Pular para o conteúdo

Como foi a minha banca de qualificação do mestrado

Muitos leitores têm me pedido para escrever e falar mais sobre o meu mestrado, mas o fato é que não tivemos muitas mudanças desde a última atualização. Sempre escrevo quando tenho novidades ou uma nova maneira de fazer as coisas. Neste segundo semestre do ano, me dediquei à pesquisa em si, para qualificar. E isso aconteceu na última sexta-feira.

Já escrevi um texto bastante importante aqui em que falo sobre como é a experiência de conciliar um mestrado com o gerenciamento de uma empresa. Não me dedico 100% à vida acadêmica. Logo, meu tempo é outro, e estou completamente ok com isso. Não me pressiono por coisas à toa, que não precisam ter essa pressão. Cada um tem suas características de vida e prioridades, além do seu próprio tempo.

Pretendo escrever um post, quando terminar o mestrado, falando sobre tudo o que eu faria diferente, pois teria feito VÁRIAS coisas de maneira diferente agora que já passei por elas e acredito que o post possa ajudar outras pessoas. Todo o cronograma até a qualificação é uma dessas coisas.

Para você entender o processo, a qualificação é o momento em que a banca analisa o seu trabalho e dá um feedback sobre a sua pesquisa, com orientações para a sua defesa. Se seu trabalho for qualificado, você pode prosseguir. Na minha faculdade, depois da qualificação eu tenho até 60 dias para depositar a dissertação final. No meu caso, será 13 de fevereiro. Então, depois da qualificação, eu conversei com o meu orientador para saber que observações são válidas para aplicar e quais não são. Isso é muito importante. Os professores falam MUITA coisa. Fiquei até meio zonza. Então o papel do orientador é essencial para te ajudar a ter foco.

Minha qualificação foi muito tranquila. Eu gostaria de ter qualificado em outubro, mas não foi possível. Tive algumas questões técnicas com o documento e optamos (meu orientador e eu) por não qualificar naquele momento, então ficou para dezembro. E tá tudo bem. Fiquei meio frustrada num primeiro momento. Deu até uma “ressaca acadêmica”. Mas isso foi bom porque me permitiu descansar um pouco, aliviar a pressão e gerar um certo distanciamento da pesquisa, o que me fez voltar com uma energia melhor.

Preparei uma apresentação simples para me guiar no dia da qualificação. Fiquei bastante ansiosa um dia antes e no dia em si, o que é bastante incomum para mim. É que o mestrado me tira DEMAIS da zona de conforto (o que acho muito bom). Mas foi divertido me observar nesses momentos.

Minha apresentação durou entre 10 e 15 minutos e serviu apenas para apresentar pessoalmente o que já estava descrito no relatório de qualificação que os professores receberam algumas semanas antes. Depois da minha fala, cada professor trouxe suas observações e recomendações. Eu gravei o áudio, mas fiz muitas anotações. Depois, eu saí da sala e eles discutiram se meu projeto estava aprovado, e estava. 🙂

O próximo passo agora é realizar algumas leituras focadas e finalizar a escrita da dissertação, o que farei em janeiro. Meu professor volta de férias dia 27/1, então entregarei o documento para ele, que revisará e provavelmente vai propor alguns ajustes. Farei e então entregarei as cópias na secretaria até o dia 13/2. Depois disso, meu professor orientador tem até 60 dias para marcar a defesa, e então finalizamos.

Estou tirando alguns dias de folga, especialmente mental, e não farei qualquer tipo de leitura técnica nesse momento. Acho isso essencial para conseguir voltar e focar na escrita, em janeiro.

Pretendo escrever outros posts sobre todo esse processo quando ele for finalizado, pois isso me dará uma visão mais abrangente para trazer dicas e experiências para vocês. Caso você queira que eu fale sobre algum aspecto específico, por favor, deixe um comentário. Obrigada!

Autor

4 comentários em “Como foi a minha banca de qualificação do mestrado”

  1. Olá Thais.
    Se puder, podes falar mais sobre os processos do mestrado?
    Sei que você já postou vários conteúdos relacionados, mas algo que seja um roteiro de como monta-lo.
    Obrigada 🙂

  2. Que legal, Thais. Minha qualificação foi dia 13/12 e é um pouco diferente. a gente apresenta trabalho, com banca e alunos assistindo… É muito tenso, mas depois disso temos 6 meses para entregar a dissertação. Eu achei mais legal o jeito que foi a sua.

  3. Tamiris Vilas Bôas da Paixão

    Olá Thais, eu iniciei o meu mestrado na Universidade Federal de Minas Gerais no início de 2019 e desde então tenho acompanhado todos os seus textos sobre o tema. A minha qualificação ocorreu no dia 26 de novembro (também gravei as considerações da banca e também me senti zonza ao final. Realmente, os professores falam coisa DEMAIS, senhor!!) e agora, ao longo do ano de 2020 preciso escrever a dissertação. Se possível, gostaria que você escrevesse sobre a sua experiência com a escrita do trabalho, algumas dicas e o que você faria diferente. A minha defesa deve ocorrer em março de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *