Receitas

Receita: mingau de frutas

Outro dia postei essa foto no Instagram e muitas pessoas me pediram para ensinar como fazer. Então estou escrevendo este post no blog para ficar como referência.

Eu tinha feito o leite de aveia há uns dois dias, então toda vez que faço algum leite vegetal eu gosto de aproveitar para fazer várias receitas em que posso aproveitá-lo. Para fazer o leite, eu bati (no liquidificador) farelo de aveia com água, medindo de acordo com a consistência que eu queria que ficasse. Eu não coloco açúcar nem nada – deixo pra “temperar” quando for preparar alguma receita. Nesse caso, eu quis fazer o leite mais grosso justamente para usá-lo como creme. Ontem coloquei no chá verde, usei no tofu mexido (já tem receita aqui no blog), hoje fiz mingau, e mais tarde vou fazer um macarrão com molho branco. O bom do leite de aveia é que ele é mais “gosmento”, então essa consistência pode ser aproveitada em receitas que demandem essa textura.

Hoje eu tinha alguns restos de frutas que precisava usar senão as perderia. Para ser mais exata: uma maçã pequena, meio mamão cortado e uma banana bem madura. Eu coloquei cerca de uma xícara do meu leite de aveia na panela, cortei as frutas em pedaços menores (para cozinharem mais rápido) e mexi durante uns 5 minutos, ou até as frutas ficarem molinhas. Eu coloquei um pouco de açúcar demerara, mas achei que ficou muito doce, então use a gosto.

Por cima, eu tinha também duas tâmaras na geladeira que eu precisava comer, então tirei os caroços, fatiei e enfeitei por cima. O suco na foto é de laranja com couve.

É uma boa receita de café-da-manhã vegetariano e que sustenta bastante, além de ser boa para aqueles dias em que a gente fica com vontade de comer doce.

8 Comments

  1. Oi Thaís!
    Tudo bom?
    Estou escrevendo esse comentário como um feedback do layout novo (não precisa aprová-lo e também pode responder por e-mail se quiser).
    Ainda estou me adaptando com a nova navegação, mas acho que ficou excelente pras pessoas novas que devem estar chegando aqui por agora! Mostra bem melhor os posts e os diferentes temas que o VO abriga <3
    Tenho uma crítica, entretanto: à foto do cabeçalho. Ela está causando um ruído com a frase "mente tranquila, vida tranquila", porque não passa a imagem de tranquilidade! Ela está muito dramática (contraste alto de sombras) e a posição das mãos evoca a sensação de sufocamento. As pessoas podem se identificar, mas essa imagem não está mostrando a essência do Vida Organizada, o que representa visualmente estar com a mente e a rotina tranquilas – o benefício que o Vida Organizada traz. A sua foto de perfil de autora que aparece aqui do lado passa muito mais tranquilidade, acessibilidade e simplicidade do que ela! Será que não valeria a pena substituir a do cabeçalho por essa da autora ou outra com efeito similar?
    Você aparecer é definitivamente importante, porque (por enquanto) VOCÊ é o Vida Organizada pra nós leitores, então acho que Thaís aparecer no cabeçalho foi uma decisão acertadíssima!
    A foto atual do cabeçalho daria um ótimo link com chamada "por onde começo?" e levar a pessoa direto pra página de produtividade compassiva, que é a essência do que aprendemos aqui. Nesse, não com um tom acadêmico como no post atual (excelente, a propósito), mas com aquela intenção de abraçar/acolher, que você faz muito bem! Aí amarra isso no primeiro passo do método VO, destaca a importância do processo como você faz sempre e ó, beijo! Com um post você consegue comunicar tudo pra quem é novo. E aqueles links estariam depois de cativar os novos leitores!

    Outra observação é sobre esse trecho:
    "De acordo com o Método Vida Organizada, o primeiro passo para você começar a se organizar é destralhando."
    Sugiro trocar o "de acordo" da academia, por "No", que é mais "casual". Você é o Vida Organizada, na academia tem autoplágio, mas na internet não hehehe
    Também sugiro amarrar amarrar esse conceito na produtividade compassiva. Aí você linka pro post mais "coneitual", ainda destacando esse seu ponto forte como pesquisadora, autoridade e sua propriedade intelectual.

    Enfim, são ideias, mas você sempre será a pessoa mais apropriada pra tomar decisões sobre o seu legado. Meus comentários são só uma tentativa de retribuir tudo o que você fez por mim nesses mais de dez anos que passamos juntas. Espero que ajude em algo.

    Estou muito orgulhosa da nova fase do blog, parabéns!
    Um beijo!

    1. Obrigada pelo feedback, ótimas percepções!

  2. Aline Fonseca says:

    Feliz demais com essa receitinha vegana! Eu sou vegetariana (em transição para o veganismo) e pra mim a refeição mais difícil é o café da manhã, porque acordo meio “fora do ar” e sempre fico meio perdida pra decidir o que vou comer. Adorei a receita do mingau! Se puder compartilhar mais receitinhas ficarei muito feliz! <3 Gratidão!

    1. Obrigada, Aline, pretendo compartilhar sim! É muito importante esse feedback de vocês sobre os conteúdos porque aí eu sei o que publico ou não por aqui. 😉

  3. Carla Renata says:

    Delícia, Thaís! Só uma dica: como os ingredientes são bem kapha, experimente tirar o açúcar e colocar um pouco de canela para esquentar a digestão. Beijão.

    PS: E concordo muito com a Fabine. A foto do cabeçalho não condiz com sua proposta.

    1. Obrigada, estamos mudando diariamente, fazendo ajustes. Temos um aviso no topo do blog. 😉

  4. Dalva Borges says:

    Thais, to amando as receitas. Uma curiosidade minha é qual seu checklist de mercearia e afins, no veganismo. Temperos, farinhas, chás, legumes, verduras, etc. que você sempre tem em casa para preparar suas receitas. E quanto vc compra de cada um por vez, essas coisas. Eu sempre fico meio perdida na compra a granel, com receio de não ser suficiente ou acabar estragando…

    Acabei de ver seu story com o porquinho e o cachorrinho e aquilo mexeu comigo… eu amo porcos, sempre quis ter um de estimação mas, por incoerência pessoal, a carne de porco é a que mais gosto. Hoje decidi dar um basta nisso; já nem coloquei frango no prato do almoço. Tudo precisa de um dia em que a gente chega e fala: não dá mais. E seu vídeo de um ano de veganismo já estava ressoando aqui dentro de mim….

    Mas quando vejo essas receitas eu fico meio perdida pois não tenho quase nada em casa… então uma listinha básica me ajudaria demais nesse começo, se não é pedir muito para alguém que já entrega tanto… 🙂

    Bjs e obrigada!

    1. Oi Dalva. <3 Como comentei via mensagem, estou finalizando minha listinha no Notion. Quando finalizar, compartilho, tá? Tá ficando bem legal, vale a pena esperar rsrs Bjo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Posts mais acessados