Pular para o conteúdo

Afirmações pessoais para uma mente positiva

Um dos assuntos-chave ensinados no curso que fiz em setembro (GTD Nível 3: Foco & Direção) foi o tema afirmações. Eu não posso trazer aqui no blog exatamente o que eles ensinam, pois isso infringiria os direitos autorais dos materiais do curso, mas eu vou falar um pouquinho sobre do que se tratam tais afirmações e como estou incorporando isso na minha vida. Se você tiver interesse em fazer esse curso, inscreva-se na newsletter do blog que avisarei quando tivermos tudo pronto para ele ser ministrado em português (provavelmente no primeiro semestre de 2019).

O assunto afirmações já faz parte da minha vida desde que eu li o livro do Hal Elrod, “O Milagre da Manhã”. Uma das coisas que ele ensina é a gente escrever tais afirmações e ler diariamente. Eu comecei a exercitar essa ideia quando comecei a colocar em prática o aprendizado do livro, por volta de 2016. Foi na mesma época que eu comecei a ler os livros do Napoleon Hill e o decisivo (para a minha vida) “Atitude Mental Positiva”. Quando fiz a certificação do GTD Nível 2: Projetos & Prioridades, eu já recebi um material do David Allen (autor do método) que falava sobre o poder da visualização e das afirmações, e ele vinha fazendo, há alguns meses, alguns webinars para instrutores do mundo todo falando sobre a importância das afirmações. Então foi com esse background sobre afirmações que cheguei no dia do curso, e estudando o script (como instrutora) eu pude aprender muito mais, e venho aplicando o que o tio David ensina desde então (agora quase há um mês, como passa rápido!).

Basicamente, o que o David nos ensina é que fazemos afirmações o tempo todo. A grande questão é: como estamos lidando com o nosso consciente e inconsciente? Que tipo de coisas temos afirmado para nós mesmos?

Nossa mente não sabe diferenciar o que é verdadeiro do que é falso. Se você criar imagens e fizer afirmações, isso impacta na maneira como você se vê e vê sua vida, e isso pode mudar o cenário em que você vive e a maneira como se sente, se isso for um estado desejado.

Um ponto importante sobre afirmações é: como eu gostaria de me sentir? Existem situações pelas quais eu estou passando neste momento na minha vida que eu gostaria que fossem de outro jeito. Então como eu gostaria que fossem? Qual meu resultado desejado? Esse raciocínio pode me ajudar a construir possíveis afirmações.

Por exemplo, um papel importante na minha vida no momento diz respeito a me construir como uma líder positiva e compassiva. Em todos os âmbitos do meu trabalho, e especialmente na minha empresa, eu estou assumindo um papel de liderança, onde sou responsável pela jornada das pessoas que trabalham comigo. É um papel completamente novo. Já fui gestora antes, mas era diferente. Agora eu tenho autonomia para direcionar a empresa, e isso se reflete na maneira como eu me relaciono com as pessoas que trabalham comigo – não apenas equipe, mas fornecedores, parceiros e outras.

Logo, desenvolver afirmações positivas para que eu reforce esse comportamento e estado é algo importante. Algumas afirmações nesse sentido são:

“Eu sempre encorajo as pessoas a se desafiarem e buscarem o seu melhor.”

“Eu sou responsável por prover oportunidades de crescimento e aprendizado para as pessoas que trabalham comigo.”

“Eu sou uma líder compassiva, paciente e boa ouvinte, preocupada com o que a outra pessoa está sentindo.”

“Eu faço comentários e feedbacks positivos que proporcionam o crescimento das pessoas que se relacionam comigo.”

“Eu assumo a responsabilidade por possíveis erros de direcionamento na minha empresa e no tocar das atividades do dia a dia.”

São alguns de muitos exemplos, e isso serve para todas as áreas da vida.

Apesar de eu ter mantido essas frases em uma lista no meu Todoist, para olhar diariamente, tenho sentido que fica melhor ler com a minha letra de mão, escrita no papel, não sei por quê. Parece que fica mais pessoal, que eu realmente estou sentindo aquilo, sabem? Então tenho feito testes. Fichas pautadas são excelentes para isso, mas também já escrevi algumas em uma folha simples de papel. O importante é ter sempre comigo, e ler pelo menos uma vez por dia ou sempre que sentir necessidade de reencontrar o meu centro.

O que é fato é que essa prática das afirmações em si é extremamente positiva, e tem trazido bastante impacto nas diversas áreas da minha vida e na forma como eu me relaciono com os outros e comigo mesma.

Existe alguma situação ou problema atual que você gostaria de lidar de outra forma, e acredita que construir e ler tais afirmações possa te ajudar? O que você pensa sobre esse assunto? Por favor, deixe um comentário. Muito obrigada.

Marcações:
Autor

24 comentários em “Afirmações pessoais para uma mente positiva”

  1. Leio sempre seus textos inspiradores. Estou muito focada em meus sentimentos e objetivos. Costumo escrever e sou rainha de fazer listaskkkk, mas resolvem , nunca ficam esquecidas. Ler essa pauta me animou ainda mais, porque já idealizo os resultados. bj.

  2. Que tema lindo! Obrigada por mais um ótimo conteúdo, Thais! 🙂
    Doida pelo nível 3 aqui no Brasil, deve ser incrível demais. <3
    Um beijo!

  3. Conteúdo maravilhoso Thaís!

    Sinto falta da sua linkagem, pois acompanhar o que você lê é sempre bacana. Uma sugestão seria você falar um pouco sobre todas suas leituras (ou as principais) uma vez por mês.

    Já li muitos livros bacanas graças a você, no momento estou lendo o milagre da manhã e amando!

    Gratidão❤️😘

    1. Tbem sinto muita falta! Inúmeros livros eu comprei inspirada pelas resenhas da Thais.
      Thais, quando vc puder, e se houver disponibilidade ou interesse seu, por favor volte a fazer as resenhas de livros. É muito enriquecedor.
      Abraço

  4. Maria Cristina Rodrigues

    A dificuldade é começar. Já tentei, mas me senti ridícula repetindo as frases, parece que minha mente não acreditava naquilo, ficou forçado e desisti….

  5. Míriam Medeiros Strack

    Oi Thais. Mesmo sem ter feito o nível três, ou lido sobre isso dentro do GTD, eu já uso as afirmações no meu sistema há alguns anos. Coloco as afirmações do momento como recorrentes no meu Todoist e assim elas aparecem pra mim todos os dias. De tempos em tempos faço uma revisão nas frases para ver se ainda são pertinentes, fazer modificações ou adicionar outras. Vem funcionando bem pra mim!

  6. Thais, eu faço afirmações positivas para a minha vida constantemente. Não sei ao certo quando comecei, mas acredito que seja em torno de uns 12 meses, ou mais (ual, como passa rápido!). Tem um canal no youtube que eu acompanho, chamado “Clube de Meditação para pensamentos poderosos” e lá possui muitas afirmações positivas interessantes para a nossa vida. Também gosto muito das afirmações de Louise Hay (uma conhecida escritora motivacional). Ano passado foi um ano muito difícil para mim e as afirmações positivas me ajudavam a “ficar de pé”. Ouvia e repetia afirmações positivas o tempo todo. Colocava para ouvir até quando não estava conscientemente prestando atenção, tal como: realizando um trabalho complexo (soava como uma música de fundo) ou dormindo. Eu ainda escuto as afirmações positivas com frequência, mas não diariamente como fiz no ano passado e no início deste ano. Contudo, após a leitura da sua postagem, eu me senti motivada a elaborar as minhas próprias afirmações pessoais e repeti-las constantemente, isto é, todos os dias e em vários momentos do dia. É algo tão simples e que possui um poder extraordinário para a nossa vida. Gratidão!

  7. Oi Thaís!
    Adorei o post! Tive uma sessão de coaching em que minha coach pediu para que eu escrever três frases, afirmativas, para ler todos os dias pela manhã e me dar motivação, força e vontade para seguir meu plano. E foi muito bom porque ajudou muito! Me sentia muito melhor. Porém eu acabei deixando de lado. Lendo seu post hoje, percebi que preciso voltar com isso. Obrigada por compartilhar esse tema conosco. Sucesso sempre pra vc! Bjs, Claudinha

  8. Thais, adorei o tema. Este livro “O milagre da manhã” tem estado presente em alguns blogs que visito e já está na minha lista para comprar, agora vindo de você que acompanho há tanto tempo, com certeza…..comprei.
    Gosto muito de posts como estes.
    Gratidão.

  9. Olá, Thais. Este tema é encantador, porque mostra a maravilha que é a nossa mente agindo junto com o poder do Universo! Afirmações, pensamentos e sentimentos sempre positivos, de realização; com certeza nos colocam no fluxo, no caminho, para que tudo de fato se concretize! Gratidão sempre!

  10. Oiee… primeiramente amo seu blog e vejo tem mais de um ano. E esse tema me chamou muito a atenção, porque também li o livro O MILAGRE DA Manhã e fiquei apaixonada, porque apareceu num momento mais difícil que estava vivendo. Coloquei isso em pratica e realmente vi bastante diferença e resultados. Pretendo melhorar agora cada uma das minhas afirmações e visualizações.
    Obrigada pelos ensinamentos que são tao pessoais e maravilhosos. Amo seu blog 🙂

  11. Oi Thaís, estou escrevendo as minhas e achei interessante que pra fazer essas afirmações a gente precisa se conhecer um pouquinho, saber das potenciais e limitações nossos e onde queremos chegar. Adorei a dica, obrigada.

  12. Olá Thais, seu blog tem me ajudado muito na evolução de relacionamento com os outros e comigo mesma. Achei esse post pela sua postagem no Instastories essa semana e foi muito útil. Seu trabalho é excelente, parabéns!

  13. Pingback: Checklist do Mês – Maio 2021 – vida organizada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *