Meu lema para 2020

30
5397

Eu venho, há alguns anos, definindo um lema para cada ano. A ideia é ter um princípio que me norteie ao longo dos meses e que parece fazer sentido de acordo com o momento de vida que eu estou vivendo, mas também diz aquilo que eu quero para mim no ano corrente.

Confira o meu lema para 2018
Confira o meu lema para 2019

Vejo o lema como um princípio que deva me guiar ao longo do ano. Nos anos anteriores, ter esse lema era como se eu tivesse escrito um recado para a Thais do futuro, sabendo que ela passaria por situações desafiadoras, e o lema serviria inclusive como parâmetro de decisão.

Por diversos motivos, decidi que o meu lema para 2020 será investir mais no que é meu. Confiar mais no meu próprio trabalho.

Desde sempre eu trabalho para outras pessoas. E não me leve a mal: ainda hoje, tenho parceiros profissionais fantásticos com os quais adoro trabalhar e me relacionar. No entanto, muitas vezes eu deixei o Vida Organizada de lado para atender interesses de terceiros, e se eu deixar o Vida Organizada de lado, quem cuidará dele? Ninguém, só eu mesma. Por esse motivo eu tomei uma série de decisões este ano para que eu cuidasse da minha empresa de perto e investisse mais em muitas iniciativas bacanas que eu já tinha criado.

Continuarei com as mesmas parcerias, mas o meu lema servirá como parâmetro para tomar decisões, quando decisões precisarem ser tomadas. No âmbito de priorização mesmo.

Envolve não apenas a empresa, mas o meu ecossistema como um todo. Priorizar filho, marido, mãe. Sabe? Porque a vida passa, e eu não quero ficar estressada nem deixar de estar com as pessoas que eu amo.

Felizmente eu me vejo em uma configuração que me permite olhar para uma Thais que tem um blog, livros publicados, um canal com quase 70 mil pessoas no YouTube, 90 mil seguidores no Instagram, certificações, um mestrado sendo finalizado, e com tudo isso existem muitas oportunidades pessoais e profissionais, e eu preciso ter foco para trabalhar naquilo que é 1) prioridade e 2) só eu posso fazer.

Recusei algumas propostas de trabalho que pareciam incríveis neste semestre simplesmente porque eu teria que abrir mão do meu tempo com o Vida Organizada para cuidar delas. Não se trata de faturamento simplesmente, mas de plenitude. De estar trabalhando em algo que é meu. De refinar esse trabalho, que é artesanal.

Entre o final de 2018 e o início de 2019 muita coisa aconteceu. Nos oito meses entre fevereiro e outubro de 2019 uma série de outras aconteceram, em graus diferentes. Mas todas elas me abriram os olhos para o que eu devo priorizar porque apenas eu posso fazer. E é um exercício incrível de desapego fazer isso, porque na verdade meu papel é formar pessoas que possam fazer coisas que eu faço, mas que não são exclusivas minhas.

Preciso confiar mais no meu trabalho, no que eu sei, que me fez ver que nada se compara a investir em algo que é uma construção de anos que você está compondo. Tenho três livros publicados, um método desenhado, me tornei pesquisadora e palestrante. Preciso acreditar cada vez mais em mim e investir energia nisso. Terapia ajudou pacas e ainda ajuda.

Tenho toda a força de um Ano 1 na numerologia para me impulsionar em todas esses frentes desde já, sem esperar o ano que vem, e é o que eu tenho feito. Mas ter isso como lema do meu ano novo será simplesmente um lembrete desse momento feliz e claro que estou vivendo agora, pois é nos momentos mais escuros que a gente pode se esquecer de quem a gente realmente é. Deixe o seu eu do passado te resgatar.

30 comentários

  1. Meu lema em 2020 será ” Corpo são e mente sã” Fiquei doente muitas vezes esse ano e me descuidei totalmente da minha alimentação e meu peso. Estou com o maior peso que já estive na vida e isso já está dificultando a minha mobilidade, além de destruir minha auto estima o que gera doença na minha mente e virá um ciclo porque coloco na comida a minha resolução de problemas. Então, a minha área da vida que será meu foco em 2020 é saúde pq está afetando várias outras áreas da minha vida.

  2. Que alegria este post Thais! Te acompanho há anos e tenho certeza que toda essa energia que você está colocando no seu projeto de Vida Organizada só renderá bons frutos! E mais feliz ainda porque quem ganha com tudo isso somos nós, seus leitores! Sucesso!

  3. Olá Thais, tudo bem !
    não teremos mais o acesso aos videos das aulas online gratuita ? estava assistindo e deixei o meu day off para anotar os exercicios, perdi ? 🙁

  4. Muito legal!!!
    Em tempos difíceis como esses, é bom ter um lembrete para relembrarmos quem somos e o que queremos, não é mesmo?!
    Parabéns pelo Vida Organizada e por todas as outras conquistas!!

    Grande Abraço!

  5. É uma pergunta constrangedora, o seu propósito de vida que é o Vida Organizada tem te rendido financeiramente bem?

  6. Oi Thais! Defini um lema em 2019 e foi realmente muito bom! Lembrei dele em vários momentos e tomei decisões com base nele. Para o ano de 2020 ainda preciso refletir um pouco 🙂 Abraços!!!

  7. Meu lema para 2020 é “Faça o melhor possível nas condições que você tem”.
    Eu tenho tomado essa atitude a alguns meses pois percebi que sou uma “procrastinadora perfeccionista ” 😂!!!
    Eu sempre esperava o tal do “momento certo e perfeito” pra fazer as coisas, mas óbvio que esse momento nunca chega!!!
    Esse ano fiz inúmeros planos, mas descobri que estava grávida logo em Janeiro e foi um balde de água fria em tudo. Sabe quando vc pensa: “agora f#*@#!!!”??
    Mas, passado todo o perrengue de adaptação com a chegada da minha pequena (hj com 3 meses), fui forçada a me organizar cada vez melhor, aprender a delegar (que pra mim sempre foi difícil) e consigo fazer inúmeras coisas aproveitando melhor cada momento focando no que realmente importa. Hoje faço o melhor possível dentro da vida que tenho hoje. Foi um jeito que achei de não me sentir paralisada ou limitada pelas circunstâncias.

  8. “… é nos momentos mais escuros que a gente pode se esquecer de quem a gente realmente é. Deixe o seu eu do passado te resgatar.”

    Não poderia ter lido palavras mais verdadeiras! Eu passei os últimos 15 anos tentando ser aceita nos mais diversos ambientes em que me encontrava, fazendo de tudo para agradar as pessoas, pois me sentia um lixo, era muito carente e só queria que gostassem de mim. Em cada situação era como se eu encorporasse, sem perceber, um novo personagem para me adequar, até chegar ao ponto de não saber mais quem eu era, quais eram meus valores, meus gostos, minha personalidade e verdadeira identidade. Isso me fez desenvolver uma depressão crônica fudida que eu tenho desde os 13 anos de idade. Na faculdade a coisa só piorou, pois era uma pressão imensa pra me provar inteligente e capaz. Só muito recentemente, depois de 9 anos de terapia, é que eu comecei a aprender a tacar o foda-se e voltar às minhas origens. Esse ano fiz uma viagem para a cidade no interior onde cresci, e após passar uma semana com a minha família, com as pessoas que me criaram desde pequenininha, eu pude sentir: esta sou eu. Deixo sempre uma foto de quando eu era criança por perto para me lembrar de como era ser feliz.

    Desculpa o desabafo, mas fiquei emocionada com o que você disse.

  9. Olá Thais. Meu lema para 2020 ficou “Estou em primeiro lugar”. Parece egoísmo, mas preciso começar a pensar em mim. Da minha saúde, da minha disposição, dos meus estudos, da minha vida. Obrigada por me ajudar a chegar nessa posição.

    • Não é egoísmo olharmos primeiro para nós. Nos conhecermos e descobrir nossos potenciais. Só assim poderemos nos voltar para o mundo de fora e entregarmos aos outros o que temos de melhor.

  10. Que texto fantástico, que lema coerente, Thais! Esta frase final é de arrepiar – e como faz sentido!
    Obrigada por continuar nos inspirando tanto e sempre.

  11. Que texto fantástico Thais. Obrigada por compartilhar. O ano de 2019 foi um ano que me revirou de ponta a cabeça, foi um ano de pausas, de me autoanalisar e saber onde quero chegar. Agora para 2019 que voltar a ter o gosto de aprender e me perceber como uma pessoa que é capaz sim de aprender mais e mais.
    P.S:. Torço tanto por você! Você é meu grande alento nos momentos de confusão mental!

  12. Thais você podia deixar disponível até o final de dezembro os 2 vídeos da semana de planejamento.
    Por favorzinho. Queria fazer os exercícios. <3

  13. Olá Thais!
    Você foi a propulsora para que eu fizesse meus lemas também desde 2018, sem dúvida eles fizeram e ainda fazem toda a diferença para mim! Compartilho abaixo meus lemas:
    – 2018 – Para todas as coisas eu me perguntava “Você quer ser feliz ou quer ter razão?”, neste ano em específico eu optei em ser feliz em 99% das situações. Independente do que estava acontecendo.
    – 2019 – O meu lema para 2019 foi: “Mudar somente aquilo que eu tenho o poder de mudar” , fez toda a diferença, me ajudou a não subir minhas expectativas, me deixou mais próxima de mim mesma, afinal, este foi um ano de altos e baixos, muito auto conhecimento, muitos testes, erros e acertos. E tudo bem, =)

    Agora em 2020, certamente será um ano de transição para mim, sigo refletindo em qual será meu lema, ainda não encontrei a frase do meu 2020, mas eu chego lá!

    Agradeço novamente por compartilhar e nos inspirar a sermos nossa melhor versão todos os dias!
    XOXO

  14. Inspirada por você, defini um tema anual pela primeira vez em 2019, e como foi importante! Uma só palavra: autocuidado. E esse foi meu norte o ano inteiro… e te digo que foi um ano muito importante, um ano de cura, de resgate, de entender minha essência e não o que esperam que eu seja. Claro que esse tema não se esgota em um ano, mas tê-lo em mente me ajudou infinitamente mais do que as listas com metas kkkkkkkkkkk. Foi muito mais realizador assim. Pra 2020 escolhi de novo uma única palavra: simplicidade. Pq aprendi que isso é importante pra minha essência (e saúde mental kkkk) e quero investir em simplificar mais a vida… e com vc aprendi que a organização é uma grande alidada da vida simples. Obrigada por tudo! E muito sucesso em investir no que é seu!!!

  15. Estou fazendo o curso organize-se em 2019, pela black week e justamente estou nesta aula do lema. Achei super interessante que vc falou sobre o ano numerológico no final do texto. Fiz meu mapa numerológico pela primeira vez há pouco tempo e acho que posso me apoiar nele tb. Ano passado meu lema foi “conhecer-se” e tive oportunidades de aplica-lo em diversas áreas da vida. Estou reflexiva e ainda no processo para definir meu lema 2020, mas acredito que vou seguir a intuição. Beijos e ótimo post Thais.

  16. Thaís, eu venho aqui te agradecer por essa ideia fantástica. Eu acho que inconscientemente temos um lema pra todos os anos, mas quando a gente especifica isso no papel, faz toda a diferença! Ano passado meu lema foi “me divertir mais” e cara, incrível como consegui cumpri-lo com louvor! Em 2020 será enriquecer… kkk será que consigo? Um beijo!

  17. Olá Thaís! Acompanho você há bastante tempo, já fiz cursos com você e tento usar o GTD. Fazia um tempão que não entrava no blog e hoje acordei cedo e li vários textos. Muita inspiração para o próximo ano!! Lendo esse me lembrei de uma autora, que comecei a ler esse ano e nunca vi você mencionar. Ela se chama Ayn Rand e tem um livro que se chama “A virtude do egoísmo”. Tem a ver com seu lema, cuidar da gente em primeiro lugar, e isso não é ruim. Enfim, obrigada pelo trabalho no Vida Organizada e um excelente 2019!!

  18. Thaís vc está me inspirando em um processo longo de amadurecimento que estou trilhando. Vou adotar também esse norte, lema para cada ano. Muito agradecida. Saúde e serenidade

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui