Saúde

Corona-vírus: recomendações

Então, meus amigos, o corona-vírus chegou oficialmente ao Brasil. Interrompemos nossa programação normal de postagens pois acredito que esse tema seja urgente. Reuní neste post recomendações dadas internacionalmente para evitar a contaminação, recomendações do Ministério da Saúde e algumas consideracões minhas. Espero que ajude.

A melhor maneira de prevenir a infecção é minimizando o risco de exposição ao vírus além de identificar e isolar precocemente pacientes suspeitos. Leve sempre um álcool-gel com você para usar quando tocar lugares públicos. Lave as mãos frequentemente.

O Ministério da Saúde recomenda ações preventivas diárias para ajudar a prevenir a propagação de vírus respiratórios, incluindo:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel descartável e após realizar higienização das mãos;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Se você tiver os sintomas, vá para o hospital. Os sintomas são de uma gripe comum. Preste atenção especial se você tiver problemais respiratórios ou renais. O vírus pode ficar incubado durante duas semanas antes de apresentar sintomas, então tome cuidado para evitar a contaminação o máximo possível.

O objetivo deste post não é causar pânico, mas trazer recomendações e sugestões para que você se organize nesse período. Vale lembrar que temos leitores em diversos países e apenas na última semana recebi pedidos de diversos leitores na Itália me pedindo um post assim. Achei que era importante publicar.

Vamos superar.

23 Comments

  1. Georgia Carvalho Avila says:

    Thais, eu já te sigo há anos e pretendo continuar a fazê-lo. Me identifico com você em diversos aspectos e a sua experiência me ajuda a me entender e a me tornar mais Organizada, física e mentalmente. Sou mito grata por isso.
    Entretanto, por todo o respeito que tenho por você, preciso te dizer que, esse post não só não contribui para o seu blog, como também causa pânico e alerta nas pessoas desinformadas que confiam em você e que te seguem.
    Não existe nenhum caso de Corona vírus no Brasil, e apenas um único caso de suspeita, que talvez nem seja confirmado. O caso suspeito no Brasil é de uma criança de 2 anos (praticamente 0% de chance de morte mesmo que seja o tal vírus). Mesmo na China, que tem 98% dos casos, 80% são de infecção leve, e as pessoas se curam.
    Dessa forma, esse seu post sugerindo que as pessoas devam usar máscara e evitar sair de casa não faz o menor sentido e serve apenas para deixar as pessoas preocupadas e estressadas. Em vez de espalhar esse tipo de informação que pode causar pânico, por que você não divulga um post tranquilizando as pessoas e dizendo que, por enquanto não há motivos para se preocupar, e que todo mundo pode seguir a sua vida e seu trabalho normalmente?

    https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-02/brasil-tem-apenas-um-caso-suspeito-do-coronavirus

    1. Oi Georgia,

      Ontem à noite foi confirmado o primeiro caso no Brasil e por isso hoje às 6h da manhã eu fiz este post:
      https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/02/brasil-confirma-primeiro-caso-do-novo-coronavirus.shtml
      Vale a pena se informar.

      As minhas recomendações não são para causar pânico, mas para que as pessoas se organizem. Eu tenho um filho com problema respiratório e já estou tomando todas as providências.

      Agradeço seu comentário, mas mantenho tudo o que escrevi e as minhas recomendações, que eu daria para uma amiga que estivesse ao meu lado. Como considero os leitores do blog.

      Obrigada.

      1. Vale dizer também que temos leitores em diversos países. Ontem mesmo conversei com uma leitora italiana e outra espanhola que disseram que a recomendação lá já é sim de estocar alimentos. Então é uma orientação que pode chegar aqui no Brasil. Enfim, a intenção foi ajudar…

        1. Geórgia carvalho Avila says:

          Claro que sim, não tenho a menor dúvida das suas intenções em ajudar…. mas é que tem muita gente fazendo tempestade em copo d’água, que fica parecendo que estamos realmente ameaçados, o que não é verdade, pelo menos por enquanto. Este é um bom momento para reforçar a imunidade, consumir bastante vitamina C, e torcer para que essa doença não chegue ao Brasil a ponto de preocupar as pessoas. 😘

    2. Juliana vas says:

      É motivo pra alarde sim…ontem mesmo conheci uma moça que tinha acabado de chegar da itália com a família e disse que um deles estava com os sintomas e tinha ido para o hospital. Eu pego trem, fico em empresa com ar condicionado, tenho amor a minha vida. Não dá pra ficar relax não!

    3. É motivo pra alarde sim…ontem mesmo conheci uma moça que tinha acabado de chegar da itália com a família e disse que um deles estava com os sintomas e tinha ido para o hospital. Eu pego trem, fico em empresa com ar condicionado, tenho amor a minha vida. Não dá pra ficar relax não!

    4. Bruna Barbosa says:

      É engraçado ler esse comentário agora no dia 21. Será que foi tempestade em copo d’água? Concordo com a linha de pensamento da Thais.

  2. FABIANA FERREIRA says:

    Bom dia, na imagem do texto de hoje a palavra recomendações está sem a letra C. Como você diz que aqui é o caminho mais rápido pra te avisar das correções…
    Obrigada pelo serviço no texto! Escolhi um feriado em modo: “semi offline” off de notícias e curtidas e on para minha #universidade pessoal

    1. Obrigada, Fabi, pode enviar por aqui sim, mas não achei o erro. 🙁

      1. Laura Emerim says:

        Aqui na imagem, tá reomendações em vez de recomendações
        https://vidaorganizada.com/wp-content/uploads/2020/02/corona-virus-blog.jpg

      2. Oii, está na imagem sugerida para salvar, a palavra Recomendações ficou sem o “C”, beijos e sucesso sempre.

      3. Ana Luiza Brolio de Paula says:

        O erro está na imagem Thais.

      4. Desculpe, depois vi que era na imagem. Obrigada, já tirei! Passou mesmo.

  3. Seria melhor aguardar a declaração do ministério da saúde no Brasil.
    É muito radical indicar estocar alimentos e usar máscaras para quem trabalha em grandes cidades brasileiras como São Paulo. Nem quando teve H1N1 foi desta forma com toque de recolher e home office para maioria.

    1. Tirei essas infos do post para não causar transtorno para ninguém.

  4. Thais, parabéns pelo post.
    Fingir que o problema não existe é que não ajuda. Tomar consciência do problema (coronavísrus) e tentar contribuir para inibir o que for possível da sua disseminação é fundamental.
    Acho sua atitude coerente e necessária.
    Sinta-se abraçada!

    Gratidão!

  5. Monica Fernandes says:

    A informação é sempre a melhor forma de prevenção! Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻

  6. Eu apoio a conscientização da doença e fica claro que hábitos básicos de higiene e coletividade são essenciais. Torcer para todos terem este compromisso.

  7. Penso que estão todos ainda meio sem saber o que fazer. Não há protocolos 100% definidos. Meu irmão estava no mesmo voo do 1o caso confirmado e tive contato com ele no final de semana. Assim que soube do lance do voo, comuniquei o departamento médico da minha empresa e me colocaram em home office por 10 dias. Achei excessivo, mas percebi que deu um certo conforto para os colegas de trabalho. Apesar de menos letal que outras infecções, tenho percebido as pessoas muito assustadas e, no curto espaço de tempo que permaneci no escritório, onde fui instada pelo médico a colocar máscara imediatamente, senti algumas pessoas se afastarem quando cruzavam comigo no corredor ou no cafezinho. Enfim, acaba sendo uma proteção para mim também, para eu não levar a culpa caso alguém fique doente nem que seja por outros meios de contágio, já que as possibilidades de eu mesma estar infectada são baixas.

    1. Espero que fique tudo bem, Marcia. Obrigada pelo carinho em compartilhar aqui.

  8. Eu acompanho mais o insta e o youtube, mas achei bem prudente sua colocação sobre o Coronavírus aqui no blog. Estamos em um momento que a prevenção é nossa salvação! Por este motivo concordo não só com as recomendações de higiene (que na época da gripe suína diminuiu muito os casos de infecções do trato gastrointestinal) como também com as recomendações de evitar lugares fechados e com tumulto (e supermercado é um deles). Grande beijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Posts mais acessados