Pular para o conteúdo

Preparando a casa para o verão (2019)

Como moro em São Paulo, para nós faz sentido preparar a casa em algumas épocas do ano. O calor é uma delas, especialmente porque chove bastante e moramos em um sobrado que tem algumas questões.

Um tema que costuma entrar em pauta nas casas de modo geral, nessa época, é a arrumação para as festas de final de ano, especialmente nas casas de famílias que recebem pessoas de fora. Mas eu gosto de pensar não apenas nas festas, mas também na chegada do verão como um todo. Existem algumas coisas legais de se fazer na casa para que ela passe por esse período nos abrigando bem.

Este ano, não faremos as festas em casa, mas mesmo assim eu gosto de receber amigos e parentes em outros momentos, pois acho que essa época favorece qualquer tipo de festinha. 🙂

Faxina

Eu amo amo amo fazer uma mega faxina antes do ano novo. Eu também me sinto mais disposta para as atividades domésticas nessa época, especialmente as que envolvem água! Então uma coisa que é meio tradição já de fazer naqueles dias que antecedem a virada do ano é essa super faxina, esfregando tudo, com música alta e muita alegria para renovar as energias.

Gosto de dedicar um dia para isso, mas antes é necessário fazer um destralhamento.

Destralhar

Destralhar é uma coisa que já fazemos regularmente por aqui, mas eu gosto de aproveitar alguns momentos antes da virada do ano para destralhar antes da super faxina. Este ano, estamos revendo várias coisas, pois vamos mudar o escritório entre janeiro e fevereiro, então vamos separar algumas coisas para levar para o novo espaço.

Providências

Acho que o principal ponto a ser observado é: como a casa pode ficar mais fresquinha? O verão no Brasil, como vocês bem sabem, pode ser de rachar! A nossa casa hoje felizmente tem piso de pedra (ardósia, cerâmica e cimento, variando pelos cômodos), o que já ajuda bastante. Mas eu gosto de ir além e substituir cortinas por tecidos mais leves, além de tirar alguns tapetes e usar roupa de cama mais fresquinha. Isso também se reflete nas cores. No calor, prefiro usar toalhas e roupas de cama claras, geralmente branquinhas mesmo. Não sei por que, mas para mim parece que a sensação de frescor aumenta.

Acredito que o que faça diferença também sejam as alterações na nossa rotina. Alguns pontos que eu observo com a chegada da época mais quente do ano:

  • sempre temos água gelada na geladeira
  • sempre temos suco na geladeira
  • compramos e consumimos mais frutas
  • colocamos frutas no congelador para sorvetinhos mais saudáveis
  • sempre temos cerveja, saquê e vinhos brancos/rosês na geladeira para as visitas
  • comemos mais salada
  • costumo lavar mais roupas, porque suamos mais
  • eu parei de passar roupa em casa (não ligo de usar roupa sem passar e, quando é realmente necessário, lavo na lavanderia)
  • sempre tem incenso perfumando a casa
  • as janelas ficam bastante tempo abertas
  • velas de citronela ajudam no controle dos mosquitos
  • ventiladores a postos

Outro foco de atenção nessa época do ano são as chuvas. Vedamos as janelas, deixamos panos e toalhas sempre à mão, caso entre água em dias de tempestade. Precisamos sempre ficar de olho com um pouco mais de cuidado que o usual, nas outras estações. Estamos resolvendo um problema na nossa caixa d’água também, que transbordou algumas vezes.

Decoração

Eu também gosto de mexer na casa entre uma estação e outra não só fazendo aquilo que comentei acima como também mexendo um pouco na decoração. Pintar uma parede ou reformar algo.

Reformamos a casa no ano passado, então nosso foco agora está em fazer alguns ajustes aos poucos. Estamos reformando a garagem, que vamos continuar agora no verão, e também estamos finalizando algumas coisas na cozinha (farei o tour dela quando finalizarmos!). Comprei uma ilha na black friday e estou super ansiosa para ela chegar! Tem várias coisinhas legais que estamos mudando nela, especialmente porque agora tenho passado mais tempo lá, cozinhando (adoro! é minha terapia!).

Festas

Pensando nas festas, a única intervenção que fazemos é montar a árvore de Natal e colocar uma guirlanda na porta, por causa do Paul. Não fazemos mais nenhum tipo de decoração, mas pode ser que você curta, então fica a ideia. As festas não serão em casa desta vez, então não temos qualquer preocupação maior nesse sentido.

Visitas

Sobre as quantidades de coisas para visitas. Nossa casa atende quem mora e vive aqui diariamente, não as visitas que aparecem de vez em quando. Tendo isso em mente, nós reduzimos muito a quantidade de coisas que temos que sejam para visitas.

Acho que o que tem tendência a gerar mais volume são as louças mesmo. Aqui em casa estabelecemos que nosso limite para receber bem é de até oito pessoas. Mais do que isso, melhor arrumarmos outras soluções. Então temos oito cadeiras, oito pratos, oito taças, oito talheres de cada tipo etc. Para mais de oito pessoas, acreditamos ser melhor fazer em um restaurante ou lugar diferente qualquer tipo de encontro. Isso nos ajuda a organizar os eventos também.

Enfim, gosto de mudar a dinâmica da casa em alguns períodos do ano, e a chegada do calor impacta bastante em casa (chuva, abafamento, alimentação etc). Anualmente tenho criado um post contando um pouco como temos feito porque acho que é uma informação útil que ajuda a organizar a rotina da casa. Espero que goste. <3

Autor

1 comentário em “Preparando a casa para o verão (2019)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *