Como fazer lanches saudáveis (de verdade)

16
9275

Este post traz dicas bem rápidas e pontuais para você fazer lanches saudáveis ao longo de um dia inteiro. As dicas virão em formato de depoimento, pois vou comentar como faço diariamente.

Comer de 3 em 3 horas sem sentir fome nos intervalos

Estou em uma fase da minha alimentação em que a minha nutricionista me recomendou comer de três em três horas. Isso significa que, de três em três horas, devo ou fazer uma refeição principal, ou comer um lanche substancioso.

O que faço então, para não sentir fome nos intervalos, é ingerir sucos, água de coco, água normal mesmo, ou no máximo uma fruta ou castanhas.

Não comer além da satisfação nas refeições de 3 em 3 horas

Era muito comum, antes, eu abusar nas refeições e comer muito, às vezes até me fazendo mal pela quantidade. Depois que eu fiz a minha cirurgia bariátrica no ano passado, eu nunca mais me alimentei assim. Presto muita atenção à sensibilidade ao meu corpo enquanto estou comendo, de modo que consiga identificar quando já estou satisfeita.

Se eu me alimentar direitinho nesses intervalos de três em três horas, não preciso comer muito em nenhuma refeição porque sei que daqui a pouco já vou comer de novo. Isso tira a “pressão” de cima de alguma refeição específica (ex: almoço) e me ajuda a comer menos, realmente.

Ter sempre meus lanchinhos comigo

Assumir a responsabilidade pela minha alimentação foi fundamental. Por isso, tenho lancheirinhas que levo comigo toda vez que saio de casa e sei que vou passar dos horários de comer meus lanches. Sei que não parece prático, porque é uma coisa a mais para carregar, mas na verdade faz toda a diferença na saúde da minha alimentação (e também do meu bolso, pois comer na rua é caro).

Na lancheira, costumo levar frutas e castanhas, por serem alimentos de consumo mais prático. Sempre tenho uma garrafinha de água comigo também.

Em casa, fazer lanches saudáveis

Quando estou em casa (ou no escritório, ou seja, em um ambiente fechado e não circulando por aí ao longo do dia) procuro fazer lanchinhos saudáveis, porém mais substanciosos.

Tenho gostado bastante de fazer salada como lanche, ou tomar um bowl de sopa.

O truque aqui é deixar esses alimentos já pré-preparados (a salada lavada e a sopa congelada), de modo que no dia a dia seja muito prático fazer esses lanches sem perder muito tempo (porque senão é mais fácil escolher outra coisa menos saudável só porque é mais rápida!).


E você, tem alguma dica para fazer lanches mais saudáveis? Compartilhe comigo (e com os outros leitores) aqui nos comentários! Obrigada!

16 comentários

  1. Bom dia, flor! Tenho trazido chá de gengibre com canela para o trabalho, previne resfriados além de outros benefícios e vai bem com uma bolachinha de água e sal…trago às vezes frutas cortadas em pedaços em potes e garfo para evitar de manusear diretamente…amo amo seu blog e seu trabalho como um todo, não passao um dia sem estar aqui! beijo! =D

  2. Eu tenho muita fome no período da tarde e comer saladas ou sementes não eram suficientes. Chegava em casa com muita fome para jantar. Consegui resolver este problema com uma dica da nutricionista: panqueca. Ela me deu várias receitas mas a que mais gostei foi a panqueca de banana, além de ser muito saborosa me mantem sem fome até a próxima refeição! Esta é a minha dica!!

  3. Tem um lanchinho que aprendi com a nutricionista também… frango desfiado + iogurte natural (uso desnatado e lacfree pq tenho problema) + orégano + torrada integral. No meu local de trabalho tem geladeira, então já deixo o frango desfiado (ou compro daqueles já desfiados) e na hora só misturo o temperinho e o iogurte. De três a quatro torradas são o suficiente para mim. 😉

  4. Lancheira é vida! Trabalho das 12 às 19h, então trago almoço e um lanche da tarde todos os dias. No trabalho tenho microondas e frigobar, o que facilita bastante (se consigo organizar no fim de semana, trago mais de um almoço e já deixo por aqui, assim como os lanches). Frutas, iogurte, castanhas, mingau de aveia com leite de côco (adoro), uns quadradinhos de chocolate 85% cacau, ovos cozidos…tudo vai bem de lanche! Fico feliz de saber o que estou comendo, além da economia 🙂

  5. Um lanche que eu adoro: amassar uma banana nanica, acrescentar 1 c sopa de chia, 1 c sopa de cacau, 2 c sopa de flocos de aveia e 2 c sopa de coco ralado sem açúcar. Faço a noite ou pela manhã para comer a tarde, assim a chia e aveia ficam bem hidratadas.

  6. Thais, vc substituiu a farinha branca pela integral ou retirou totalmente o carboidrato da sua alimentação?
    Parabéns pelo seu trabalho inspirador!!

  7. Oi, Thais. Eu, de uns anos pra cá, tenho tentado ter alimentação mais saudável. Passo mtas horas no trabalho, então sempre carrego minha lancheira. Levo frutas e às vezes, batata doce cozida, cenoura picada em palito, castanhas, iogurte com fruta. Me ajuda bastante. bjos.

  8. Muito obrigado por mais essa ajuda, Thaís. Ótimas dicas!

    Sempre leio e nunca comento, então resolvi colocar como propósito demonstrar mais para as pessoas o quanto elas são capazes de impactar e ajudar em nossas vidas, mesmo que não nos conheçam. Acompanho seu trabalho há bastante tempo e fico confortável em dizer que é a única newsletter que mantenho ativa em meu email.

    Grande abraço!

  9. Poxa, essa dica da salada revolucionou minha vida. Eu sempre abusava da salada no almoço, e como só comia novamente no jantar, só a salada não me “segurava”, acabava ficando meio que sem energia, e quando tentava comer algo substancioso junto da salada, parecia que eu estava comendo demais (salada + proteína + legumes/verduras quentes + grãos) hahahaha achei o máximo a salada como lanche e estou incorporando na minha rotina <3

  10. Oie Thais. Tem aproximadamente 1 mês que estou vendo os seus videos no YouTube e agora também lendo seus posts no blog. Estou amando suas dicas e colocando muitas dicas e ideias em pratica.
    Ontem recebi o livro A arte de fazer acontecer… e já iniciei a leitura… Gostando muito.
    Obrigada pelas suas dicas, por você mostramos a realidade.
    Aqui contribuo com uma dica de também coloquei em prática que é a preparação de saladas em potes e também de fazer as comidas e congelar.
    Estou adorando. Eu e meu esposo estamos nos alimentando bem, com saúde e diminuindo as despesas.
    Grande Beijo e sucesso sempre.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui