fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Follow-up

Follow-up é um termo em inglês para “acompanhamento”.
Você pode usar “acompanhamento” ou “acompanhar”, se preferir. 🙂

A proposta é ter uma LISTA de follow-up, onde você consiga, então, fazer um acompanhamento de terceiros.

Esse acompanhamento não precisa ser apenas de coisas que você delegou ou pediu para alguém, mas também de atividades diversas que você acha importante acompanhar. Exemplo: CPI da COVID rsrs

Lembrete de Follow-up / Google Agenda

Eu recomendo inserir um lembrete na agenda com recorrência semanal para que você possa revisar essa lista e fazer o acompanhamento. Gosto muito de fazer na quinta-feira, pois aí a pessoa pode retornar antes do final de semana. Mas você pode escolher o melhor dia para a sua dinâmica como um todo (muita gente gosta de fazer na segunda-feira de manhã).

Ao revisar essa lista, não necessariamente você precisa contatar ou cobrar as pessoas. Pode ser um simples acompanhamento mesmo, de verificar em que pé estão as coisas. Assim como você pode ter várias demandas ali de uma pessoa que está super atrasada com tudo, e aí você pode querer agendar um bate-papo com ela para buscar ajudar, ver o que está acontecendo ou de repente até mudar a pessoa responsável pelas tarefas.

Você pode inserir tarefas, ações, demandas, notícias, projetos, entregas, compras feitas pela internet, enfim, tudo o que você está aguardando de terceiros. Não é para colocar coisas suas, mas sempre de outras pessoas, para fazer o acompanhamento.

Você pode ter uma lista única ou várias sub-listas, tipo “pessoal” e “profissional”, ou por pessoa, se você achar apropriado. Eu no momento faço um mix disso, alternando áreas com pessoas.

Lista Follow-up / Todoist

Essa lista é uma “mão na roda”. Considero essencial para a minha organização pessoal. O fato de ser no Todoist facilita bastante levar coisas diretamente do e-mail (Gmail), pois existe uma extensão para o Google Crome que transforma um e-mail em tarefa no Todoist, linkando a tarefa ao e-mail. Então basta eu clicar na tarefa e ela abre o e-mail. Isso agiliza demais o processamento de e-mails e o acompanhamento da atividade. Tem para Outlook também.

Você já usa essa lista? Como você faz?
Caso não use, acredita que possa ser útil para você?

Obrigada por acompanhar este conteúdo. <3