Pular para o conteúdo

Uma rotina para a autocura

Eu publiquei um post recentemente onde comento sobre o meu histórico em diversas questões da vida, especialmente relacionadas à minha saúde, e como isso mudou a minha mentalidade de maneira geral sobre o que eu considerava ser uma pessoa saudável.

Ontem o meu sogro foi pegar os resultados do check-up que ele fez e chegou em casa muito preocupado porque está com a diabetes altíssima e medo de morrer. Eu fiquei aflita por ele, ao mesmo tempo que não sabia muito o que dizer além de pensar que de nada adianta receitar coisas pontuais se não houver uma mudança no estilo de vida. Mas o problema é que, quando você não vê essa diferença na mudança no estilo de vida, você não acredita. E é muito difícil mudar hábitos de uma vida inteira de uma só vez. Algumas pessoas conseguem, mas outras não.

Eu gostaria de ser essa Thais de 2020 quando eu tinha 18 anos de idade. Praticava esportes, tinha um corpo legal, mas com a chegada da faculdade e da rotina difícil associando trabalho e estudos, muita coisa começou a desandar. Parei de praticar esportes, me alimentava na rua quase que exclusivamente, e eram alimentos de má qualidade. Eu sabia que a questão do estilo de vida era importante, mas eu achava que se tratava de uma fase e que em breve eu retomaria um ritmo mais tranquilo e conseguiria voltar a fazer as coisas. O grande segredo (que eu sei hoje) é que a vida acontece. Esse momento tranquilo nunca chega se você não fizer da sua própria vida um processo ativo de autocura. De se observar, se entender, compreender suas necessidades e, por fim, aplicar, dentro do possível, mudanças significativas que façam diferença real na sua rotina. Não dá para esperar o momento certo. Tem que começar imediatamente, mesmo com os desafios.

Eu tive labirintite, síndrome do pânico, crises de ansiedade, depressão, hipertensão, obesidade, problemas no fígado – todo um pacote. E esse pacote foi resultado, cada coisa em sua fase, claro (não tive tudo isso de uma vez!), de um estilo de vida que eu estava “deixando para lá”. Apesar de saber que era questão de estilo de vida, eu não conseguia fazer um link entre a situação que eu vivia e o suposto “estilo de vida saudável”, pois eu não me identificava com o que eu via. Nunca gostei de musculação (desculpem), não gosto do ambiente de academia, música pop alta, pessoas se admirando no espelho, a cultura do whey protein, além de outras questões relacionadas. E aí eu caí naquela máxima que muitos de nós caímos, que é nem começar se achar que não vai ficar perfeito. Fui levando a minha vida, até os problemas começarem a aparecer.

Foi uma sorte ter conhecido o Ayurveda no ano passado. O livro me chamou atenção, li e fiquei apaixonada. Estava em um momento de saúde delicado, tentando conciliar todo esse mal-estar com as demandas de trabalho e do mestrado. A leitura do livro me mostrou que, se eu quisesse mudanças, deveria mudar a minha rotina, e que esse processo não é fácil e tampouco rápido. Mas precisava começar.

O primeiro aspecto foi o sono. O médico quebrava o mito dos noctívagos, falava sobre a importância de dormir em determinados horários (ciclo do sol, ritmos circadianos, funções do corpo). Analisando a minha rotina, estava tudo errado. Não “tudo” errado, veja bem. Eu priorizava o meu descanso. Fazia questão de dormir minhas 8h de sono diárias. O problema (que eu já tinha identificado) era achar que, se eu dormisse às 23h e acordasse às 7h, tava tudo bem, e no dia seguinte dormisse às 2h e acordasse às 10h, tava tudo certo. Não estava. E foi resgatando um texto meu aqui do blog mesmo, de uma época em que eu tinha aprendido que o que funcionava para mim era dormir e acordar no mesmo horário todos os dias, mesmo aos finais de semana, eu me perguntei: por que deixei de fazer isso se sei que funciona?

Depois, foi a alimentação. Mesmo tendo feito a cirurgia, eu ainda comia alimentos que eu sabia que não me faziam bem, mas continuava consumindo, achando que fariam bem pela questão nutricional e tal. Mas o seu paladar e também o efeito que esses alimentos têm no seu corpo importam tanto quanto a qualidade nutricional deles. Por exemplo, berinjela é um legume com muitas propriedades, mas eu passo mal absurdamente se comer. Mesmo assim, eu pensava: é gostoso, é saudável, vale a pena comer de vez em quando. Pra quê? Então foi passar a me conhecer melhor e mudar essa mentalidade, que é muito difícil porque normalmente um nutricionista não foca nessas questões, a não ser que tenha outra linha de pensamento.

Depois, atividade física. Eu fiz mais de um ano de musculação depois da cirurgia bariátrica porque precisava. Fiz de tudo para me acostumar e gostar, mas realmente não faz o meu estilo. Hoje eu vejo que poderia ter feito alguns exercícios em casa, com pesos etc. Mas entender que o meu estilo de vida, meus pensamentos, tudo, também poderiam influenciar na escolha da melhor atividade física para mim, isso mudou completamente a história. Compreender porque era melhor fazer atividade física de manhã, não de noite, a mesma coisa. Eu sou uma pessoa que funciona bem quando entende os motivos.

O fato é que o que eu estava vivendo no ano passado me mostrou que tudo é reflexo de um estilo de vida e da rotina. Aos poucos, fui me conhecendo e, dentro das minhas condições, construindo essa nova rotina. Eu sabia que, se não descobrisse as causas, eu voltaria a me sentir mal novamente. Foi por isso que me envolvi tanto com o Ayurveda, que tem uma linha equilibrada, sem sugerir extremos. Eu não queria simplesmente ter mais anos de vida, mas ter mais vida nos meus anos.

Todas as pessoas que eu conheço estão ficando doentes de alguma maneira. São doenças do corpo, da mente e da alma. Todas elas são relacionadas. Mas, em algum ponto desse processo, vejo que muitos de nós passam a colocar a “culpa” de tais males em circunstâncias externas. Recém-nascido, emprego, mudança, deslocamento, trânsito, concurso, desemprego, falta de dinheiro, nervosismo, estresse, o governo etc. Que sim, impactam a nossa vida. Mas a responsabilidade sobre como ficar bem perante tudo isso é apenas sua. Sua mãe não vai parar de brigar com você para você ficar bem. Seu bebê não vai parar de chorar à noite agora para você dormir mais. O carro não vai trabalhar sozinho se você hoje depende do Uber para se sustentar. Então, independente das circunstâncias, precisamos ficar bem.

Cada pessoa tem seus próprios desafios e condições de vida que vão permitir tais mudanças em determinado grau. Tem coisas que você pode fazer; tem coisas que não pode – faz parte. O que você pode fazer? Esse é o ponto. Eu não posso pagar a minha massoterapeuta para fazer massagem em mim todos os dias, mas posso fazer uma automassagem. Talvez você não consiga acordar mais cedo porque já vai dormir super tarde e acorda sem ter dormido horas suficientes. A questão é: nessa condição de vida que você tem hoje, o que pode ser melhorado? Porque muita coisa pode. E você sabe disso. A sugestão então é que você implemente uma mudança de cada vez, aos poucos, testando como se sente e dando tempo de consolidar como hábito.

Ter uma vida organizada não significa que sua vida será perfeita, nem que não haverá imprevistos. Significa apenas que você sabe lidar com todos esses acontecimentos. Que você sabe como se reequilibrar mesmo perante tantos desafios. E eu acredito fortemente que a chave para isso esteja na rotina.

Quando falo em rotina de autocura, me refiro a transformar cada dia em uma oportunidade significativa de viver bem. Você pode querer seguir essa ordem de análise:

  • Como eu posso melhorar as minhas condições de sono hoje? Mais horas? Menos horas? Um colchão melhor? Um travesseiro cervical? Uma almofada de corpo inteiro para dormir abraçado e alinhar a coluna? Fazer um alongamento antes de dormir? Tomar um chá? Fazer massagem nos pés? Desligar os eletrônicos algum tempo antes?
  • Como eu posso melhorar as minhas condições de alimentação hoje? Posso preparar comida fresca diariamente, com refeições simples? Posso preparar marmitas para a semana inteira e levar para o trabalho? Posso fazer lanches que não precisam ser esquentados? Posso observar como me sinto após uma refeição? Posso tomar algum chá para melhorar a minha digestão? Posso me consultar com algum profissional da área da saúde para fazer ajustes na minha alimentação?
  • Como eu posso melhorar as minhas condições de atividade física hoje? Eu gosto de academia ou prefiro outra atividade? Que atividade eu gosto? Dança? Luta? Corrida? Como posso acrescentar mais exercícios físicos ao meu dia a dia? Posso baixar um aplicativo que tenha sequências de 7 minutos para exercícios? Posso levantar a cada 40 minutos da minha cadeira no trabalho e me alongar? Posso subir de escada? Posso caminhar 15min depois do almoço?
  • Como eu posso melhorar o meu equilíbrio emocional nas condições que vivo hoje? Tenho como pagar por terapia? Existem opções gratuitas no SUS ou em outro lugar? Consigo aprender meditação? Posso ler livros inspiradores que me ajudem a refletir sobre como me sinto? Posso escrever em um diário antes de dormir, por 5min?
  • Como posso melhorar o meu senso de autocuidado diariamente, nas condições que tenho? Consigo tomar um banho quieta, sem agitação, pensando na purificação do meu corpo? Consigo passar um oleozinho no corpo 3min antes de entrar no banho? Consigo cuidar das minhas unhas logo quando acordo, limpando e lixando? Consigo fazer uma automassagem no rosto antes de dormir?

Eu dei apenas alguns exemplos, mas a ideia é que você reflita sobre todos os aspectos da sua vida, não importam quais sejam as suas condições hoje, e busque melhorias. Certamente o que você pode fazer será diferente do que outra pessoa pode fazer, pois pessoas diferentes têm necessidades diferentes. E você mesmo pode mudar de tempos em tempos. Quando nosso filho era recém-nascido, minha disponibilidade era outra. É ter essa perspectiva, mas não deixar de fazer apenas porque não está no momento ideal, porque o momento ideal não existe. Se existe, é o agora. Os desafios fazem parte. Quanto mais você se percebe, mais fácil será identificar qualquer doença ou problema que surgir.

Autocura se refere a saúde, mas saúde não é apenas o corpo físico. Entender isso faz toda diferença. Tudo na sua vida importa. O modo como você lida com as suas finanças afeta o seu emocional. O modo como você lida com a sua comida afeta seus relacionamentos. Você é uma pessoa só, com múltiplas áreas integradas, e cada uma influencia na outra. Ter consciência disso e trazer mudanças conscientes vai mudar completamente a sua relação com a vida e com a personalização da sua rotina.

Qualquer sinal de desconforto ou sofrimento é o nosso eu interno dizendo que algo não vai bem. Ouça, respeite e honre esse sentimento. Conhecer-se melhor fará com que você busque as soluções que precisa momento a momento, dia após dia. A única coisa que eu quero que você faça depois de ler esse post é comentar aqui embaixo que você decidiu assumir esse compromisso com você mesma/o. Quem está comigo?

Marcações:
Autor

98 comentários em “Uma rotina para a autocura”

  1. Quando você fez primeiro posto sobre autocura , pensei: isso é pra mim, eu preciso. No mesmo dia fiz uma pequena mudança parei de dar desculpas e defini um plano de reabilitação pra meu problema na coluna que já é um mal antigo que me acompanha. Ontem tinha sessão de Fisio , mas estava super atarefada. Mesmo assim decidi ir, sabia que teria metade do tempo mas ainda assim valeu sueor a pena. Esse artigo hoje foi bem amia esclarecedor sobre o assunto autocura. Hoje assumo definitivamente esse compromisso comigo mesma. Estou indo nessa! Me ajude com suas dicas e experiências.

  2. Ótimo post. Já li o livro mencionado. Muito bom! Mas temos que aprender a lidar com as pessoas que começam a achar que ficamos “estranhos”, resistindo às nossas mudanças, como por exemplo dizer não a algumas coisas que não queremos fazer.

      1. Excelente Thais! Só o fato de nós analisarmos e passar um raio X em todas as áreas da nossa vida é perfeito! Há dias que nem parar conseguimos….

  3. “Nunca gostei de musculação (desculpem), não gosto do ambiente de academia, música pop alta, pessoas se admirando no espelho, a cultura do whey protein, além de outras questões relacionadas”. Enfim, alguém que me representa. Post maravilhoso, feito para mim. Obrigada, Thais!!!

  4. Olá Thaís, ótimo post!
    Queria te agradecer por compartilhar essa mensagem de autocura conosco. Serviu como um “acorda, Henrique” para parar de culpar faculdade por não estar me alimentando bem, ou parar de culpar o trabalho por não poder fazer exercícios físicos. Gratidão, de verdade.
    E sim, estou contigo (e comigo mesmo) nessa.

  5. Eu preciso, com urgência, olhar pra mim com mais cuidado e amor. Já sei de várias coisas que posso e devo mudar, mas todo dia deixo o início dessa mudança para o dia seguinte. Durmo muito tarde, perco a hora pela manhã, como coisas que não deveria…são tantas coisas!
    Eu assumo o compromisso de me cuidar, de me acolher e me amar mais. Quero me sentir bem e saudável.
    Obrigada, Thais, pela inspiração.

  6. “Quanto mais você se percebe, mais fácil será identificar qualquer doença ou problema que surgir.” Esta frase é muito verdadeira. Depois de ficar doente frequentemente, caiu a ficha de que precisava ouvir meu corpo e mudar meu modo de viver. E fiquei tão consciente, que de tanto me observar, quando vou ao médico já sei qual será o resultado do exames. E tenho acertado todos. Obrigada pela dica do livro e parabéns pelo texto.

  7. Ótimo texto! Também não curto o ambiente de academia…mas precisava fazer alguma atividade urgente. E moro pertinho da praia…mas descobri que só as caminhadas leves não surtiam efeito.Tive que mexer no bolso para encarar a academia(para mim o gatilho de se eu pagar, tenho que ir, funciona! Me julguem…kkk). Faço sempre pela manhã, em torno de 35/40 minutos(melhor esse tempo do que nada) e tenho gostado. Sem neuras, sem roupitchas coladas, tenho 2 uniformes básicos e tá tudo bem!
    Na alimentação também tenho me importado mais…um iogurte natural de melhor qualidade, só frutas de lanche e tirei total o açúcar do café há uns 6 meses!Temos que encontrar alguns gatilhos para fazer dar certo.

  8. Thais, que sintonia. Escrevi mais cedo nos meus perfis pessoais um texto falando parecido. Tenho horror quando as pessoas falam “qual a sua desculpa?” pq nem tudo é desculpa. As pessoas tem problemas reais e não sabem lidar com eles. Elas não estão inventando desculpas; estão “apenas” assoberbadas com tanta coisa q não sabem nem por onde começar. E aí relatei as pequenas mudanças que estou fazendo e que, juntas, mudaram meu humor e minha disposição física. Redução de açúcar, acordar todo dia no mesmo horário, boa comida, exercícios físicos – eu até gosto de academia mas estou focada em me preparar para começar a correr. É um processo, longo mas necessário. A cada texto seu, sinto que você pega na minha mão e fala “vem que estamos juntas”. Obrigada por tanto! Bjs

  9. Débora Aparecida Alves Martins

    Tenho um bebê de 4 meses, choro todos os dias porque me cobro demais na organização da minha casa.
    Eu estava realmente precisando ler isso ,porque culpo meu pós parto pela desorganização que minha vida virou tem dia que nem.a camisola tiro do corpo ,volto a trabalhar daqui a alguns dias e ainda não consegui criar uma rotina pra mim .
    Eu assumo esse compromisso comigo .

    1. Amiga, eu também me senti assim quando minha filha nasceu. Passamos por uma montanha russa hormonal no pós parto. Depois descobri que há um nome para isso: baby blues. Tudo isso passa tão rápido. Não se exija tanto. Faça o mínimo necessário e curta seu bebê.

  10. Que maravilha Thaís!
    Com certeza estou com você!
    Você tem sido minha inspiração nos últimos anos e tem sido transformador.
    Adoro suas dicas, inclusive de leituras, pois amo ler.
    Tive depressão e ainda luto com a ansiedade, mas, posso afirmar que,
    livros como “Atitude Mental Positiva”, “Celular, como dar um tempo”, “Como parar de se sentir uma *”, “Mude seus horários, mude sua vida”, “A arte do Silêncio” além dos seus três livros é claro, impactaram minha vida de forma profunda e significativa. Obrigada!
    Atualmente estou lendo ” O Ponto de Equilíbrio”, e igualmente amando!
    Parabéns pelo seu ótimo conteúdo, pois nos ajuda a ter mais perspectiva e felicidade nesse mundo de hoje, que infelizmente, está tão adoecido.
    Fico muito feliz por você, pois sinto que também está feliz nessa jornada de nos ajudar a viver com mais propósito.
    Grande abraço!

  11. Muitoooo interessante esse tema!!! Estou na reta final da segunda gestação, sabendo que uma grande mudança está por vir, sabendo que minha disponibilidade não será a mesma para mim mesma mas me comprometo a não me perder de mim… Post inspirador!!

  12. JULIA SUSAN FONSECA DE SOUZA

    Esse post reflete muito o que estou vivendo no momento Thais, inicie um processo de cuidado da minha saúde buscando ajuda de uma personal e uma nutricionista mudando completamente meus hábitos e estou colhendo os frutos e eu me identifiquei na musculação e principalmente na cultura do Whey protein rsrs.

  13. Acredito que seja um post divisor de aguas no vida organizada. Parece como diria o Steve Jobs que os pontos estão se ligando onde deveriam caminhar… Parabéns, adorei. =)

  14. Eu decidi assumir esse compromisso comigo mesma.
    Geralmente eu não escuto os sinais do meu corpo e mente, pois sempre estou ocupada demais para isso. Estou em um momento em que fui forçada a olhar para mim, minha ansiedade saiu do normal e virou TAG e Síndrome do Pânico. Estou aproveitando a oportunidade para rever tudo em minha vida, saber o que eu realmente quero e o que precisa ser prioridade para mim, que é meu bem estar. Obrigada pelo tema que não poderia vir em época melhor.
    Thais, admiro muito seu trabalho e agradeço por ele e por você existir.

  15. Muito obrigada pelo texto!
    Eu iniciei esse compromisso comigo mesma há pouco mais de um ano quando comecei a terapia com psicologo, e tem sido uma jornada dura, porém de descobertas e autocura.
    Tenho 21 anos, mas desde que me lembro sofro de ansiedade social, o que por muito tempo não estava claro e me assombrava.
    Compartilho isso, para lhe agradecer pelo seu trabalho maravilhoso que me inspira todos os dias, com seus textos e dicas. Seu conteúdo foi um acho incrível em 2018, que mudou minha relação com organização, planejamento de vida, e clareza.
    Sou muito grata!

  16. Texto escrito total pra mim!
    Sou gestante e estou aprendendo aqui no V.O dicas incríveis para auto-cura e a priorizar o que importa.

  17. Gratidão pela postagem. Tenho me comprometido comigo a comer mais comidas feitas em casa, mesmo que seja um bolo de chocolate. Tenho me sentido melhor assim, passado menos mal e por ai vai. Implementei diariamente uma xícara de chá e o paladar se acostumou tanto que tenho tomado puro… comecei a me exercitar também e tem me feito um bem danado.
    O desafio agora é me organizar de forma que eu consiga manter esses hábitos.

  18. Thais, super influenciada por você, estou lendo esse livro que vc indicou. Há uma semana dormimos melhor aqui em casa, e só passei 2 dias sem me exercitar pela manhã, motivo de chuva e tb uma gripe q me derrubou. Mas sem cobranças. Incrível como minha ansiedade diminuiu bastante, e só tive um episódio de pânico nesses 7 dias (o q já é um milagre). Obrigada!

  19. Olá Thais!
    O que vc falou é a mais pura verdade! Estou nessa caminhada de buscar mais saúde para minha vida, no sentido amplo da palavra saúde e vida, é uma busca mais que necessária em tempos atuais!

    Vamos juntos, sem dúvida!

  20. Parabéns, Thais, pelo post. Eu também estou em busca da minha autocura. Quanto mais pessoas estiverem pensando sobre esse tema, melhor. Muitos adoecem a partir do seu estilo de vida. Um texto muito importante! Um belo serviço de ajuda ao próximo. Obrigada!

  21. Obrigada por sua escrita tocante. Uma reflexão de profunda importância, mas com a sutileza necessária. Sempre sabemos o que é preciso fazer, mas sem esse olhar da autocura, do autocuidado, do amor em si mesmo fazemos por obrigação, e essa não é a melhor motivação.
    Seu texto é para ser sentido. Mexeu comigo.
    Estamos juntas! Obrigada!

  22. Acredito muito nas mudanças feitas por etapas. Foi assim q mudamos nossa alimentação em casa, para uma.comida natural, cada vez mais com menos industrializados, esse ano, um dos meus objetivos é realmente focar no autocuidado. Obrigada por este post.

  23. Na minha humilde opinião, esse texto é provavelmente um dos melhores e mais importantes que você já escreveu! Muito obrigada por tudo, você é muito importante no meu desenvolvimento.

  24. Muito bonito o post, maravilhosas reflexões. Estou em um processo de luto, perdi meu melhor amigo de forma muito trágica e meu mês de fevereiro foi bem ruim por causa disso e de outras circunstâncias que surgiram e pioraram meu ânimo como um todo.

    Pra mim, comer comida boa, comida de verdade, fazer meus vegetais bonitinhos, separar pra levar, tudo isso é essencial. Depois de um mês ontem eu consegui tempo e energia pra preparar minha comida e comer sem pressa, do meu jeito. Acordei cedo hoje, saí sem estar atrasada e todo o meu dia está melhor.

    Rotina é bom. Rotina é cuidado, carinho consigo mesmo que tudo esteja caindo. Sei que pelo meu momento as coisas vão estar mais bagunçadas que o normal, mas agora eu tenho a serenidade de me botar em primeiro lugar. Se algo tiver que ser feito e eu tiver energia pra uma coisa só, vou fazer pra cuidar de mim. Eu preciso, eu mereço e eu sou alguém melhor pra mim e pros outros quando faço isso.

    Gostei muito do post, várias ideias pra mim. ❤️

  25. Internada por tentativa de suicídio, consulta agendada no psiquiatra. Vinha já na terapia, mas tenho enfrentado processos muito dolorosos. Você não sabe o quanto ler “Esse momento tranquilo nunca chega se você não fizer da sua própria vida um processo ativo de autocura ” foi importante para mim nesse momento.
    Eu comecei a te seguir pela organização, mas cada vez mais tenho me visto nas tuas reflexões e elas tem me ajudado MUITO. Muito obrigada por tudo, Thais.

  26. Que post. Sou tão diferente de você – como todos 😉 -, mas muito inspirada pelas suas palavras. Tenho tomado chá por sua causa, inclusive. Obrigada, we need you!

  27. Que texto lindo! Muito obrigada por suas palavras e seu empenho em todas as coisas que vc faz! Sempre te admirei, mas esse texto foi além! Parabéns!

  28. Ótimo texto 👏👏 estou bem em busca disso, cuidar de mim, deixar de desculpas e também afastar pessoas que possam trazer a negatividade, o que também nos faz mal.
    Adorei o post dos chás, já é algo que está na minha rotina de saúde, minha mãe sempre influenciou muito com relação a chá e amo…agora vejo minha filha também criando o gosto :).
    Obrigada por compartilhar esse texto maravilhoso, nos dá um empurrão em busca do melhor.

  29. SOPHIA MARTINS OLIVEIRA SAITO

    Thais! Sigo o blog desde o comecinho, desde quando seu filho era bebê, recebo os posts por email e são raros os que não leio, mas não me lembro de ter comentado alguma vez!…
    Desse, não tive como fugir! Vim aqui só pra dizer o quanto vc é FODA, que o seu conteúdo é incrível, que esse texto ficou maravilhoso e eu já compartilhei com meu marido!!
    Obrigada, mesmo!!!

  30. Thais,
    Acompanho seu blog já há um bom tempo e, msm nunca comentando, sempre me identifico com suas análises, percepções, pareceres, idéias, pensamentos, propostas. Aliás, a cada dia me identifico mais.
    Venho passando por algumas situações bastante delicadas, sejam emocionais, profissionais, familiares e, principalmente (ou devido a todo o “resto”), de saúde (absurdamente precária). Tenho encontrado no seu blog muita inspiração e buscado uma “outra” vida, na verdade, um outro estilo de vida e, graças a vc, tenho tido insights maravilhosos.
    Agradeço de coração por compartilhar tanto, por doar tanto de você de forma tão generosa.
    Sucesso sempre!

  31. Eu assumo esse compromisso! Esse é um dos seus textos que mais me identifiquei. Aos poucos estou mudando, mas não é fácil. Por exemplo, sei que molho de tomate me faz mal, mas como os outros de casa comem e gostam eu acabava comendo e depois ficava ruim. Na última vez que comi, foi uma visita que preparou o almoço e para não ser mal educada eu comi, o resultado foi uma enxaqueca horrível no mesmo dia! O lado positivo foi que a partir desse dia não comi mais molho de tomate e pensem o que quiserem kkkkkkk, pois quem passa mal depois sou eu! São mudanças mínimas que fazem uma graaande diferença. Parabéns pelo seu trabalho! Sou sua fã!

  32. Coloquei auto-cuidado como foco do mês. Muito por influência dos seus conteúdos. Ler o VO já certamente faz parte dessa rotina. Obrigada, Thais!

  33. Kátia Regina Gomes Ferreira

    Eu já venho assumindo determinadas ações para melhorar a mim e consequentemente a vida tem mudado.
    Te sigo há um tempo. Tenho 2 livros. Mas como você mesma é de uma lucidez dilacerante, CADA UM TEM.O.SEU TEMPO. O meu tempo está iniciando agora. Um ponto de cada vez. Sem tanta autocrítica.
    Thais Godinho é uma pessoa real. Fala da vida real. Sem sensacionalismo. Agrega valor a mim todo dia.
    Obrigada. Saúde a você! A nós

  34. Thaís querida! Que sintonia! O compromisso já estava assumido! Me junto a você para me manter firme e não perder o fio da meada. Participei de uma palestra de ayurveda em novembro do ano passado na universidade onde trabalho e desde então tenho interesse em ler o livro indicado na palestra de Laura Pires “o sabor da harmonia” você já leu? Um dia desses vi resenha sobre o livro “mude seus horários e mude sua vida” também me interessei mas ainda não comprei e agora vi vc falar sobre ele tb me decidi a comprar. Por favor continue compartilhando seu auto cuidado que inspira a gente cada vez mais no caminho do despertar para o que realmente é importante! E que a vida é agora! Bjs

    1. Pode comprar “mude seus horários e mude sua vida” sem medo! Li recentemente também pela indicação da Thaís. Leitura fácil, calma e, acima de tudo, enriquecedora. Um verdadeiro guia para ter hábitos consistentes e que realmente te fazem bem.

  35. Ana Luisa de Oliveira Ribeiro

    ahhh Thais! Amei cada sugestão. Vou salvar e colar na minha geladeira para ler todos os dias!
    Como tenho a tendência de não me “dar esse tempo”.. de cuidar de todos, de tudo e não de mim…
    E quem sofre é meu corpo, físico, mental e espiritual..
    Mas 2020 é o ano dessa mudança. Começou no segunda semestre, com o meu processo de emagrecimento e agora será com o auto-cuidado, com a melhora, ainda maior na alimentação, no sono, na qualidade de vida, em geral!
    Durmo cedo e acordo muuuuuito cedo (não por vontade própria, mas acordo às 5h), e nos finais de semana, durmo, quando posso, até 11h. Meu cansaço é infinito.. Vou tentar acordar mais cedo também nesses dias, para ver se meu relógio biológico melhora…
    Muito obrigada por todas essas dicas. Vou ler o livro e estou no caminho..
    Beijo grande

  36. Priscilla Ribeiro Patricio

    Como eu precisava desse texto! Minha rotina está desgovernada. Tenho meu próprio negócio e para administrá-lo tenho trabalhado mais de 12 horas diárias, não tenho conseguido colocar as coisas em ordem na minha casa, e não tenho cuidado do meu corpo no que se refere a atividade física. Quero muito melhorar minha rotina. Obrigada por este blog tão incrível Thais.

    1. Oi Thaís! Embarquei nesse trem. Por influência sua, estou lendo o livro “mude seu horários, mude sua vida”, e comecei a colocar em prática. Dois dias no horário novo já fizeram uma diferença absurda!! Preenchi o questionário de dosha, comprei o livro de culinária. Próximo passo, cozinhar. Me deseje sorte! E continue compartilhando sua jornada nesse caminho 😉

  37. 🙋🏻‍♀️

    Texto maravilhoso, como você!
    Comprei o livro esses dias, chegou ontem e não vejo a hora do sábado chegar pra começar a ler!
    Grata por tudo até aqui.
    Abraço

  38. Olá querida Thais,
    Te acompanho a 5 anos e de lá até aqui sou grata por ter achado seu blog e ter tido uma mudança muito grande em minha vida após absorver seus conhecimento e dedicação passados a nós que lhe acompanhamos
    Inicio com você sim esse processo de rotina de alto Cura, é o que eu também estou precisando.
    Abri uma nota em meu evrnot para digitar uma nova rotina, com o nome de: Rotina de Autocura para a minha condição atual.
    E já encomendei o livro 🙂
    Na espera de cada compartilhamento seu sobre esse novo estilo de vida
    Obrigada!

  39. Já havia pensado ao longo desses 15 dias após ouvir da terapeuta que não é só questão de nutrição agora, que sei como melhorar minhas condições gerais de saúde física e mental… eu digo: EU QUERO E VOU ME COMPROMETER A CUIDAR MAIS DE MIM. Sem desculpas. Fazendo o que está ao meu alcance. <3

    Adorei o tema desse mês!

  40. Eu estou amando essas suas novas descobertas!
    Estava sacrificando minhas noites para compensar o que não conseguia fazer durante o dia. Resultado: estava sempre me sentindo cansada, andava mais estressada, sem paciência… comecei a ler você falar de sono e um monte de “coincidências” vieram na sequencia. Conheci uma pessoa que com 42 anos de vida teve um mini AVC por causa de estresse e noites mal dormidas, iniciei a leitura do livro Poder da alta performance do Brendon Burchard onde ele bate nessa mesma tecla e por fim (por sua causa) comecei a seguir o Matheus do Vida Veda que fala disso o tempo todo rs. Então resolvi mudar minha rotina de sono e na primeira semana já me senti diferente. Realmente tudo muda quando você começa a olhar pra dentro e focar no que importa de verdade.
    Obrigada! e com certeza estamos com você nessa jornada 🙂

  41. Que lindo, Thaís!
    Lembrei de um dos seus textos, que é um dos meus preferidos: Fazer do dia-a-dia suas férias!
    Por que esperar as férias para comer um bom café da manhã, dormir com um travesseiro confortável?
    Amei suas dicas sobre a rotina de autocura!
    Obrigada por compartilhar seus aprendizados!

    1. Que post maravilhoso ❤️
      Estou há alguns anos digerindo a ideia de me curar de muitas dores e de coisas, sendo a desorganização a principal delas, mas 2020 com certeza está sendo o ano da mudança pra mim. E pode ter certeza que cada livro, texto, vídeo ou áudio no Telegram seus me inspiram muito, mas muito mesmo e me ajudam em como fazer essa autocura em tudo. Texto maravilhoso, estou com você.

  42. Olha te acompanho há anos e hoje ao ler esse texto me emocionei mesmo. Sinto que você chegou num ápice de empatia e dedicação para fazer a vida das pessoas melhor. E isso é fantástico. Obrigada por nos inspirar. Eu estou contigo!

  43. Thais, obrigada por esse texto. Tenho vivido um extenuante sofrimento emocional por questões de trabalho e pela minha pesquisa de doutorado. Vim aqui indicada por uma amiga do curso. Você é inspiradora. Assumo o compromisso de me cuidar e ser mais compassiva comigo.

  44. Maravilhoso, estou nessa jornada de auto-cuidado e por vezes me vejo deixando pra depois coisas que eu sei que poderiam me ajudar agora. Obrigada por me relembrar disso. Queria saber quais são os livros que mais te ajudaram nessa sua rotina de auto-cura, se você puder indicá-los 🙂 Abraço

  45. Sempre inspiradora!
    Acredito que temos de fazer nosso melhor para nós e para o mundo, mas dentro de nossas possibilidades, e pronto. Às vezes podemos mais, em outros momentos, menos.
    Mas a culpa não ajuda. Já temos tantos desafios. E ninguém tem a mesma vida. 🙂

  46. Tem feito total sentido pra mim, até porque no ano passado fiquei doente várias vezes. Tenho tentado montar uma rotina, mas tenho achado muito difícil segui-la, mas acho que o negócio é ir tentando, cada dia uma coisinha até ver o que realmente de bom tem vindo disso, Tenho adorado os seus posts!

  47. Thaís,
    Quero te agradecer por esse lindo e motivador texto.
    O mais difícil é, de fato, conscientizar e se comprometer. Dessa vez conseguirei!

  48. Thaís que volte para você todo esse sentimento de gratidão por você partilhar seus pensamentos conosco. Eles nos ajudam sobremaneira…nos ajudam a voltar pra dentro, olhar para nossa vida…muito obrigada, muito a te agradecer.

  49. Thais amei seu post … vem muito de encontro nas mudanças que preciso e quero em minha vida … a gente sempre fica à espera de algo como vc mesmo disse … e na verdade a hora é agora . Estamos com passando por transformações, muitas mudanças aconteceram quando essa tempestade chamada covid 19 passar … espero conseguir colocar e tirar do papel as mudanças … mais só por hoje já me senti mais comprometida comigo após ler seu texto . Obrigada bjs

  50. Olá ! Agradeço por você compartilhar conosco todo conhecimento adquirido em diversas áreas ao longo de sua vida. Estou conhecendo hoje sua página e até já fui ao Instagram para te seguir.
    Gostei muito do texto, faço terapia e estou sempre buscando formas de aprender a me cuidar até mais do que cuido do outro, porque vou sempre me deixando para trás.
    Gratidão Thais.

  51. Pingback: Como está a sua rotina? – Claudia Pires

  52. Pingback: Uma rotina para autocura – Minha História

  53. eu assumo esse compromisso. Tenho estado com frequentes crises de ansiedade e tb conheço a ayurveda(até fiz tratamento 2x), mas com a correria do dia a dia me deixei lado. O fato é que agora a ansiedade tem pesado muito e sinto que preciso cuidar mais de mim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *