Pular para o conteúdo

Como reorganizar a rotina de limpeza com o auxílio de uma diarista

Depois de ANOS cuidando sozinhos da limpeza e da arrumação da nossa casa, este ano resolvemos trazer uma diarista para nos auxiliar com a rotina.

Tomamos essa decisão por dois motivos. Em novembro, mudamos para um sobrado, uma casa muito maior do que a gente já tinha. Já tínhamos morado em um sobrado antes, mas nossa configuração de trabalho era diferente – tanto eu quanto o meu marido ficávamos mais tempo em casa, então para nós era tranquilo dividir as atividades domésticas e manter a casa limpa. Agora, meu marido fica fora o dia todo e eu também, muitas vezes, além de viajar bastante a trabalho. Com isso, descobrimos que não tínhamos mais tempo em casa para cuidar dela. E, se agregamos mais atividades que trazem faturamento, então faz sentido que tenhamos dinheiro para investir nisso, senão teria alguma coisa errada.

Eu gosto de dizer que considero ter um ou mais assistentes em casa um luxo. Se você for na Europa, onde as pessoas moram em apartamentos ou casas menores, dificilmente você verá assistentes em casa. Tudo é muito caro, e o serviço doméstico é visto como um trabalho nobre quanto qualquer outro (e é), portanto pago como tal.

Também sinto que nós no Brasil temos uma relação diferente com a limpeza da casa, que eu arrisco dizer que vem da nossa cultura escravagista e também da pressão sobre as mulheres quando não trabalhavam fora. É um mix. Então ficamos querendo ter a casa limpa o tempo todo mesmo mudando completamente a nossa configuração em termos de logística. Não tem condições.

Eu gosto de realizar atividades em casa, assim como gosto de realizar outras atividades profissionais como um todo, mas chega um momento na vida que você precisa se perguntar quanto vale o seu tempo e passar a filtrar as atividades para realizar as que forem mais importantes. Minha conta foi simples: se eu dedicar duas horas por dia (dez horas por semana) para limpar a casa, e com essas duas horas eu deixo de ministrar um curso que me traria um faturamento maior que a diária de um profissional, então na verdade eu estou perdendo dinheiro. O mesmo vale para atividades profissionais e o ponto onde você começa a se perguntar se deve cobrar alguém.

Essa pessoa começou a trabalhar conosco limpando o escritório e aí quis fazer o teste em casa. Ela vem uma vez por semana, faz a limpeza pesada (esfregar piso, passar cera, limpar banheiros, vocês sabem), e no restante dos dias nós administramos as coisas do dia a dia mesmo, de lavar louça a limpar sujeiras ocasionais que aconteçam na cozinha, na sala etc.

Por ela vir toda semana, a gente consegue negociar algumas tarefinhas a mais para ela fazer uma vez por mês. Por exemplo, na primeira semana ela limpa a geladeira, na segunda limpa dentro dos armários e assim por diante.

Confesso que isso tornou a nossa rotina mais leve. É um investimento que não é barato – fato. Mas eu sempre comparo com a minha hora de trabalho. Quando a minha hora não for mais cara que a hora da diarista, eu posso querer repensar.

Além do que, me sinto bem ajudando outra pessoa financeiramente, dando trabalho como posso dar.

Tem sido um teste para nós e às vezes me questiono se precisamos de uma frequência semanal ou se quinzenal já é o suficiente. Isso é uma decisão para as próximas semanas. Por enquanto, temos gostado de manter assim. Achei que valia a pena compartilhar com vocês o insight do “quanto vale a minha hora X quanto vale o dia do profissional”. Porque isso vale não apenas para a faxina, mas para todos os outros aspectos da vida.

Autor

25 comentários em “Como reorganizar a rotina de limpeza com o auxílio de uma diarista”

  1. Oi Thais! Daqui uns três meses faz um novo post falando da reestruturação do cronograma de limpeza! Sinceramente estou adorando você voltar a falar dessas coisas do dia-a-dia de casa e família. Senti falta dessa “pitada” que tinha o começo do blog! =)

  2. Tais esse texto veio em boa hora. Estou na mesma situação. Até então eu e meu esposo nos organizávamos com a limpeza da casa. Nesse mês em diante também optamos pela diarista. Eu uso há aquela sua sugestão de rotina de limpeza da casa.. o cronograma. Claro, adaptado a rotina da minha casa. Mas senti que agora com a diarista preciso atualizar ele. Você atualizou seu cronograma? Tem alguma sugestão de cronograma considerando o trabalho da diarista?

  3. Faço este questionamento (minha hora x hora de um auxiliar) já faz um bom tempo.
    Vi uma matéria no Mundo S/A, da Globonews, sobre o mercado dos assistentes pessoais, na Europa e nos EUA, e percebi que perdia dinheiro, querendo fazer o que não agregada nada, e deixando coisas que me traziam faturamento, em segundo plano.

  4. Perfeito Thais! Acabamos achando caro, mas não fazemos a conta do quanto tempo perdemos fazendo tudo o que precisa x o custo da nossa hora! Abraço!

  5. Adorei este toque mais pessoal que seus posts estão tendo. Acho que além da questão de perder o nosso tempo com o trabalho de faxina, tem a questao tbem de cuidarmos da nossa saúde. Este tipo de trabalho é muito pesado e pode causar vários incômodos, como dores na coluna, etc

  6. Oi Thais! Eu também gostaria que fizesse um novo post falando da reestruturação do cronograma de limpeza! Sinceramente estou adorando você voltar a falar dessas coisas do dia-a-dia de casa e família. . Gratidão

    1. Oi Paula, tudo bem? Pela minha experiência, existem algumas questões que podem ter ocorrido.

      Por ser um programa de envio automático, ele pode não enviar imediatamente. Caso tenha se cadastrado HOJE, peço a gentileza de aguardar algumas horas. Verifique suas pastas de spam, pois o e-mail pode cair lá.

      Mesmo assim, a tecnologia pode errar, e não temos como prever. Por isso mesmo, ocasionalmente tenho enviado novamente para a mesma lista a checklist novamente, para garantir que todos recebam.

      Por último, recomendaria cadastrar novamente, pois pode ter acontecido algum errinho de digitação no seu endereço ao se cadastrar.

      Obrigada!

  7. Amei a volta do tema!
    Thaís, depois você nos conta como é a sua rotina, se arruma algo antes da chegada da diarista, se deixa p ela só as tarefas pesadas, o que prioriza, se pede para ela organizar do seu jeito…

  8. Ter uma ajudante em casa é o melhor investimento que faço. Não questiono, é minha prioridade. Prefiro isto, do que pagar Tv fechada, por exemplo. Mas isto é muito particular de cada família. Tenho amigos que podem pagar mas preferem passar o sábado trancados em casa limpando. E sabemos que quem não tem a prática da limpeza, passa o dia fazendo e não termina. Como digo: ‘Santa Sil, minha diarista, me salva sempre’.

  9. Thais, terei bebê daqui há 3 meses e penso em contratar uma diarista para me ajudar na rotina geral da casa na nova logística. Será que você poderia escrever alguma coisa sobre isso: como dividir as tarefas, o que pedir para ela fazer, enfim, como se organizar com uma funcionária nessa rotina. Já li acho que todos os seus posts antigos que tem a ver com a maternidade, mas como esse ponto é mais específico e tem a ver com este post, resolvi perguntar.
    Te acompanho há anos-luz, mas não sou muito de comentar. Te indico pra todo mundo! Bjs

    1. Obrigada, Rafaela, e parabéns pelo bebê! Recomendo que você baixe a checklist (clique no menu) e selecione as atividades que a faxineira fará. Eu acho que é uma ótima ideia você ter alguém te ajudando nesse momento, pois assim você poderá descansar e ficar dedicada às necessidades do bebê.

  10. Estou nesse modelo atual. Como posso propor o checklist à profissional sem parecer que não concordo com as escolhas e seu modo de trabalhar?

      1. Eliana Menezes dos santos

        Olá Thais td bem, muito bom ter trazido a questão de ter ou não uma assistente….uma dúvida essas tarefas acrescidas são pagas a parte ou já se encontram inclusa em um preço fechado? Como VC contabiliza poderia esclarecer por gentileza… Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *