Pular para o conteúdo

Análise das áreas da minha vida e escolha do meu foco para 2020

Um dos exercícios que eu aprendi a fazer na minha formação de coaching se chama roda da vida. Trata-se de uma ferramenta que você utiliza para refletir sobre o seu nível de satisfação em cada uma das áreas e usar isso para decidir algumas questões importantes para a sua vida.

A última vez que fiz essa análise foi durante a Turma 3 do Workshop de Planejamento de Vida, que aconteceu no dia 15/11 aqui em São Paulo. Eu costumo fazer essa análise uma vez por mês, mais ou menos, ou sempre que sinto necessidade.

Antes de chegar nesse ponto do curso, a gente faz uma série de outros exercícios de auto-conhecimento que culminam nessa análise final mais aprofundada de cada uma das áreas. E, a partir dessa análise, a gente delineia todo o resto.

Por exemplo, eu notei que a área em que estou menos satisfeita no momento é a de hobbies e diversão. Sou uma pessoa criativa e gosto de sempre trazer criatividade para o meu dia a dia, mas tenho notado que, com minhas questões de saúde este ano e os projetos profissionais aliados ao mestrado nos últimos meses fizeram com que eu restringisse as minhas saídas, passeios e atividades mais de diversão mesmo.

Por outro lado, vejo o quão bem estou nas outras áreas da vida. Isso é ótimo. Não é ruim ter dado uma nota menor para uma ou mais áreas. O essencial aqui é a gente fazer essa reflexão para entender o momento que está vivendo.

Ao ponderar sobre a área que gostaria de focar mais, escolhi espiritualidade. A orientação aqui é pensar: qual área, se eu focar meus esforços no ano que vem, ou daqui em diante, vai impactar positivamente todas as outras? Porque é claro que todas as áreas são importantes. Mas nossa intuição sempre nos diz qual a área que deve ser focada para trazer resultados em todas as outras. E eu escolhi espiritualidade, por uma série de motivos pessoais. Acho que é a primeira vez que escolho essa área, mas estou em um momento de grande intuição e plenitude, e sinto que esse é o caminho.

Convido você então a fazer essa reflexão e compartilhar aqui embaixo nos comentários que área você escolheu para focar em 2020 e por quê. Você pode usar meu exemplo acima para listar as áreas ou listar as áreas de maneira personalizada para a sua vida. Não existe um formato certo e fixo, mas o que funciona para você.

Você verá como esse exercício é incrível. 😉 Espero que ajude.

Autor

54 comentários em “Análise das áreas da minha vida e escolha do meu foco para 2020”

  1. A minha tabela deu quase toda abaixo da média e a meta 2020, com certeza teria que ser equilíbrio emocional.
    Não sei se seu curso norteia bem nessa área , mas gostaria de fazer uma pergunta que dependendo você poderia até responder em algum post, caso queira, claro
    Porque a Thais de antigamente, que não tinha tanto conhecimento de organização, que estava afundada com vários coisas pra resolver na empresa que trabalhava e que mesmo sem muito dinheiro, iria respirar fundo e gastar com o curso vida organizada? O que ela iria conseguir nesse ano de 2020? O que iria mudar pra ela?

    1. Querida Sara, é importante que você avalie o quanto ter uma vida mais organizada vale para você. É o que o curso te oferece. Meu papel é te ensinar a chegar em dezembro 2020 mais organizada. Seu papel é avaliar se isso é prioridade para você, e só você pode decidir. 😉

  2. Eu participei do curso gratuito que você ministrou essa semana passada , e curiosamente lá no exercício que você passou eu escolhi como área para priorizar no ano de 2020 “Espiritualidade” e meu lema para 2020 é “Constância (persistência, insistência, obstinação.)”

  3. Oi Thais!
    Fiz a primeira análise no curso de Planejamento de Vida, contigo em julho. Depois, repeti em setembro e não estava muito satisfeita, pois a média geral deu abaixo de 5,0. Repeti em dezembro, com o curso on-line e meu foco anterior tinha sido o trabalho/finanças, o qual melhorou tremendamente de setembro para cá. Agora, para o próximo ano, meus focos serão saúde e diversão/criatividade, que negligenciei bastante este ano. Uma coisa muito boa foi que eu estava sem energia para concluir o ano e fazer esta pausa para pensar nas coisas, no que passou e no que quero fazer renovou minhas energias. Estou empolgada para terminar 2019 e arrasar em 2020!

    Beijão,
    Sandra

      1. Nossa, esses horizontes do GTD me interessam muito! Sinto como se eles fossem o núcleo do sistema pois deles saem o conteúdo a ser organizado. Interessante saber que a Roda da Vida se encaixa no Horizonte 2 pois eu pensava que ela substituía todos os Horizontes. Obrigado, Thais e Margarete.

  4. OI Thais!
    Adorei o curso Semana de Planejamento.
    Como já te acompanhava a muitoooo tempo, algumas coisas havia iniciado, mas ficaram perdidas pelo caminho…
    Estou iniciando uma nova fase da minha vida, APOSENTO em janeiro/20 e estou aproveitando para reiniciar todo meu planejamento, e estou AMANDO!
    Grata por esta oportunidade!!!

  5. Por uma coiscidencia feliz eu estava fazendo uma que veio na minha agenda agorinha mesmo, no entanto ela não e tão completa e se divide apenas em pessoal,qualidade de vida profissional e lazer ..você teria um link pra disponibilizar ? Obrigada

  6. Thais,
    Estou procurando uma formação em coaching, mas diante de tanta conteúdo e opções sobre o assunto não consegui me decidir por uma instituição. Você poderia comentar onde fez a sua formação?
    Obrigado!

  7. ah, thais! dá até medo de preencher essa roda agora rs após um término de relacionamento que era muito bom pra mim, parece que tudoo estava de 5 pra cima e agora está tudo de 5 pra baixo. certamente quero focar mais em equilíbrio emocional e espiritualidade esse ano, de repente assim todo o resto volta a subir também heheh

  8. Thais! Essa Roda da Vida é ótima né?! Fiz ano passado e senti necessidade de fazer sempre, como você disse pelo menos 1x no mês. Obrigada por compartilhar tanto! Um 2020 próspero pra você e sua família! Beijos

  9. Que maravilha esse exercício, nunca pensei o quanto eu presiva melhorar em certas áreas! ME sinto confiante e capaz de realizar boas escolhas para quer eu possar alcançar meu propósito de concluir meu curso de BIOMEDICINA. Passei a me conhecer melhor, é observar meus pontos negativos. Obrigada pela oportunidade de ter um pouco de autorconhecimento.

  10. Vou focar na espiritualidade, pois sem ter isso na minha vida, sei que todo o contexto como equilíbrio e todos os outros pilares para ter uma vida organizada, não iria bem se eu não trabalhar em focar na espiritualidade.

  11. Poxa nunca pensei que eu fosse encontrar essa roda aqui e isso me fez refletir em que devo melhorar oque eu quero pra hoje e para onde ir,onde quero chegar oque quero ser .
    Obrigada !!!
    Creio que vai me ajudar muito na vida e nessa nova trajetória
    Gostaria de saber mais .
    Bjs.

  12. Tlecia Cosme de Oliveira

    Prendendo melhorar nos requisitos financeiro e é laser . Tinha minha vida financeira mais estável, ter mais lazer. Diminuir mais minha carga horária de trabalho e aproveitar mais .

  13. analisando meu perfil e refletindo sobre o dia dia ,em uma autoanálise pude perceber que necessito focar nao só em uma área, mas sim em duas áreas da minha vida, saúde e laser , observando bem a minha vida a correria e a rotina ,venho deixando para segundo plano e hoje observando melhor nem sei se posso dizer sugado plano, acho que na verdade nao tenho dado valor a saúde e muito menos ao laser.

  14. analisando meu perfil e refletindo sobre o dia dia ,em uma autoanálise pude perceber que necessito focar nao só em uma área, mas sim em duas áreas da minha vida, saúde e laser , observando bem a minha vida a correria e a rotina ,venho deixando para segundo plano e hoje observando melhor nem sei se posso dizer sugado plano, acho que na verdade nao tenho dado valor a saúde e muito menos ao laser.

  15. Preciso ficar mais atenta ao meu equilíbrio emocional.
    Estou satisfeita com minha realização de voltar aos estudos com o propósito de me formar.
    Agora, precisarei trabalhar meu desenvolvimento intelectual, me dedicando às pesquisas, depois de muito tempo afastada…

  16. 1-A área da minha vida que mais deixa a desejar é espiritualidade.
    2-diversão e lazer.

    Em todas essas áreas tenho sido um pouco negligente, mais nas outras estou buscando melhorar,inclusive buscar conhecimentos…

  17. A espiritualidade é muito importante realmente, que assim entendo e compactuo com vossa opinião, que precisamos de Deus para atingirmos um bem estar de dentro para fora, entretanto, que assim atingiremos uma plenitude perfeita para conseguirmos todos os nossos objetivos.

  18. Ola!
    Sinto que nesta etapa da minha vida, estou amadurecendo conquistando oportunidades que antes não tinha e realizando e alcançando novos propositos e sonhos antes escondidos em frustações e desanimos. Estou certo que este é o melhor caminho a seguir e agradeço esta faculdade por me ajudar nesta nova jornada de vida,muito obrigada.

  19. Satisfação em saber que estou amadurecendo e que ainda é possível realizar sonhos, e que sonhos sou mais corajosa para correr atras dos meus objetivos.

  20. Satisfeita, porém ainda tenho muito a melhorar pois não é fácil encerrar ciclos mas estou confiante nas minhas conquistas e vitórias.

  21. Julio Cesar Lourenço Junior

    Olá sei que hoje ao meus 43 anos de idade, tive uma trajetória de bons momentos e momentos ruins, que não soube aproveitar em minha vida, por isso minha reflexão é que nunca é tarde para realizar mudanças positivas em nossas vidas, e saber melhor lidar com os momentos negativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *