Pular para o conteúdo

A pessoa que eu quero ser em 2020

Quando eu escrevi esse post em 2016, minha vida estava em uma configuração muito diferente. É quase inacreditável o quanto eu mudei e, ao mesmo tempo, todas essas mudanças nasceram da reflexão que eu fiz naquela época. Por isso acho importante fazê-la. Algumas mudanças levam tempo – até anos – mas só de começar a pensar a respeito a gente já começa a colocar as energias em movimento.

Recomendo fortemente que você faça uma pausa da leitura deste texto de hoje e leia esse texto que escrevi no final de 2016. Ele será importante para o entendimento do que vou escrever a seguir.

Sempre é uma boa hora para revisar a missão pessoal. Aqui vai a revisão da minha:

Ser uma pessoa criativa, leve e bem-humorada por meio da escrita, da conversa e do ensino, para deixar um legado ajudando as pessoas a encontrarem os seus dons e, com eles, planejarem suas vidas e fazerem acontecer com coerência e significado em todas as suas atividades e projetos.

Quando eu penso em 2020 – e toda vez que eu faço um planejamento anual – é impossível desvincular de um planejamento maior, que inclui essa missão pessoal. Será que as minhas atividades atuais estão contribuindo com essa missão? O que mais eu preciso fazer? O que não preciso fazer? É um trabalho muito artesanal, de refinamento.

Revisar “todo o horizonte 5“, que é o que a gente aprende no GTD que tem a ver com quem a gente é de verdade, o que realmente importa, é a revisão que mais traz a gente para o nosso eixo. Não tem necessariamente a ver com objetivos concretos e projetos pontuados, mas com uma expressão maior no universo. Algo que você é e faz independente das atividades atuais. Pelo menos para mim é assim.

Quando eu paro para pensar “na pessoa que eu quero ser em 2020”, sei que isso faz parte de toda uma construção que não envolve necessariamente uma separação ano a ano, mas de se entender no sentido de: o que aprendi sobre mim nos últimos anos que me permite ser cada vez mais a pessoa que eu sou agora e que eu quero ser daqui em diante?

Eu gosto muito da ideia que eu trouxe no outro texto quando digo que tempo e distância não importam – a direção é mais importante que a velocidade. Continuo acreditando nisso fortemente. Não se trata de uma corrida, mas de uma escalada, talvez. Que tem pontos tranquilos mas também tem obstáculos. Que cansa, mas também motiva. Ter uma imagem clara – e lembrando sempre que a clareza dessa imagem está condicionada às circunstâncias limitadas que conhecemos hoje – é o que vai te ajudar a ter um pouco mais de perspectiva, que vai te ajudar a enfrentar situações difíceis no seu dia a dia, e também a tomar decisões que te levarão a estados de vida diferentes daqueles que você tem hoje.

Quando eu trago um post que tenha essa provocação de te perguntar quem é a pessoa que você quer ser em 2020, meu intuito é apenas encorajar uma reflexão saudável sobre essa construção que você está fazendo de você mesma/o.

  • Tudo o que você acha que não tem mais nada a ver com você e que você quer tirar da sua vida
  • Tudo o que você acha que tem tudo a ver com você e que você quer trazer mais para a sua vida

Novamente: talvez você não consiga implementar todas essas mudanças de imediato, mas as respostas que você obtiver a partir desse exercício já podem te ajudar a saber para onde você quer direcionar a sua vida daqui em diante. E, como eu disse naquele outro post, de 2016: qualquer mudança em direção à sua essência já trará um impacto gigantesco à sua vida como um todo, porque é um tijolo sobre o outro que você está colocando (ou, se quiser seguir na analogia da escalada, um passo após o outro).

A parte tática do planejamento – aquele em que você faz planejamentos, desenha cronogramas etc. – é puramente técnica. Mas a parte estratégica, que na verdade é o que importa, você não pode atribuir técnica nem delegar para ninguém. É um raciocínio pessoal, um processo íntimo de reflexão, que só você pode fazer. A grande pergunta é: você está fazendo?

Autor

17 comentários em “A pessoa que eu quero ser em 2020”

  1. Excelente reflexão! Como sempre….e eu anotando tudo, relendo depois, venho nesse processo contigo há uns dois anos e melhorei muito!Obrigada pela doação, pelo respeito com seus leitores!

  2. Excelente. Fazer este curso de “Planejamento de Vida” com você em 2019 foi essencial para refletir sobre minha missão (a qual ja conhecia, mas nunca tinha colocado no papel) e sobre o tema escolhido para este ano. Você é demais!!! Sua fã sempre.

  3. “o que aprendi sobre mim nos últimos anos que me permite ser cada vez mais a pessoa que eu sou agora e que eu quero ser daqui em diante?”
    Mas a parte estratégica, que na verdade é o que importa, você não pode atribuir técnica nem delegar para ninguém. É um raciocínio pessoal, um processo íntimo de reflexão, que só você pode fazer. A grande pergunta é: você está fazendo?
    qualquer mudança em direção à sua essência já trará um impacto gigantesco à sua vida como um todo, porque é um tijolo sobre o outro que você está colocando (ou, se quiser seguir na analogia da escalada, um passo após o outro).”
    já impresso para ler todos os dias : como lembrete – Obrigada sempre

  4. Gosto muito desse tipo de reflexão e leitura pois me coloca frente a tudo o que já se transitou na minha vida nesses anos todos desde que “descobri” o Vida Organizada, desde que comecei a me preocupar com a organização da minha vida, com as direções dos meus passos, desde de que comecei a explicitar pra mim mesmo quem eu posso ser.

    A tudo isso, sempre, muito obrigado.

  5. Nossa, como a leitura dos textos no seu blog tem me inspirado a buscar o meu melhor, como um todo. Parabéns pela sua doação para com o outro. Admiro muito seu trabalho e sou sua seguidora. Sou professora, faço doutorado e estava um pouco desmotivada, mas suas reflexões tem contribuído para eu repensar minhas ações e pensamentos diários…

  6. Thais,
    Novamente eu agradeço por essa reflexão!
    Meu 2020 começou de um jeito totalmente diferente, graças aos seus posts e vídeos que me encorajaram a reflexões mais profundas, estou mais conectada comigo mesma e deixando ir cada vez mais coisas que não tem mais a ver com a minha essência.
    Eu agradeço de coração!

  7. Oi Thais,

    Concordo muito e mudei também varias coisas dentro do meu estilo de vida, uma das minhas prioridades é a saude, implementei de vdd acordar no primeiro despertar e conseguir sair da cama, estava com pessimo habito.
    Isso é um exemplo de como eu gostaria que as coisas funcionassem e inclui desde separar minha roupa com atecendencia dormir cedo e desligar as telas. horario da janta e tudo mais.

    Porém acredito que cada vez que eu me torno mais organizada e consciente do que desejo tenho me afastado de meus pais que estão chegando a idade de 60 e poucos já que costumam deixar tudo por ultimo ou sempre tem mais uma coisa para ser lembrada ou feita de ultima hora.

    Não conseguem seguir um horario de almoço que meu pai segue o habito de se trancar no banheiro, nao conseguem sair com agilidade por uma questão de TOCs de checagem. Rotina desestruturada. sei que ambos se entendem mas sinto estress ao conviver com eles dessa maneira.

    Sei que um dos motivos é por não ter tido experiencias ao longo de toda minha vida com pessoas idosas pois naoc convivi com nenhum dos meus avos.
    Queria que você falasse um pouco sobre isso se possivel e como equilibrar essas areas minhas de organização e cosnciencia com pessoas tao diferentes nesse aspecto.

  8. Thais, boa tarde!
    Seria possível informar os dados do curso cujo exercício de PNL lhe fez entender quem você quer ser ou o que de fato você realmente quer? Este é um dos meus maiores desafios e adoraria poder passar pela mesma experiência que você!
    Agradeço desde já.

  9. Voltar aqui no blog pra aprender, pra tentar mais uma vez, pra conseguir dessa vez…faz parte da pessoa que eu quero ser em 2020. Obrigada! Descobri esse “lugar” em 2o12, e desde então eu volto pra aprender a ser uma versão melhor de mim mesma.

  10. Thais, boa noite!
    Qual foi o curso de coaching que você fez que continha os exercícios de PNL? Também estou em busca de descobrir o que realmente quero…
    Obrigada desde já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *