Arrumação de hotel: lições para a rotina diária

A rotina diária de arrumação dos hotéis sempre me fascinou. Viajo muito a trabalho, e a rotina de uma viagem a trabalho basicamente se resume a acordar, dar uma geral no quarto, sair e voltar de noite, com ele arrumadinho pela camareira.

Os quartos de hotéis são feitos para serem ágeis e práticos. Já falei sobre isso aqui em outro post. Eles têm o que é necessário. Acho que são boas lições para trazermos sim para a nossa casa. Afinal, nossa casa serve para a gente viver, não para armazenar coisas.

Com relação à arrumação diária dos hotéis, que é minimalista, apenas para manter o quarto minimamente limpo e atendendo o hóspede, eu resolvi trazer para a minha casa essa singela rotina, que faço pela manhã. Hoje eu compartilho com vocês.

Basicamente, ao acordar, e antes de começar a trabalhar ou sair de casa, eu faço as seguintes tarefinhas, bem rapidamente e da forma mais simples possível:

  • Arrumar as camas (se todo mundo já tiver acordado)
  • Tirar o lixo
  • Lavar a louça (se tiver)
  • Dar uma geral nas pias (banheiros e cozinha)
  • Colocar a roupa para lavar
  • Dobrar e guardar as roupas limpas
  • Tirar o pó das superfícies
  • Lavar e guardar a louça
  • Trocar as toalhas e panos de prato

Dessas atividades acima, a única que eu não fazia diariamente era limpar as superfícies. Desde que comecei a fazer (e me toma de 2 a 3 minutos apenas), notei uma diferença significativa na relação que tenho com a minha casa, pois dobro os cuidados antes de colocar algo em cima das superfícies (“não quero sujar”), e me sinto melhor em uma casa um pouco mais limpa.

Eu também não trocava as toalhas diariamente, e continuo não trocando todos os dias, mas tenho trocado com uma frequência maior. Não temos espaço para varal e que pegue sol em casa para deixar as toalhas, e o período de uma semana para trocas estava sendo tempo demais. Aumentamos o número de toalhas e trocamos com uma frequência maior (quando sinto necessidade, mas geralmente a cada dois ou três dias).

Eu em uma das últimas viagens, no quarto do hotel limpinho.

Quando penso na rotina que eu tinha antes de ter essa configuração de trabalho que tenho hoje, quando eu saía de casa bem cedo para trabalhar e voltava de noite, ainda assim penso que essa rotina seria factível. Bastaria acordar 15 minutos mais cedo para fazê-la. Muitas vezes eu acordei mais cedo para estudar, meditar ou qualquer outra atividade, e não veria problemas em acordar mais cedo para fazer essa pequena rotina matinal de cuidados com a casa, se assim quisesse. Mas tá tudo bem fazer em outro horário também. Realmente tanto faz. Não se apeguem ao horário, e sim às atividades. 😉

O cuidado com a casa é muito baseado nas rotinas. Tem que automatizar algumas coisas para elas acontecerem rapidamente e no piloto automático, sem tomar muito tempo. Nesse caso, mesmo fazendo “no piloto automático” eu me sinto muito “mente plena” fazendo, pois sinto que estou dando carinho para o lugar que me abriga.

Vejo as rotinas como frequência de atividades, e não atividades relacionadas a um horário específico. O que eu citei neste post de hoje pode ser feito em qualquer outro horário. Para mim, de manhã tem funcionado porque muitas vezes passo o dia fora, a trabalho, e pelo menos adiantei bastante coisa antes de sair.

É comum eu ficar muitos dias fora viajando a trabalho, e sempre que volto vejo a falta que essa rotina faz à casa. Por mais que meu marido cuide das coisas enquanto estou fora, eu não posso obrigá-lo a ter a mesma rotina e fazer as mesmas atividades que eu gosto de fazer – ele faz as coisas no ritmo dele. Quando eu volto, eu vejo valor nessa rotina, e me sinto satisfeita por fazê-la, porque sinto que estou cuidando não apenas da casa com carinho, mas de todos nós que moramos aqui.

A rotina de arrumação de um quarto de hotel tem uma ou mais pessoas dedicadas a isso. Não podemos ter a expectativa do mesmo resultado sem ter uma equipe em casa cuidando disso também. Mas algumas poucas práticas podem ser fáceis de serem incorporadas, e mesmo sem investir muito tempo podemos ter um resultado que deixe a nossa casa um lugar mais agradável para viver diariamente.