Categoria(s) do post: Plenitude & Felicidade

Muitas vezes, trabalhar no looping diário da quarentena pode ser exaustivo ou desanimador. Os dias parecem os mesmos. Para ajudar nessa questão, trouxe algumas dicas e abordagens que você pode querer ter no seu repertório caso precise deles em algum momento nas próximas semanas.

Quebrar o looping

Levantar da cama, trabalhar e voltar pode passar a impressão de você viver o “dia da marmota” – todo dia igual. Algumas coisas simples podem ser feitas para quebrar esse looping.

A primeira é aquela rotina básica do dia. Levantar, abrir a janela, fazer a cama, trocar de roupa. Algo que diga para o seu cérebro que você acordou e é um novo dia.

Regular o sono (pelo menos um pouco), procurando ir dormir todos os dias no mesmo horário (e acordar) também pode fazer seu corpo ficar mais estável em todos os sentidos e você se acostumar melhor í  sua energia ao longo do dia.

Estabelecer alguns horários de limite também pode ajudar. Parar de trabalhar í s 19h, parar de responder mensagens í s 20h, desligar eletrí´nicos í s 22h. Os horários obviamente podem ser personalizados. Mas estabelecer esses limites pode te ajudar a desligar-se de um contexto e entrar em outro.

Você também pode usar o domingo como um dia “reset” da sua semana. Use para fazer atividades de autocuidado, planejar a sua semana, preparar algumas comidinhas ou fazer algo completamente diferente dos outros dias – que seja descansar o dia todo. Isso te ajuda a saber que é domingo e que uma nova semana está começando.

Assumir o controle da comunicação e dos eletrí´nicos

Por mais que te liguem o dia inteiro no trabalho, você ainda tem o controle, estando isolado/a em casa. Portanto, veja a possibilidade de implementar algumas das estratégias abaixo:

  • Desligar as notificações e acessar suas mensagens em intervalos
  • Impí´r limites de horários para ligações do trabalho (“só atendo o telefone í  tarde” ou “não atendo o telefone após í s 20h”)
  • Ler as notí­cias apenas uma vez por dia para não se deixar “contaminar”
  • Inserir limites de uso dos apps de redes sociais para evitar o “scrolling” sem propósito
  • Agendar a resposta e o envio dos e-mails, em vez de responder de imediato
  • Determinar um limite ou propósito para a tv ligada – assistir especificamente um filme ou série ou programa, em vez de ficar “navegando”

Prestar mais atenção em pequenas e simples coisas

Algumas atividades de mindfulness podem ser úteis, tais como:

  • Fechar os olhos e prestar atenção no ritmo da sua respiração durante alguns minutos
  • Fechar o navegador antes de responder e-mails complicados
  • Tomar um banho sem pensar em nada
  • Fazer um alongamento simples para esticar o corpo e estalar as articulações
  • Olhar pela janela ou varanda durante alguns minutos
  • Fazer uma refeição sem olhar o celular ou conversar, prestando atenção apenas na comida
  • Cheirar uma fruta madura na sua despensa
  • Ouvir sua música preferida com o fone de ouvido
  • Perguntar-se: qual a próxima coisa mais importante que devo fazer? E fazer

Um aspecto da ansiedade que eu sempre me recordo é que se trata de temer o futuro ou pensar muito nele. Técnicas que foquem em viver o momento presente ajudam a gente a pelo menos se distrair quando a gente se sente assim. Espero que o post te ajude nesse momento. í‰ o que tenho indicado aos meus amigos. 😉

Deixe seu comentário

6 comentários

  1. Evelyn Dos Santos Mata comentou:

    Particularmente, eu tenho deixado de assistir notícias até mesmo uma vez ao dia. Meu nível beira a 1-2x na semana e está ótimo, pois estava me deixando nervosa. Ontem mesmo fui assistir ao jornal e fiquei irritada (com o governo) e fui dormir agitada… Resultado: pesadelos, sono agitado. Decidi que se eu não tenho controle com o macro, vou gerenciar o micro. No máximo vejo notícias sobre a minha cidade e estado. Pois se vejo a nível nacional ou mundial, fico chateada.

    Vou seguir as dicas de mindfulness que você deu. E até repassei o link do post à minha psicóloga para quem sabe, ajudar mais pessoas <3

    Te sigo há anos, e apesar das diferenças, continuo achando que seu blog é o melhor que posso ler para iniciar meu dia. E isso não tem a ver apenas com produtividade. Mas com leveza, propósito. Obrigada, Thais!

  2. Beatriz comentou:

    Oi Thaís. Revisando o texto:
    “…trouxe algumas dicas e abordagens que você [pode?] querer ter no seu repertório….”

  3. Renata comentou:

    Oi Thais! No quesito dormir e acordar no mesmo horário. Vc tem o hábito de colocar o relógio pra despertar ou espera o corpo despertar sozinho? Eu sinto que quando acordo sozinha fico mais energizado, mas trabalho em plantões de 12×36 ou seja, um dia sim um dia não. Então nos dias que não trabalho não sei se é melhor acordar no mesmo horário do dia de trabalho ou dormir um pouco mais. O que vc acha?

    1. Na quarentena acordo sozinha. A não ser que tenha uma aula ou reunião cedo, aí coloco o despertador só em caso de.

  4. Terminei de ler seu livro ontem.
    Parecia que estava com um pote de doce nas maos me deliciando aos poucos.
    Descobri que organização não é só arrumar as gavetas, é arrumar a vida.
    Obrigada Thais por nós inspirar 💕