Hora mágica (dinacharya)

Um fator determinante na minha rotina diária, que contribui demais para a forma como eu me sinto todos os dias, é a rotina para a hora em que eu acordo. Eu tenho chamado essa rotina de “hora mágica”, um termo que, se não me engano, aprendi lendo o livro “Clube das 5 da Manhã” (já tem resenha aqui no blog sobre ele, vale conferir).

Chamo de hora mágica porque a primeira hora do dia, logo depois que eu acordo, é uma hora que dedico só para mim e que configura totalmente qual será meus astral ao longo daquele dia. Neste post, vou contar exatamente o que costumo fazer.

Começando pelo horário. Já comentei com vocês que minha meta é conseguir acordar antes do sol nascer todos os dias. Ainda não consigo diariamente, mas algumas vezes durante a semana sim (eu priorizo uma boa noite de sono em vez de acordar super cedo). Ou seja, procuro dormir bem todos os dias. Se eu conseguir dormir cedo, de modo que eu acorde antes do sol nascer tendo dormido as horas suficientes, aí tudo bem. Não me forço a acordar cedo se fui dormir tarde. Isso é algo que estou trabalhando para ajustar para a vida. De modo geral, se não acordar antes do sol nascer, configuro o alarme para a hora que ele nasce, que atualmente é 06:06 aqui em São Paulo.

Quando levanto, imediatamente vou para o banheiro fazer o meu dinacharya. O que é dinacharya? É a rotina diária de autocuidado do Ayurveda. Existem algumas atividades que compõem essa rotina:

  • Evacuação suave e tranquila (isso regula demais os horários)
  • Lavar o rosto: olhos, cílios, limpar os ouvidos, limpar o nariz (assoar)
  • Higiene bucal: 10 a 15 minutos de bochecho com óleo de coco, raspagem da língua, escovação dos dentes

(Saiba mais sobre a dinacharya aqui)

Saindo do banheiro, já coloco a água do chá para esquentar. Eu não bebo mais água fria, apenas em temperatura ambiente ou quente, para melhorar minha digestão. Não tenho fome logo quando acordo, então preparar um chá me ajuda a ficar ok. Geralmente nessa parte da manhã eu tomo um chá de limão com gengibre e, na sequência, um chai (que tem cafeína).

Faço minha prática de yoga e, depois, medito. Logo após a meditação eu faço algumas leituras particulares, que envolvem essencialmente ler minhas afirmações positivas pessoais. Quando finalizo esse processo, volto para o banheiro para a minha oleação de 5 minutos e, na sequência, banho. Eu adoro esse banho da manhã. A atividade física não me deixa ficar com frio (sou friorenta), e tomar banho depois de fazer essa auto-massagem me deixa com um bem-estar tremendo para começar o dia.

Gosto muito de aproveitar esse momento do dia para entrar no ambiente WordPress aqui no blog e começar a escrever. Reviso o texto do dia seguinte e escrevo um pouco aproveitando a inspiração. Nesse momento, eu já “estou no clima”. Quando sinto que a inspiração passou um pouco, faço outras leituras – livros, jornais, blogs. Geralmente nesse momento já estou com um pouco de fome, então aproveito a pausa mental para também tomar meu café-da-manhã. E assim se encerra a minha “hora mágica”.

Apesar deste nome, pode levar mais de uma hora. O certo seria chamar de “momento mágico”, hehe, mas me acostumei a chamar de hora mágica porque é o que leva de tempo em média mesmo.

Não importa o horário em que você acorda. O que importa é fazer desse momento um momento de calma e significado, cuidando um pouco de você. Sabemos como o restante do dia pode ser corrido ou dedicado a outras pessoas. Ficar em paz logo cedo é o melhor sinal de autocuidado que posso me dar de presente todos os dias.