Domingo como o dia de fazer planejamentos

Desde o início da quarentena, em março, eu percebi que os dias dentro de casa tendiam a entrar em um certo looping, parecendo que todos eram iguais. Para evitar essa sensação, eu decidi que deveria ter um dia da semana para fazer o RESET, e esse dia seria o domingo. Para melhorar ainda mais essa experiência, recentemente eu defini o domingo como um dia dedicado a planejamentos de modo geral. Criei um lembrete na minha agenda, com recorrência semanal, para todo domingo, onde eu inseri as seguintes informações:

Eu uso o método GTD e, por isso, toda semana eu faço a Revisão Semanal, que é uma checklist de 11 passos para revisar o meu sistema, as listas e mantê-las atualizadas. Depois dessa revisão, eu gosto de planejar a minha semana, que faço com base nas informações organizadas.

Além disso, gosto de “usar” o domingo para fazer planejamentos de modo geral. Para a casa, para mim, para o trabalho, para tudo o que eu estiver a fim no momento. Tem sido uma delícia fazer isso, porque é um dia em que vivo intencionalmente. Com sinceridade, busco viver assim todos os dias, mas o domingo tem um ar diferente, mais especial, talvez por não haver tantas interrupções.

Dependendo da época do ano, do trimestre, do mês, ou simplesmente da minha vontade, faço outros tipos de planejamentos. É uma maneira legal de manter a vida alinhada, coerente.

Se você quiser ter uma experiência parecida, recomendo que comece criando um compromisso recorrente na sua agenda, para repetir toda semana (domingo), como “dia inteiro” (isso significa que não pegará nenhum horário específico). Ao longo do dia, desde a hora em que acordar, vá fazendo atividades de planejamento de modo leve, sentindo o ritmo do dia. Planeje a semana, planeje as refeições que a família terá, faça outros planejamentos conforme necessário (no meu caso, eu planejo os conteúdos dos diversos canais do Vida Organizada, além de as aulas que preciso gravar ao longo da semana, entre outras atividades profissionais).

O processo pessoal de organização é uma construção diária. Não pense no “todo”, se é que isso existe. Faça algo HOJE. Vá consolidando, com o passar do tempo. Aos poucos, você sentirá a diferença na sua vida, na sua rotina ficando mais calma e significativa.