Pular para o conteúdo

O que é rotina

Eu escrevo sobre rotinas há muitos anos aqui no blog e já trouxe algumas definições que até acabaram se tornando padrão para mim. A principal é dizer que rotina não tem a ver com horário, mas com consistência, com frequência, com sequência, com ritmo.

Praticamente todos os dias recebo uma variação da mesma pergunta: o que você faz quando algum imprevisto abala a sua rotina? E gente, a coisa mais importante de todas que a gente tem que ter em mente é que uma rotina abriga inclusive imprevistos. Imprevistos fazem parte da rotina. Uma rotina não é composta apenas por atividades planejadas, mas por atividades planejadas, atividades não planejadas e atividades de organização, reflexão e planejamento (quem diz isso é o tio David, não eu, mas reforço urgentemente). Se para a sua rotina você não está levando em consideração esses outros tipos de atividades, isso é uma falha de percepção, não da rotina em si.

Outro ponto essencial aqui. Uma boa rotina muda para se ajustar às suas necessidades. Você desenvolver o hábito de estar consciente o tempo todo (o tal mindfulness) vai tornar fácil de perceber quando algo está errado e precisa de ajustes. Opa, hoje acordei com dor de estômago. O que posso mudar no meu dia para melhorar? Não dormi muito. O que posso fazer? Está frio. Talvez não seja uma boa almoçar salada fria. Sabem? Umas coisas que eu diria que são até meio simples mas que refletem uma relação de olhar para dentro, não para fora. Estou lendo um livro sobre ayurveda no momento (da Márcia de Luca) em que ela afirma o tempo todo que o referencial nosso deve ser o de olhar para dentro, não pra fora. Que as doenças e problemas surgem quando a gente perde essa unicidade (que vem de olhar para dentro). E eu concordo muito com isso porque muitas vezes podemos passar um dia inteiro ignorando sinais. Se eu estou com dor de cabeça, meu corpo está me dizendo algo. Se eu ignoro isso porque preciso trabalhar, a coisa tende a piorar.

E é claro que a solução não é “não trabalhar” quando você está com dor de cabeça. Em uma condição ideal talvez até fosse, e seria muito legal se você pudesse. Mas, se você não puder, é o tentar observar o que está acontecendo com você que está te dando dor de cabeça. Dormiu mal? Será que é a visão? Estresse? Falta de água? Podem ser tantas coisas. À medida que você for se conhecendo você vai aprendendo mais o que pode e o que não pode ser. Entendendo o problema, consegue ir na solução.

Eu acho assustador como a gente se acostumou a simplesmente tomar um remédio quando está com dor de cabeça, como se fosse um botão que a gente aperta e resolve o problema. O remédio ataca o sintoma, mas não a causa. De nada adianta tomar o remédio e não procurar saber o que está causando a dor de cabeça (e ainda pode causar problemas no estômago em seu uso excessivo).

Sempre, sempre vou dizer para você fazer acompanhamento médico com regularidade porque eu não sou médica e tenho responsabilidade. Meu blog traz apenas o meu aprendizado, a minha experiência e as minhas percepções.

Sua rotina hoje pode ser diferente da rotina de amanhã. Quando nosso filho nasceu, minha rotina se resumia a ficar bem para cuidar dele. Na semana seguinte, eram necessidades diferentes. Não adianta eu estabelecer um “padrão” e não ajustá-lo à medida que as coisas vão acontecendo e mudando. A maior característica da rotina então é ser mutável e personalizada de acordo com as suas necessidades. Por isso não adianta você vir aqui, ver a Thais tentando acordar 5h da manhã, e comentar “isso é impossível para mim”. É você abrigar a experiência do outro com empatia e regozijo e pensar: como eu posso me sentir bem com o meu momento de acordar? E por que me incomoda tanto que uma pessoa acorde em um horário diferente da maioria? Tudo é auto-conhecimento.

Vou falar sobre o sono nos próximos posts, pois para mim é a questão central. O que mais “pegou” no meu pós-parto foi o fato de não dormir direito. Até hoje, se mudo minha rotina de sono, isso estraga meu dia seguinte, baixa minha imunidade, dá dor de cabeça etc. Como costumo dizer, a única dica de produtividade que dou é: durma horas suficientes. milagre da manhã é acordar depois de um sono restaurador.

O que eu quero que você apreenda deste post:

  • Que rotina não tem a ver com horário, mas com ritmo, sequência, consistência;
  • Que a rotina deve ser personalizada para as suas necessidades, e esses ajustes são diários, momento a momento;
  • Que não existe rotina sem auto-conhecimento, pois o que você perceber na sua vida você já deve providenciar “coisas” para ajustar;
  • Que a rotina que funciona hoje provavelmente precisará mudar para funcionar em outros momento;
  • Que uma rotina abriga não apenas atividades já planejadas, mas imprevistos, coisas que surgem, além das suas atividades de organização, o tempo que você dedica para cuidar das suas “coisas”;
  • Que você não deve comparar a sua rotina com a do coleguinha, porque cada um tem a sua vida e o seu universo particular, e está em um momento de vida que envolve mil acontecimentos, experiências, privilégios e condições;
  • O sono é o norteador da sua rotina.

Uma pergunta a se fazer neste momento é: como tenho lidado com os tópicos acima com relação à minha rotina? Como está o meu sono? Eu comparo a minha rotina com o referencial dos outros? Vejo imprevistos e atividades não planejadas como algo “fora” da minha rotina?

Poste o resultado dessa reflexão nos comentários, se quiser. 😉

Autor

15 comentários em “O que é rotina”

  1. Gabriela D’Albuquerque

    Thaís, excelente texto, como sempre. Sou aluna do Organize-se e claro que todo o curso está mandando minha percepção do todo, mas diria que principalmente individualizar sobre as minhas reais e próprias necessidades. Por exemplo, para mim funciona acordar cedo e cuidar das minhas coisas antes de começar a trabalhar – tenho negócio próprio- então eu só controlo meu tempo até o momento que entro lá, pois depois não sei mais o que vai acontecer. Então, pra mim funciona logo de manhã organizar o meu dia, checar e-mails, fazer atividade física, tomar um café da manhã e sair de casa com a cabeça focada no que tenho para fazer. Tentei não começar o dia assim, mas depois não arrumo mais tempo e me sinto atropelada o dia inteiro e eu odeio essa sensação. Tentei também fazer isso pela noite, mas descobri que a única coisa que funciona pra mim é chegar em casa, desligar do mundo com meu cachorro e meus livros, dormir cedo. No outro dia, estou pronta para o que vier. Em resumo: encontrei paz quando descobri que minha rotina é estar preparada para os imprevistos.

  2. Nossa, quando não durmo o suficiente, me sinto até meio deprimida. Já tive uma briga séria (para mim) com meu marido, pensei em divórcio… muito brava, me fechei no quarto e acabei dormindo, era umas 11 horas da manhã. Quando acordei, lá pelo meio-dia, tudo tinha entrado em perspectiva, eu não estava mais com raiva (nem queria me separar)! Nossa filha era muito pequena e eu estava sobrecarregada! Imagine só se eu não tivesse tirado esse cochilo involuntário! rs
    Realmente, o sono deve ser o norteador da rotina, sem dúvida!

    Abraço!

  3. Melhor frase: “O sono é o norteador da sua rotina.”. Fundamental entender que seu bem-estar deve nortear toda a programação do dia, incluindo imprevistos, principalmente para quem tem filhos pequenos que ainda não dormem bem! Obrigada Thaís!

  4. Nossa, de verdade parece que esse post era tudo que precisava ler, durante uns 3 anos onde tento ter uma rotina perfeita e me frustro repetidamente ao falhar, me baseando em rotinas de blogueiras e influenciadoras. Tentar fazer esse tipo de mudança no dia a dia sem esse conhecimento que ganhei agora é, fazer uma assinatura mensal de fracasso. Obrigada.

  5. Ual! Como eu precisava ler esse texto! Abriu totalmente a minha visão em relação a minha rotina que precisa ser mudada já! Muito obrigada 💖

  6. Olá! Tô adorando ler suas páginas! Obrigada! Encontrei vc e estou me identificando muito, tenho pensamentos parecidos! Encontrei no MINIMALISMO a minha paz! Comecei a estabelecer meus horários pelas horas dormidas, mínimo 5 horas e tem que ser 1 vez na semana só. Meu organismo precisa de 7 horas. Sono norteia a vida da gente e acordo de manha, executo minhas tarefas e depois das 17 horas eu começo a planejar e pensar na minha noite de sono de novo!

  7. achei bem legal oque ela escreveu , vou começar a fazer isso , e vamos ver se vai me ajudar durante a semana

    aplicativos geralmente ajudam no dia a dia ? ]

    thais comecei a ver as suas coisas agora , vc tem livros ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *