GTD™, Tecnologia

Outras listas do “ground” no Notion

Há alguns dias eu compartilhei com vocês como estou organizando a minha lista de próximas ações no Notion e o teste que fiz com calendários na ferramenta.

Como eu comentei no post sobre calendário, eu ainda prefiro manter a agenda do Google como calendário, apesar de achar que o database de calendário no Notion possa ser usado como um bom recurso de planejamento e suporte a projetos.

A lista de próximas ações é a minha “master list” com tudo o que eu tenho que fazer e que está na perspectiva de ações (não projetos ou objetivos). No post, mostrei quais as propriedades que você pode usar para categorizar e filtrar, sempre tomando o cuidado de não cair no microgerenciamento.

Existem algumas naturezas de coisas que também são afazeres de modo geral, no terreno das ações, mas que não faziam sentido eu manter na lista master de próximas ações. São elas: assuntos a tratar, aguardando resposta e textos para ler informalmente.

Em “Assuntos a tratar”, tenho uma página então com a lista de pessoas com as quais eu tenho assuntos a tratar quando estou com ela diretamente ao telefone ou pessoalmente.

Eu basicamente listo as pessoas e, dentro da página de cada uma delas, vou listando os assuntos que tenho a tratar. Ainda vou testar durante alguns meses se é um formato que funciona para mim, mas por enquanto tem funcionado.

Listo os assuntos que tenho a tratar com cada pessoa e marco com “check” quando conversei.

“Aguardando resposta” é a lista que preciso fazer follow-up toda quinta-feira para acompanhar o que estou aguardando de outras pessoas. Essa página está bem legal porque consigo colocar o que estou aguardando, de quem, desde quando e qual o projeto relacionado, se necessário. Sinceramente, não precisa ter o projeto vinculado. Coloquei só para mostrar que existe essa possibilidade porque muitos de vocês sempre me perguntam “como linkar ações aos projetos”.

Já a página de ler / revisar é basicamente uma lista de artigos que salvei da Internet para ler sem pressa, quando quiser.

A ideia dessa lista é inserir textos para compôr uma grande “revista personalizada”, onde coloco textos que me interessaram, para ler nas “horas vagas”. Não são coisas que eu TENHO que ler devido a um projeto ou outra prioridade – essas estariam na lista de próximas ações. Eu mantinha esse banco no Evernote e agora trouxe para o Notion basicamente importando as notas desse caderno que eu tinha no elefante.

Eu não coloquei mais nenhuma propriedade porque não achei necessário, mas você pode colocar a caixa de check, ter categorias de assuntos para escolher o que quer ler etc, se quiser. Quando termino de ler, geralmente deleto a página, mas se você achar interessante você pode querer guardar no seu arquivo de referência, dentro da própria ferramenta, apenas migrando a página de lugar.

Com este post, eu encerro a parte do “térreo” para configurar o GTD dentro do Notion. Ainda farei vários outros posts falando sobre como organizar projetos e outros elementos do método GTD para você verificar o que se encaixa no seu processo pessoal de organização. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário. Obrigada. 😉

5 Comments

  1. Estou achando o Notion incrível! Finalmente criei coragem para entender como ele funciona, quando você entende abre um leque de possibilidades. Fiquei bem frustrado pelo fato do app ser offline e principalmente por não ter uma maneira rápida de capturar (nem integração com zapier ele tem). No entanto estou bem animado em montar um sistema com tudo em um lugar só e do meu jeito. Estou testando uma integração entre Braintoss + email para ticktick + inbox do ticktckc “embedado” no Notion. Dessa forma faço a captura rápida e o que fica um pouco lento é o processamento (do ticktick para o Notion). Não sei se é uma boa ideia, mas é a única que fez algum sentido. O que você acha disso tudo? Como resolve esses problemas? Abs.

    1. Tenho uma página só para capturas no Notion.

    2. Não fiz, mas já vi recomendarem embedar o Todoist também.

  2. Nanda Drebes says:

    Não adianta, sempre rola uma lágrima no canto do olho quando te vejo saindo do Todoist… 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Posts mais acessados