Saúde, Ayurveda

Raspagem da língua

Hoje eu quero compartilhar com vocês uma prática diária que eu não vivo mais sem, que é a prática de raspagem da língua, que aprendi de acordo com as orientações do Ayurveda.

Bem, qual o propósito? Nosso corpo expele toxinas, especialmente quando estamos dormindo. Pela manhã, logo ao acordar, vamos ao banheiro fazer as nossas necessidades fisiológicas recorrentes e também a higiene, com práticas de autocuidado. De acordo com o Ayurveda, as toxinas que não foram absorvidas pelo organismo de noite acabam sendo expelidas de várias maneiras (suor, por exemplo), e uma delas é na língua.

Sabe a famosa “saburra”? Aquela gosminha branca que fica na língua? Segundo o Ayurveda, é sinal de toxinas. Se você não tira da boca, através da raspagem, na primeira oportunidade vai beber água, comer alguma coisa, e colocar todas essas toxinas de volta para dentro. Logo, a recomendação é raspar a língua ao acordar. Não apenas o Ayurveda recomenda isso, como vários dentistas.

Existe um raspador de língua mesmo, de metal, que pode ser usado. Você encontra em lojas diversas pela Internet e no Mercado Livre, por exemplo. Os mais usados são os de cobre e de aço inoxidável. O de plástico não é recomendado, porque na real não raspa nada! rs Mas, se você não quiser comprar um raspador, você pode usar uma colher para essa finalidade.

O meu é de cobre e fica dentro de uma capinha, no meu banheiro, em uma cesta que uso todos os dias com outros “apetrechos” para fazer a minha higiene matinal (que já compartilhei em outro post). Basicamente, ao acordar, faço alguns exercícios respiratórios e um breve alongamento antes de levantar da cama, aí vou para o banheiro e a primeira coisa que faço lá é raspar a língua. Trata-se de um hábito que eu já incorporei e não vivo mais sem.

Quando você começar a raspar, vai perceber que tem bastante gosminha, mas com o tempo sua língua vai ficando mais limpa e saudável.

Como eu fiz uma cirurgia no estômago há alguns anos, a saúde estomacal sempre foi um fator importante para mim. Eu senti sim bastante diferença desde quando comecei a fazer a raspagem da língua, mas é claro que eu recomendo que cada um teste por si e veja.

Quando for raspar, não é pra raspar forte a ponto de machucar a língua, mas sim tirar as toxinas. Eu raspo de três a cinco vezes e já foi suficiente (sempre lavando o raspador entre uma raspagem e outra pra tirar os resíduos).

Alguns benefícios que são elencados sobre a raspagem da língua:

  • Não engolir de volta as toxinas (para mim, esse é o principal!);
  • Melhorar o hálito;
  • Melhorar a digestão;
  • Saúde bucal (dentes, gengivas);
  • Massagem do órgão língua e dos outros órgãos internos, pela conexão que é feita entre eles através da língua;
  • Melhorar as funções imunológicas do nosso sistema;
  • Entre outros.

Depois de raspar a língua, faço bochecho com óleo de gergelim para lubrificar a boca e proteger as gengivas e dentes e, depois, escovo os dentes normalmente.

Você já conhece essa prática? Se tiver alguma experiência e quiser compartilhar, por favor, deixe um comentário. 😉 Me conta também se você gosta de ver minha experiência com as práticas do Ayurveda aqui. Obrigada!

30 Comments

  1. Também comecei a raspar a língua uns meses atrás, e não consigo nem imaginar começar meu dia sem isso, agora meu namorado também começou e está impressionado. A gente sente uma certa limpeza já quando raspa, sem nem colocar água na boca!
    Ainda estou na colher, mas uma hora dessas, talvez migre para o raspador. Eu vejo a língua todos os dias, a pedido da minha terapeuta, e por ali vamos também definindo os tratamentos do dia. Amo!

  2. Estou lendo o livro, mas ainda não vi a diferença entre usar o limpador ou a escova de dentes. Talvez seja positivo para quem se engasga com facilidade. Enfim, há anos limpo com a escova de dentes e minha língua é saudável, e também não tenho mau hálito.

    E lembro que o limpador foi moda há alguns anos.

    1. Essa auto-observação é o mais importante.

  3. Olá Thaís! Obrigada por compartilhar : ) Às vezes escovo a língua com a escova mesmo, e quando faço isso já sinto bem estar. Porém, ao ler o texto, soube dos benefícios reais, e considerando o uso do raspador de língua próprio para a atividade, a experiência trará resultado integral do benefício. Abraços! Adoro seu trabalho.

    1. Obrigada por comentar, Simone. <3

  4. Já li sobre a raspagem da língua com uso de água morna com limão após, porém nunca consegui implementar. Mas lendo a respeito aqui, fiquei bastante interessada.

    1. Água com limão não sei dizer, acho que não é muito bom fazer TODO dia…

  5. Oi Thaís 🤗 Uso o raspador de aço e amo! O dia que não faço essa limpeza sinto a língua “pesada” e até o paladar diferente.

  6. Faço essa raspagem há muitos anos por orientação de um dentista. Uso um raspador de plástico, da marca Kolbe, o que me adaptei melhor. Tem outras marcas, como a Oral-B, mas não gostei. Mas é uma prática excelente para a saúde.

  7. Oi Thaís, tudo bem? Espero que sim 😊
    Qual creme dental você utiliza? E o que você acha do flúor? Podia falar sobre isso em algum post porque é um assunto polêmico e de grande interesse para todos.
    Obrigado pelas dicas!

    1. No momento estou usando um da marca Natural de carvão. Mas eu sempre mudo. Meu objetivo é chegar em uma pasta dental que eu mesma faça. 😉

  8. Adoro ver aprender com suas praticas de Ayurveda !

  9. Thaís, obrigada pela dica. Eu fazia isso de vez em quando, mas nem sempre ao acordar. Depois que você comentou comecei a implementar e é incrível a diferença. Tem coisas que a gente não acredita porque nunca ouviu falar antes, né? E quase ninguém tem esse hábito. Obrigada

  10. Vi o título e ia te perguntar se vc faz o oil pulling também e no final minha pergunta foi respondida!

    Com ele eu sinto muita diferença! Eu tenho muitas ites (rinite e sinusite) e o com o óleo sinto que alivia muito. A lavagem nasal também.

    Vou experimentar a raspagem por um período maior, pq testei há muito tempo e não senti muita diferença – mas acho que fiz poucas vezes.

  11. Oi! Faz algumas semanas que comecei a raspagem e é notória a diferença. Inclusive, além disso, tb faço a limpeza nasal, recomendada pelo Ayurveda… Não vivo mais sem hehehe

  12. OLá Thaís! Estou fazendo a raspagem da lingua . Antes eu fazi com a escova dental, mas agora uso uma colher de sobremesa que deixo no banheiro. Estou fazendo a oleação nasal, e estou vendo muita diferença na minha saúde. Adoro, não deixo de fazer. Sigo além de você aqui, o Vida Veda, Laura Pires e Dra. Pri Antunes. Grata sempre. Bj

  13. Maria de Fátima says:

    Olá Thaís! Comecei a cultivar este hábito através de sua recomendação de leitura: Mude seus horários, mude sua vida. Não vivo mais sem! Muito obrigada por compartilhar hábitos saudáveis, os quais fazem muita diferença em nossas vidas! Gratidão!❤️

  14. Eu sempre fiz isso mas com a escova de dentes mesmo!! Não dá na mesma?? Que diferença você vê?? Bjs

    1. Eu acho muito diferente. Só testando pra saber. 😉

  15. Elizabeth Kurimoto says:

    Thais, poderia explicar como vc faz o bocecho com o óleo de gergelim? Qual a quantidade e se vc dilui com água?
    Começarei a praticar a raspagem da língua. Não sabia e foi muito bom saber.
    Gratidão.

    1. óleo de gergelim prensado a frio colocado puro na boca. Bocheche como um enxaguante bucal, até doer o maximilar. Aí cospe no lixo (não cuspa na pia porque óleo entope os canos).

      1. Thais , o óleo é morno ou temperatura ambiente?

        1. A recomendação é que seja morno, mas eu não tenho aquecedor no banheiro por enquanto e esquento esfregando as mãos mesmo.

  16. Olá,
    Só para dizer que li este post e fiz hoje raspagem de língua (com uma colher) pela primeirissima vez!
    Pensava que custasse mais…
    Vou procurar fazer todos os dias e ver as diferenças 🙂
    Obrigada pela sugestão!
    Beijinhos

  17. Oi Thais!
    Não sei se há um destaque, e já peço desculpas de antemão, mas acha interessante fazer uma lista de onde adquire os óleos que usa? Elencar fontes confiáveis para quem quer iniciar a prática, mas não tem ideia de onde compra. Fica a sugestão.
    Obrigada!

    1. Compro na By Samia.

  18. Julia Correa Bueno Sampaio says:

    Oi Thais! Bom dia. Me chamou a atenção o bochecho com óleo de gergilim, nunca ouvi falar. é legal?
    Abração e parabéns pelos seus conteúdos! 🙂

    1. Sim, é uma indicação do Ayurveda. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Posts mais acessados