário, estarei em um ano 1, que favorece novos inícios. É um ano propício para plantar o que gostaria de colher nos próximos nove anos desse ciclo. Por isso que o ano 9 é tão importante para a gente desapegar daquilo que não serve mais, pois você não gostaria de levar com você nessa nova fase que se inicia.

Um exercício que eu acho interessante fazer é o de refletir sobre qual será o meu foco para cada uma das áreas da minha vida nesses próximos nove anos. Veja, é praticamente uma era. Estou com 38 e terminará com 47. É um período-chave da vida, em que estou concentrada em diversos assuntos específicos, como a consolidação da minha carreira e a educação do filhote. O que eu quero trazer com este post é uma inspiração para que você faça o mesmo tipo de reflexão que eu fiz.

Para calcular o seu ano pessoal, basta somar os números do seu aniversário (dia e mês) com o do ano atual. Por exemplo, o meu é 25 de setembro, então levando em conta que meu ano numerológico começa nessa data, o meu número pessoal é: 2 + 5 + 9 + 2 + 0 + 1 + 9 = 28 = 2 + 8 = 10 = 1 + 0 = 1 Ou seja, até o dia 24 de setembro de 2019, eu ainda estava vivendo dentro do ano 9, que tinha se iniciado no meu aniversário de 2018.

Como eu comentei em um post anterior, eu tenho um painel no Trello onde eu organizo as minhas áreas da vida. Se não viu o post, veja. E no método GTD a gente também faz um exercício com o horizonte de foco 4, que diz respeito à visão de longo prazo para a vida que eu estou construindo (já tem tudo explico em outro post). A título de curiosidade, também tenho um quadro no Trello para este horizonte, onde coloco as informações relacionadas a ele.

Eu adoro revisar esse quadro na época do meu aniversário, porque ele me permite ter uma visão um pouco mais expandida do que coloquei para mim mesma para os próximos anos. Antes que alguém venha falar nos comentários, isso não tem absolutamente nada a ver com “engessar a vida” e “viver sem espontaneidade”. Tem a ver com a aproveitar a vida e planejar coisas que levem mais tempo, desde guardar dinheiro para a aposentadoria até uma reforma maior na casa que você gostaria de fazer, ou a carreira que você está construindo e onde você quer chegar.

Criei então um cartão nesse quadro da Visão, onde coloco o resultado dessa reflexão sobre esse ciclo de nove anos. Eu simplesmente me perguntei: qual deve ser o meu foco para cada uma dessas áreas nos próximos nove anos? Eu não cito coisas que não tenho como saber, mas aquelas que já pretendo que aconteçam. É um exercício bem interessante, até mesmo para alinhar prioridades.

Recomendo muitíssimo que você faça esse exercício:

  1. Calcule em que ano pessoal você está
  2. Procure o significado dele na Internet, para saber o foco do ano
  3. Analise cada uma das suas áreas da vida se perguntando qual deve ser o foco para cada uma delas nesse período

Existem profissionais que fazem mapas numerológicos pessoais, o que sempre é muito legal. Recomendo a Wanice Bon’Ávigo, que é parceira aqui do blog.

Se você quiser uma forcinha minha para fazer esse exercício, ele, junto com muitos outros exercícios desse tipo, eu ensino no workshop de Planejamento de Vida, cuja Turma 3 acontecerá em novembro. Ainda temos algumas vagas. Saiba mais aqui.

Adorei refazer esse exercício, essa reflexão. Me deixou muito mais afinada para lidar com tudo no dia a dia. Como o David Allen (autor do método GTD) fala: o valor de pensar no futuro não está no futuro em si, mas no impacto que ele traz para o nosso presente. Priceless.

10 comentários

  1. Curioso, achei que não estava em um início de ciclo quando vi você falando sobre a numerologia em outro post (você não explicou, mas supus erradamente que era só somar 9+9+… até dar a idade rs).
    Vendo esse cálculo eu estou em um ano 1 também. E na verdade super combina com meu momento atual. Vou ler mais sobre 🙂

  2. Eu nunca liguei muito pra numerologia, apesar de achar as vezes divertido. Fui calcular meu ano e estou absurdamente espantada com o quão bem definiu meu momento atual. Geralmente acho que horóscopos generalizam informações para caber na vida de qualquer um, mas essa numerologia foi muito especifica.

  3. Olá, Thais! Acho esses assuntos divertidíssimos, apesar de não acreditar muuuito. Fui procurar e acabei lendo sobre pináculos e outras coisinhas; parece que estou no meu ano pessoal 7, que é um momento de reflexão. Combinou bastante e fez sentido.

  4. Eu não acreditava em numerologia mais q partir de um posto seu aqui surgiu a curiosidade e pense que bateu.kkkk.Esse ano para a numerologia é um anos marcante e é realmente verdade.Vou mudar da Bahia para SP capital, com isso MUITA coisa vai se transformar.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui