Hora mágica (dinacharya)

Um fator determinante na minha rotina diária, que contribui demais para a forma como eu me sinto todos os dias, é a rotina para a hora em que eu acordo. Eu tenho chamado essa rotina de “hora mágica”, um termo que, se não me engano, aprendi lendo o livro “Clube das 5 da Manhã” (já tem resenha aqui no blog sobre ele, vale conferir).

Chamo de hora mágica porque a primeira hora do dia, logo depois que eu acordo, é uma hora que dedico só para mim e que configura totalmente qual será meus astral ao longo daquele dia. Neste post, vou contar exatamente o que costumo fazer.

Começando pelo horário. Já comentei com vocês que minha meta é conseguir acordar antes do sol nascer todos os dias. Ainda não consigo diariamente, mas algumas vezes durante a semana sim (eu priorizo uma boa noite de sono em vez de acordar super cedo). Ou seja, procuro dormir bem todos os dias. Se eu conseguir dormir cedo, de modo que eu acorde antes do sol nascer tendo dormido as horas suficientes, aí tudo bem. Não me forço a acordar cedo se fui dormir tarde. Isso é algo que estou trabalhando para ajustar para a vida. De modo geral, se não acordar antes do sol nascer, configuro o alarme para a hora que ele nasce, que atualmente é 06:06 aqui em São Paulo.

Quando levanto, imediatamente vou para o banheiro fazer o meu dinacharya. O que é dinacharya? É a rotina diária de autocuidado do Ayurveda. Existem algumas atividades que compõem essa rotina:

  • Evacuação suave e tranquila (isso regula demais os horários)
  • Lavar o rosto: olhos, cílios, limpar os ouvidos, limpar o nariz (assoar)
  • Higiene bucal: 10 a 15 minutos de bochecho com óleo de coco, raspagem da língua, escovação dos dentes

(Saiba mais sobre a dinacharya aqui)

Saindo do banheiro, já coloco a água do chá para esquentar. Eu não bebo mais água fria, apenas em temperatura ambiente ou quente, para melhorar minha digestão. Não tenho fome logo quando acordo, então preparar um chá me ajuda a ficar ok. Geralmente nessa parte da manhã eu tomo um chá de limão com gengibre e, na sequência, um chai (que tem cafeína).

Faço minha prática de yoga e, depois, medito. Logo após a meditação eu faço algumas leituras particulares, que envolvem essencialmente ler minhas afirmações positivas pessoais. Quando finalizo esse processo, volto para o banheiro para a minha oleação de 5 minutos e, na sequência, banho. Eu adoro esse banho da manhã. A atividade física não me deixa ficar com frio (sou friorenta), e tomar banho depois de fazer essa auto-massagem me deixa com um bem-estar tremendo para começar o dia.

Gosto muito de aproveitar esse momento do dia para entrar no ambiente WordPress aqui no blog e começar a escrever. Reviso o texto do dia seguinte e escrevo um pouco aproveitando a inspiração. Nesse momento, eu já “estou no clima”. Quando sinto que a inspiração passou um pouco, faço outras leituras – livros, jornais, blogs. Geralmente nesse momento já estou com um pouco de fome, então aproveito a pausa mental para também tomar meu café-da-manhã. E assim se encerra a minha “hora mágica”.

Apesar deste nome, pode levar mais de uma hora. O certo seria chamar de “momento mágico”, hehe, mas me acostumei a chamar de hora mágica porque é o que leva de tempo em média mesmo.

Não importa o horário em que você acorda. O que importa é fazer desse momento um momento de calma e significado, cuidando um pouco de você. Sabemos como o restante do dia pode ser corrido ou dedicado a outras pessoas. Ficar em paz logo cedo é o melhor sinal de autocuidado que posso me dar de presente todos os dias.

16 COMMENTS

  1. Ótimo e inspirador seu texto. Nesta semana estou voltando ao ritmo e à rotina. Meu atual dilema é: precisar me adaptar a 6 horas diárias de sono, quando na verdade sinto que meu corpo necessita de 7:30, porém para conciliar academia, leitura, trabalho, vida familiar por um período terá que ser assim.

    Sou sua seguidora há anos, obrigada por fazer a diferença na minha vida!

  2. Hoje vi o sol nascer fazendo uma caminhada na praia. Acordei 5h30, escovei os dentes, tomei um copo de água, fiz um shot antiinflamatório que a nutricionista prescreveu (limão, gengibre e cúrcuma – cada dia é um diferente), troquei de roupa e fui caminhar. Ver o nascer do sol no morro, refletindo no mar, foi um presente!
    Estou buscando implementar as rotinas do livro “Mude seus horários, mude sua vida”. Primeiro passo foi dado! 😉

    Abraço!

  3. Thaís,

    coincidência ou não, “passeei” pelas mesmas leituras ayurvédicas que você recentemente, e ano passado, quando comentou do livro “mude de horário”, eu pedi para minha mãe (que estava em Portugal) comprar para mim. É o próximo a ser lido!

    Procuro muito também fazer alguns rituais bem agradáveis e inspiradores logo pela manhã, mas sempre acabo acordando mais tarde, e preciso disso. Estou atualmente em tratamento para a minha depressão, e os medicamentos exigem mais de mim na questão do sono. Mas acordo, não me conecto com redes sociais, raspo a língua, pratico atividade física (tem dias que vou pra academia, dias que faço yoga em casa), e saio com meu cãozinho para passear numa praça diante de casa que tem muito verde. Aproveito para tirar os calçados na grama, abraçar umas árvores, hahaha, e aí então preparo meu desjejum… confesso que ainda sou muito viciada em café. Mas estou caminhando em ir alargando cada vez mais o meu ritual matinal, e aumentar a autoconsciência e fazer com que essa energia gostosa do começo da manhã se prolongue pelo dia todo.

    Obrigada pelas postagens de sempre!

  4. Comecei a praticar o Milagre da Manhã, fiz por 7 dias e me senti muito bem no decorrer dos dias. Na semana seguinte, fiquei 2 dias sem fazer e me senti como se tivesse doente, sem energia para nada, sem paciência, com o raciocínio muito lento (mesmo dormindo cedo). Fiquei impressionada com a diferença e agora é de lei começar meu dia com o Milagre. ❤

  5. “Ficar em paz logo cedo é o melhor sinal de autocuidado que posso me dar de presente todos os dias.” Mesmo que minha rotina seja muito diferente e eu não consiga acordar muito cedo (trabalho à noite e chego em casa um pouco tarde para conseguir as horas de sono necessárias antes das 7 da manhã), eu concordo demais! Tomar café da manhã, meu banho e fazer minha meditação com calma foi uma decisão que tomei há alguns anos e que foi um presente que me deu para a vida.

  6. Estou conhecendo cada dia mais e amando a Ayurveda! Faz quase uma semana que estou me adequando ao dinacharya, observando meu corpo para fazer o melhor possível! O que me atrapalha um pouco é que como eu como até no máximo 20h, quando acordo, estou com fome, mas postergo o máximo que posso. Exercícios ainda não consigo fazer antes de comer porque depois de uns 15 minutos depois de acordada, começa a minha dor de cabeça. E na parte da alimentação eu estou vendo o que é melhor pra mim dentro do meu dosha. Sei que somos um equilíbrio dos 3 doshas e nada é estático ou uma regra, por isso me observo bastante para encontrar meu equilíbrio! O importante é começar! E na raspagem da língua, como ainda não encontrei o raspador ideal, estou usando um de plástico para pelo menos pegar o hábito de limpar a língua além da higiêne bucal. Já sinto uma diferença no meu corpo. Tenho mais energia pro meu dia e sinto que estou desinchando, emagrecendo mesmo!! Me pesei e perdi quase um kilo (que pra mim, que estava só ganhando, achei maravilhoso e muito motivador!) Isso só controlando a alimentaçao e as horas de sono. Aos poucos vou adicionando mais do dinacharya como os exercícios, oleação (que preciso entender melhor como faz e que óleos usar), até conseguir fazer ele completo, que é minha intensão! Sou imensamente grata por ter conhecido a ayurveda!!!!! ❤

  7. Massa!! Ha tempos buscava uma forma de criar uma rotina espiritual & autocuidados, mas não fazia ideia de como iria adaptar esse esquema a minha vida. Esse artigo clareou as minhas ideias e vou tentar seguir os seus passos, vai que cola? rsrsrs – Novos hábitos são difíceis de ajustar e seguir, mas se cultivar com carinho acaba virando rotina. Obrigada por mais essa dica de ouro! ✨

  8. Olha só que interessante, estou lendo esse post justamente na minha hora mágica 😍
    20 minutos de leitura do livro do momento + 20 minutos de leitura dos blogs que sigo (normalmente é o seu e o Valores Reais), tomando uma pequena xícara de café (a única do dia). Quando não consigo ter esse meu momento, o dia realmente não é tão bom.

  9. Nossa Thais, essa e a minha meta! mto bom saber q não e impossível! Obrigada por compartilhar! A propósito, estou lendo “Mude seus horários, mude sua vida” e estou amando!!

  10. Chocada que você consegue fazer tudo isso em uma hora! Parabéns e obrigada, esse texto me inspirou a retomar velhos hábitos positivos que abandonei.

  11. Oi. Thais! Obrigada pelo texto! Estou no momento de muitas leituras, descobertas e práticas sobre esse assunto, ayurveda? Aproveitando a quarentena para ler seus textos sobre o assunto.
    Fiquei com uma dúvida…. Como vc faz esses bochechos com óleo de coco? É o óleo puro mesmo?
    Obrigada.

  12. E seu filho? Dormindo ainda? E a rotina pra ir a escola (em tempos normais em coronavirus)? E café da amnhã da casa, voce quem prepara?

    • Uau, quantas perguntas!

      5h30 da manhã meu filho está dormindo ainda. Tanto em época de aulas quanto em casa.

      Meu marido prepara o café deles, ou eu, depende muito do dia. Aqui dividimos todas as tarefas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Carta da Editora – Maio 2020

Todo mês eu escolho um tema para nortear os conteúdos que serão criados nos diversos canais do Vida Organizada e o tema de maio...
Ler

Veja Também

Sopa de inhame com espinafre e especiarias (vegana)

Seguindo por aqui na pegada de fazer receitas com base em cremes, caldos e purês durante a...

“Hábitos Atômicos” (James Clear)

Mais um livro da série “boas leituras para o período de quarentena”. Tenho lido alguns livros (e relido outros) que eu acredito...

Como eu estudo Ayurveda

Desde que comecei a estudar Ayurveda de maneira mais "oficial", sempre recebo comentários de vocês nas diversas redes sociais perguntando que curso estou fazendo...

O lance da água morna com limão todo dia de manhã

Alguns anos atrás eu publiquei aqui no blog um texto sobre o hábito de tomar água morna com limão pela manhã e até hoje...

Embaixadora Todoist 2020

Badge que você poderá encontrar nas minhas redes sociais e aqui no blog sobre o novo programa Em...

Outros artigos como este