Pular para o conteúdo

Nossa rotina atual de lavanderia (julho 2019)

Outro post de rotina que eu notei que não fazia faz tempo é sobre a nossa rotina de lavanderia. Essa rotina mudou desde que a gente adquiriu uma máquina lava e seca, no ano retrasado, então achei que valeria fazer essa atualização.

De modo geral, eu sigo a premissa da FLY Lady para lavanderia: todo dia, uma carga de roupa.

Aqui em casa a gente até evita lavar muita roupa, lavando quando realmente tem necessidade, mas as roupas não se resumem ao vestuário. Temos roupas de cama, de banho, toalhas, além dos uniformes de escola do Paul que precisam ser lavados com mais frequência. Por isso, para não acumular, eu prefiro lavar um pouco todos os dias. Já que agora temos a máquina que também seca, temos a possibilidade de fazer isso sem depender das condições de tempo e temperatura para a roupa secar.

Uma dúvida comum sobre a máquina lava e seca é sobre a conta de luz. Sinceramente, aqui em casa não sentimos um aumento significativo. Como não passamos muito tempo em casa durante o dia e, quando eu passo (para trabalhar), fico na luz natural, nosso gasto de luz se resume à máquina e ao chuveiro. Para você ter uma ideia, para três pessoas nós pagamos uma média de 150 reais por mês de luz, o que acho acima da média porém razoável. A gente já pagava mais ou menos isso antes de ter a máquina – talvez 120 ou 130 – então não foi um aumento significativo. Em termos de praticidade e economia de tempo, valeu MUITO a pena a aquisição e o suposto gasto a mais.

Nossa máquina é da LG com capacidade para 8,5kg. Hoje, acho pouco. Não dá para colocar muita roupa na máquina, senão ela sobrecarrega e não seca direito. Se eu soubesse disso, acho que teria comprado uma com capacidade maior. Fica a dica para quem estiver pensando em comprar. 😉 Porém, como a gente lava um pouco todos os dias, tá tudo bem.

Pela manhã, antes de eu sair de casa para trabalhar, ou mesmo que eu trabalhe em casa, tiro a roupa que secou ontem, dobro e deixo na lavanderia para o meu marido guardar ou eu guardar mais tarde, de noite (é uma das coisas que gosto de fazer quando “desconecto”).

Temos um cesto de roupa suja que fica no banheiro (para facilitar) e outro maior, na área de serviço. Todos os dias, pego as roupas do cesto do banheiro e levo para a área. Faço isso muito rapidamente, quando desço, na hora de acordar (moramos em um sobrado). Quando tiro as roupas secas da máquina, olho o que tem de maior quantidade para lavar (roupas brancas? roupas escuras? toalhas? lençóis?) e lavo essa carga. Levo uns 5 minutos para selecionar e configurar a máquina, e deixo a coisa toda rolando enquanto faço outras coisas. De modo geral, acredito que gaste uns 20 minutos por dia cuidando das roupas como um todo, o que inclui colocar para lavar, tirar o que lavou e guardar as roupas limpas.

Quando eu estou viajando a trabalho e passo alguns dias fora de casa, meu marido não segue essa mesma rotina e as roupas acumulam (rs). Mas, quando eu volto, tudo se reestabelece. Não é algo que toma nossa atenção a ponto de ser estressante. Eu tenho como princípio que a nossa casa deve nos servir, não o contrário. Faço questão que o “cuidar da casa” seja natural e legal, e não uma “obrigação” apenas.

Dúvidas frequentes

Quais produtos você usa?

Meus produtos favoritos no momento para lavar as roupas é o sabão líquido da Omo e os amaciantes da Downy. Gosto de sempre trocar os aromas para ir testando coisas diferentes. 🙂

Você deixa roupa de molho?

Apenas em casos super excepcionais. Nem consigo me recordar da última vez que fiz isso. Provavelmente alguma roupa do Paul que ele tenha usado para jogar futebol na escola e ficou encardida porque caiu no chão, aquelas coisas.

Como você lida com manchas?

Delego. Levo na lavanderia porque não quero 1) perder meu tempo ou 2) estragar a roupa fazendo algum procedimento errado. Minha sogra também é boa para essas coisas, e em alguns casos pedimos ajuda para ela. XD

Você lava alguma coisa fora? (em lavanderia)

Sim. Casacos de frio, camisas de seda e roupa de cama mais volumosa, como edredons e cobertores. Todo o resto lavo em casa.

Você toma algum cuidado especial com peças delicadas?

Sim. Faço uso daqueles produtos separadores que vendem em lojas tipo a Leroy Merlin ou Tok&Stok. Sutiãs coloco dentro daquela bolinha de plástico, pois evitam que eles se deformem. Peças delicadas eu coloco dentro daqueles saquinhos próprios para lavar roupa, para quem não “batam” nas outras peças e estraguem. Mas são procedimentos bem simples, que tomo com peças específicas, quando necessário.

Você separa as roupas ao lavar?

Apenas por cor. Não me importo de lavar as fronhas com as camisetas, desde que ambas sejam brancas, por exemplo. A única categoria que lavo separada são panos de limpeza e panos de prato. E gosto de fazer um ciclo de limpeza na máquina depois de uma carga assim, para ela continuar limpinha para as peças nos dias seguintes.

Qualquer outra dúvida, por favor, deixe um comentário. Obrigada,

Autor

29 comentários em “Nossa rotina atual de lavanderia (julho 2019)”

  1. Já cogitei comprar mas recebi comentários de amigas que disseram que amassa muito as roupas essas máquinas lava e seca. Você sentiu diferença na forma como as roupas ficam após a secagem? Não costumo passar as roupas, só em caso de extrema necessidade rs… Então não quero mais uma demanda….

    1. Eu tenho uma máquina de lava e seca de 11kg. Se colocar muita roupa, de fato vai amassar, pela quantidade mesmo. Acredito que a velocidade da centrifugação também influencia – a minha acho que tem 5 velocidades. Estou testando reduzir a velocidade.

  2. Sobre a rotina com louças
    Vc já teve ou pensou em ter lava-louças.

    Sei que em outros países é mais comum esta aquisição.

    E aqui na minha casa, meu marido não lava louça por nada, quando ele cozinha fica aquele Deus nos acuda na cozinha de tanta bagunça kkkkk

    1. Pra minha casa foi uma das melhores aquisições que fiz na vida! Adoro cozinhar mas as vezes não fazia por causa da louça. Temos cozinhado muito mais em casa. Acho que vale muito a pena! A minha é a Eletrolux de 10 serviços. No geral lava muito bem, só tivemos um ou outro problema!

    2. Olá!… eu tenho lava-louças e acho muito útil! Em casa somos em dois, eu e meu maridinho e eu uso bastante. Não me vejo mais sem uma lava-louças. Eu recomendo, mas, caso queira comprar, sugiro que você verifique os tamanhos pessoalmente, numa loja. Conheço quem comprou modelos que não cabiam pratos ou copos grandes. Tem de analisar qual atenderá sua necessidade.

  3. Ultimamente meu sonho de consumo têm sido esse tipo de máquina. Além de precisar contar com as condições climáticas pra secar a roupa, na cidade onde moro é comum as pessoas queimarem resíduos no quintal. Tenho ficado bastante estressada por causa disso, pois constantemente preciso lavar as roupas por causa do cheiro de fumaça… Agora, o que tenho feito é lavar a roupa bem cedo e por direto no sol pra secar antes de escurecer, pois é justamente nesse horário que costuma vir a fumaça.
    Infelizmente as pessoas não têm noção de como seus atos afetam e vida e a rotina dos outros… Lamentável!!!

  4. Thais, comprei uma lava e seca mês passado e foi melhor coisa que fiz! Aqui sujamos muita roupa pois filha em idade q quer comer sozinha e suja tudo e temos cachorros (as colchas que cobrem o sofá precisam ser trocadas toda semana pois eles deitam nele)… nossa, eu passava metade do meu dia administrando roupa no varal, vira o lado pq a manga está molhada, tira roupas já secas para abrir espaço e secar as que faltam, eu estava exausta. Poder, nem estou podendo gastar mas sempre lembrava do qto estava deixando de produzir para passar parte do meu dia nessa administração de lavanderia. Hoje não abuso da secagem mas ao menos fico tranquila por saber que posso recorrer a ela caso eu não tenha espaço no varal ou sejam roupas que preciso que sequem rápido. Na idade da minha filha não adianta eu comprar mtas roupas pois ela perde rápido, então usa, suja, lava e usa de novo rs (diz q não sou mto pão-dura e todo mundo faz isso, vai! hahahahah). Amei sua rotina! Bjs

  5. Eu fiz um curso online de lavanderia e percebi que sabão líquido é muito melhor acho importante utilizar sabão de coco líquido, reparo as roupas por categorias, por exemplo: segunda somente das crianças, terça do meu esposo , quarta as minhas, quinta roupas de cama, mesa e banho, sexta copa e em seguida pano de chão, daí lavo a máquina com lisoform. Já para a secadora utilizo lenços perfumados. Ah! No livro você menciona o uso de naftalina ou cedro para preservar, eu particularmente sou mega alérgica e o cheiro da naftalina é horrível, sem falar que mancha as roupas de amarelo, prefiro sachês. Os seus livros estão revolucionando a minha vida como um todo. Obrigada. Bjs

  6. Que legal saber da conta de energia, Thais… eu comprei a máquina lava e seca pensando em dias de frio / chuva, etc.. fiz alguns testes para secar, mas acabo não usando muito pensando no consumo; usamos muitos eletrodomésticos e fico sem parâmetro de consumo.

  7. Como você faz com os panos de prato e limpeza? Espera juntar vários para lavar na máquina?
    Eu gosto de fazer isso para não lavar à mão, mas, como deixo separados das outras roupas sujas, eles ficam se acumulando num canto e me incomoda muito. Como você soluciona isso?

  8. Sempre tenho dúvidas sobre como separar as roupas… Por cores, ok, é meio lógico. Mas e o restante? Toalhas? Roupas íntimas? Lavar junto com as roupas?

    Muito obrigada por compartilhar tanto, Thaís!
    Vc é uma inspiração!

  9. Aline Gonçalves de Oliveira Valentim

    Thais, como sempre muito pertinente em seus posts. Seu post me ajudou muito porque tenho tido muitas dúvidas na lavagem, mas como você prefiro ir lavando aos poucos e otimizo meu tempo e espaço.
    Tenho muita preguiça de dobrar a roupa depois que lavo, ai deixo numa cadeira e faço isso aos sábados, quando tenho mais tempo. Porém, durante a semana olho aquela pilha e me dá um leve incômodo.

  10. Thais, tenho uma dúvida bem prática sobre a máquina lava e seca. Tenho receio de comprar uma pois acho que minhas roupas ficarão amassadas depois da secagem, rs. Principalmente se, por exemplo, eu colocar as roupas para lavar antes de sair do trabalho, de manhã, e retornar apenas à noite. Significa que a roupa lavou e secou e ficou hooooras na máquina. Não sai amassada? Obrigada!

    1. O pessoal está comentando aqui que só amassa se colocar bastante roupa. Acho que depende muito mesmo da quantidade, do tipo da máquina, da temperatura de secagem e do tecido, de verdade. Eu tenho a máquina, às vezes fica mais amassado que o normal sim, mas mesmo assim eu não passo roupa. Já nem compro roupa que precisa passar. Casos excepcionais eu prefiro levar numa lavanderia, que já lava e passa pra mim (nem consigo citar um exemplo que eu tenha, pois tudo uso sem passar mesmo, mas cada pessoa tem suas necessidades).

    2. Vou te dar uma dica: eu tenho uma lava e seca que uso bastante, especialmente para lençóis e toalhas. Sim, pode amassar bastante se a roupa “esfriar” dentro da máquina, especialmente se tiver muita roupa. Mas tem uma coisa ótima: essas máquinas vem com um timer, que você ajusta para concluir quando você puder tirar! Por exemplo: se nós lavamos roupa antes de dormir, nós ajustamos o horário para terminar quando estivermos acordando. Se nós colocamos a roupa antes de sair pra trabalhar, ajustamos o horário pra ficar pronta quando chegarmos. É bem simples de fazer isso nessas máquinas, acredito que todas venham com essa configuração agora! Verifica antes de comprar (a minha é Samsung, a da LG sei que também tem essa programação).

  11. Thaís, a minha máquina é igual a sua e tbm somos em 3 aqui em casa. Eu organizo da seguinte forma: não lavo mais roupas todos os dias. Apenas no fim de semana. Na sexta, coloco roupas coloridas, no sábado brancas/claras e no domingo cama/banho. Sempre na parte da manhã, logo q acabo o café. Está dando bastante certo. Já tem uns 4anos q faço dessa forma. Amo seu blog! Parabéns pelo seu trabalho! Sigo tudo rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *