Como eu divido as tarefas domésticas entre nossa família e a faxineira

Outro dia escrevi um post dizendo sobre a mudança na nossa dinâmica e a contratação de uma faxineira, e muitos de vocês me pediram para falar sobre como dividimos as atividades que nós fazemos e as que ela faz. Como foram muitos comentários com essa pergunta, eu achei que seria mais prático escrever um post que ficasse como referência para todos do que responder um a um, então aqui vai!

Eu publiquei uma checklist de limpeza (o que fazer diariamente, semanalmente, mensalmente etc) para quem se cadastrar no blog. Essa é a minha checklist oficial, e sempre que eu tiver atualizações, atualizarei no documento. Se você se cadastrar, você receberá um e-mail automático com o link para download. Se você já for cadastrado, regularmente eu reenvio a checklist, então basta aguardar alguns dias.

Eu basicamente uso essa mesma checklist. O que precisa ser feito diariamente, é feito por nós aqui em casa. Coisas como lavar a louça, cuidar da roupa, trocar as lixeiras e outras atividades. Já o que precisa ser feito semenalmente, fica praticamente tudo com ela. Inclui limpar pisos, passar aspirador, limpar as superfícies etc.

O que precisa ser feito mensalmente, sazonalmente ou anualmente, depende. A cada semana eu peço para ela fazer UMA tarefinha da lista do “mensalmente”, o que ela faz numa boa. Pode ser limpar dentro da geladeira, dentro dos armários ou lavar as janelas por fora. Geralmente eu escolho atividades que demandem mais investimento de tempo. Se forem coisas que eu mesma posso fazer (ex: revisar remédios vencidos), obviamente não passo para ela.

A adaptação dela foi bastante tranquila. Quando ela veio a primeira vez, eu fiquei em casa com ela e vi como ela fazia – e ela também fez perguntas. “A senhora prefere que limpe aqui ou ali?” Essas coisas. Entendendo o que ela faz, e acertando os ponteiros com coisas da minha lista que achei coerentes que ela fizesse, chegamos em uma dinâmica legal.

De qualquer maneira, eu ainda prefiro trabalhar em casa quando ela vem, o que me ajuda a fazer algumas coisinhas em âmbito doméstico também. E, se ela tiver alguma dúvida ou precisar de algo, estou aqui.

Depende muito da casa e da dinâmica de cada família.