Corona-vírus: recomendações

Então, meus amigos, o corona-vírus chegou oficialmente ao Brasil. Interrompemos nossa programação normal de postagens pois acredito que esse tema seja urgente. Reuní neste post recomendações dadas internacionalmente para evitar a contaminação, recomendações do Ministério da Saúde e algumas consideracões minhas. Espero que ajude.

A melhor maneira de prevenir a infecção é minimizando o risco de exposição ao vírus além de identificar e isolar precocemente pacientes suspeitos. Leve sempre um álcool-gel com você para usar quando tocar lugares públicos. Lave as mãos frequentemente.

O Ministério da Saúde recomenda ações preventivas diárias para ajudar a prevenir a propagação de vírus respiratórios, incluindo:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel descartável e após realizar higienização das mãos;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Se você tiver os sintomas, vá para o hospital. Os sintomas são de uma gripe comum. Preste atenção especial se você tiver problemais respiratórios ou renais. O vírus pode ficar incubado durante duas semanas antes de apresentar sintomas, então tome cuidado para evitar a contaminação o máximo possível.

O objetivo deste post não é causar pânico, mas trazer recomendações e sugestões para que você se organize nesse período. Vale lembrar que temos leitores em diversos países e apenas na última semana recebi pedidos de diversos leitores na Itália me pedindo um post assim. Achei que era importante publicar.

Vamos superar.