Pular para o conteúdo

Raspagem da língua

Thais Godinho

Thais Godinho

Autora do Método Vida Organizada, criou este blog em 2006.

Hoje eu quero compartilhar com vocês uma prática diária que eu não vivo mais sem, que é a prática de raspagem da língua, que aprendi de acordo com as orientações do Ayurveda.

Bem, qual o propósito? Nosso corpo expele toxinas, especialmente quando estamos dormindo. Pela manhã, logo ao acordar, vamos ao banheiro fazer as nossas necessidades fisiológicas recorrentes e também a higiene, com práticas de autocuidado. De acordo com o Ayurveda, as toxinas que não foram absorvidas pelo organismo de noite acabam sendo expelidas de várias maneiras (suor, por exemplo), e uma delas é na língua.

Sabe a famosa “saburra”? Aquela gosminha branca que fica na língua? Segundo o Ayurveda, é sinal de toxinas. Se você não tira da boca, através da raspagem, na primeira oportunidade vai beber água, comer alguma coisa, e colocar todas essas toxinas de volta para dentro. Logo, a recomendação é raspar a língua ao acordar. Não apenas o Ayurveda recomenda isso, como vários dentistas.

Existe um raspador de língua mesmo, de metal, que pode ser usado. Você encontra em lojas diversas pela Internet e no Mercado Livre, por exemplo. Os mais usados são os de cobre e de aço inoxidável. O de plástico não é recomendado, porque na real não raspa nada! rs Mas, se você não quiser comprar um raspador, você pode usar uma colher para essa finalidade.

O meu é de cobre e fica dentro de uma capinha, no meu banheiro, em uma cesta que uso todos os dias com outros “apetrechos” para fazer a minha higiene matinal (que já compartilhei em outro post). Basicamente, ao acordar, faço alguns exercícios respiratórios e um breve alongamento antes de levantar da cama, aí vou para o banheiro e a primeira coisa que faço lá é raspar a língua. Trata-se de um hábito que eu já incorporei e não vivo mais sem.

Quando você começar a raspar, vai perceber que tem bastante gosminha, mas com o tempo sua língua vai ficando mais limpa e saudável.

Como eu fiz uma cirurgia no estômago há alguns anos, a saúde estomacal sempre foi um fator importante para mim. Eu senti sim bastante diferença desde quando comecei a fazer a raspagem da língua, mas é claro que eu recomendo que cada um teste por si e veja.

Quando for raspar, não é pra raspar forte a ponto de machucar a língua, mas sim tirar as toxinas. Eu raspo de três a cinco vezes e já foi suficiente (sempre lavando o raspador entre uma raspagem e outra pra tirar os resíduos).

Alguns benefícios que são elencados sobre a raspagem da língua:

  • Não engolir de volta as toxinas (para mim, esse é o principal!);
  • Melhorar o hálito;
  • Melhorar a digestão;
  • Saúde bucal (dentes, gengivas);
  • Massagem do órgão língua e dos outros órgãos internos, pela conexão que é feita entre eles através da língua;
  • Melhorar as funções imunológicas do nosso sistema;
  • Entre outros.

Depois de raspar a língua, faço bochecho com óleo de gergelim para lubrificar a boca e proteger as gengivas e dentes e, depois, escovo os dentes normalmente.

Você já conhece essa prática? Se tiver alguma experiência e quiser compartilhar, por favor, deixe um comentário. 😉 Me conta também se você gosta de ver minha experiência com as práticas do Ayurveda aqui. Obrigada!

33 comentários em “Raspagem da língua”

  1. Também comecei a raspar a língua uns meses atrás, e não consigo nem imaginar começar meu dia sem isso, agora meu namorado também começou e está impressionado. A gente sente uma certa limpeza já quando raspa, sem nem colocar água na boca!
    Ainda estou na colher, mas uma hora dessas, talvez migre para o raspador. Eu vejo a língua todos os dias, a pedido da minha terapeuta, e por ali vamos também definindo os tratamentos do dia. Amo!

  2. Estou lendo o livro, mas ainda não vi a diferença entre usar o limpador ou a escova de dentes. Talvez seja positivo para quem se engasga com facilidade. Enfim, há anos limpo com a escova de dentes e minha língua é saudável, e também não tenho mau hálito.

    E lembro que o limpador foi moda há alguns anos.

  3. Olá Thaís! Obrigada por compartilhar : ) Às vezes escovo a língua com a escova mesmo, e quando faço isso já sinto bem estar. Porém, ao ler o texto, soube dos benefícios reais, e considerando o uso do raspador de língua próprio para a atividade, a experiência trará resultado integral do benefício. Abraços! Adoro seu trabalho.

  4. Já li sobre a raspagem da língua com uso de água morna com limão após, porém nunca consegui implementar. Mas lendo a respeito aqui, fiquei bastante interessada.

  5. Oi Thaís 🤗 Uso o raspador de aço e amo! O dia que não faço essa limpeza sinto a língua “pesada” e até o paladar diferente.

  6. Faço essa raspagem há muitos anos por orientação de um dentista. Uso um raspador de plástico, da marca Kolbe, o que me adaptei melhor. Tem outras marcas, como a Oral-B, mas não gostei. Mas é uma prática excelente para a saúde.

  7. Oi Thaís, tudo bem? Espero que sim 😊
    Qual creme dental você utiliza? E o que você acha do flúor? Podia falar sobre isso em algum post porque é um assunto polêmico e de grande interesse para todos.
    Obrigado pelas dicas!

  8. Thaís, obrigada pela dica. Eu fazia isso de vez em quando, mas nem sempre ao acordar. Depois que você comentou comecei a implementar e é incrível a diferença. Tem coisas que a gente não acredita porque nunca ouviu falar antes, né? E quase ninguém tem esse hábito. Obrigada

  9. Vi o título e ia te perguntar se vc faz o oil pulling também e no final minha pergunta foi respondida!

    Com ele eu sinto muita diferença! Eu tenho muitas ites (rinite e sinusite) e o com o óleo sinto que alivia muito. A lavagem nasal também.

    Vou experimentar a raspagem por um período maior, pq testei há muito tempo e não senti muita diferença – mas acho que fiz poucas vezes.

  10. Oi! Faz algumas semanas que comecei a raspagem e é notória a diferença. Inclusive, além disso, tb faço a limpeza nasal, recomendada pelo Ayurveda… Não vivo mais sem hehehe

  11. OLá Thaís! Estou fazendo a raspagem da lingua . Antes eu fazi com a escova dental, mas agora uso uma colher de sobremesa que deixo no banheiro. Estou fazendo a oleação nasal, e estou vendo muita diferença na minha saúde. Adoro, não deixo de fazer. Sigo além de você aqui, o Vida Veda, Laura Pires e Dra. Pri Antunes. Grata sempre. Bj

  12. Olá Thaís! Comecei a cultivar este hábito através de sua recomendação de leitura: Mude seus horários, mude sua vida. Não vivo mais sem! Muito obrigada por compartilhar hábitos saudáveis, os quais fazem muita diferença em nossas vidas! Gratidão!❤️

  13. Thais, poderia explicar como vc faz o bocecho com o óleo de gergelim? Qual a quantidade e se vc dilui com água?
    Começarei a praticar a raspagem da língua. Não sabia e foi muito bom saber.
    Gratidão.

  14. Olá,
    Só para dizer que li este post e fiz hoje raspagem de língua (com uma colher) pela primeirissima vez!
    Pensava que custasse mais…
    Vou procurar fazer todos os dias e ver as diferenças 🙂
    Obrigada pela sugestão!
    Beijinhos

  15. Oi Thais!
    Não sei se há um destaque, e já peço desculpas de antemão, mas acha interessante fazer uma lista de onde adquire os óleos que usa? Elencar fontes confiáveis para quem quer iniciar a prática, mas não tem ideia de onde compra. Fica a sugestão.
    Obrigada!

  16. Julia Correa Bueno Sampaio

    Oi Thais! Bom dia. Me chamou a atenção o bochecho com óleo de gergilim, nunca ouvi falar. é legal?
    Abração e parabéns pelos seus conteúdos! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *