Meu lema para 2019

57
10210

Eu venho, há alguns anos, definindo um lema para cada ano. A ideia é ter um princípio que me norteie ao longo dos meses e que parece fazer sentido de acordo com o momento de vida que eu estou vivendo, mas também diz aquilo que eu quero para mim no ano corrente.

Em 2018, meu lema foi “me aprofundar” nas diversas coisas que eu já tinha conquistado na vida. Esse lema trabalhou em conjunto com as minhas cinco prioridades para o ano, e eu tive a oportunidade de me aprofundar em todas elas.

Eu me sinto satisfeita com esse lema. Eu tive realmente a oportunidade de me aprofundar em vários pontos da minha vida. Foi um ano em que me vi obrigada a fazer esse aprofundamento. Em nível profissional, eu diria que me aprofundei na questão da criação de conteúdo, na minha “arte”, no meu trabalho. Ter um lema me norteou ao longo do ano, pois eu sempre me lembrava de que era isso o que eu deveria fazer, como promessa pessoal.

Já nos últimos meses, ou talvez semanas, eu tive um insight sobre qual deveria ser o meu lema para 2019. Desde então, tenho certeza dele. Meu lema para 2019 será ser mais eu mesma, confiar na minha intuição e buscar mais as respostas dentro de mim.

Sempre vivi uma vida pautada muito na opinião de outras pessoas. Eu sempre tive outras pessoas com quem eu me consultava para buscar conselhos e ponderar sobre as minhas próprias escolhas. Isso funcionava bem até eu perceber que ninguém me conhecia tão bem quanto eu mesma. Muitas vezes, aconteceu de o que todo mundo me dizer me parecia errado de alguma maneira, e ter ignorado essa sensação me custou caro depois. Não caro apenas pelas consequências, mas porque o resultado me feriu e eu tive que me resgatar profundamente depois disso. Logo, eu aprendi que estava certa desde o início e que deveria ter me ouvido mais.

Eu passei muitos anos da minha vida dentro do corpo de uma pessoa que eu não reconhecia no espelho. Ter realizado a cirurgia bariátrica no ano passado e ter implementado um novo estilo de vida mais coerente com quem eu sou me ajudou demais com relação à auto-estima e na maneira como eu me apresento para o mundo.

Quando eu fiz o curso de coaching, em 2016, eu tive uma visão minha, no meu escritório, que se parece muito com a pessoa que eu sou hoje. Por isso eu acredito muito no poder da visualização. Em menos de dois anos eu me tornei quem eu sabia que eu era, e hoje eu tenho a possibilidade de continuar me construindo porque tudo se baseia no auto-conhecimento.

Desde que delineei esse lema para 2019, já venho o exercitando. Tive diversas situações maiores e menores no meu dia a dia em que pude prestar atenção à minha intuição. Desde que parei de ignorá-la, as coisas começaram a fluir melhor. Me sinto mais confortável com a maneira como as coisas acontecem, e é um exercício constante que me ajuda a manter a mente plena.

Quero levar esse lema para 2019 porque eu sei que não vou encontrar respostas sobre mim em outros lugares externos. Pessoas são importantes. Buscar conselhos é importante. Viajar, conhecer outros lugares, ter contato com culturas diferentes é importante. Mas nada substitui as construções internas que fazemos. E a inspiração pode ser encontrada denro de mim, se eu aprender a me ouvir cuidadosamente.

Saber me ouvir inclui descansar quando sentir que eu devo descansar. Aumentar ou diminuir o ritmo quando eu sentir que devo fazer isso. Tomar a decisão que acredito ser a mais correta mesmo que as condições favoreçam um outro lado. Minha intuição tem estado fortíssima ultimamente, e esse exercício de ouví-la só tem me trazido resultados e aprendizados positivos.

Você tem um lema para 2019? Você acha que isso seria importante para você, em algum aspecto? Por favor, compartilhe nos comentários. Obrigada.

57 comentários

  1. Thais, adoro estes posts de lema para o ano! Desde 2016, venho vivendo algo parecido também. O primeiro foi retroativo – avaliei o ano depois que passou – mas a partir de 2017 busquei fazer o contrário, exatamente como tu fala nesse post. Super funciona mesmo! Eu gosto de definir palavras-chave para cada área da vida, uma área de foco maior, e uma palavra-chave para o ano – geralmente unida a uma frase que seja como essa sua “frase lema”. 2019 será OUSE – Faça você mesmo as mudanças que deseja para sua vida. Ai, sei que parece meio genérico, mas eu sei quais são elas.

  2. Ei, Thaís; fundamental nos escutar! Meu lema para 2019 será “Fazer o que deve ser feito: aqui, agora e hoje!”
    Abraços e muito obrigada por seu trabalho!

  3. Ei Thaís!

    Não seria bem um lema, mas em 2019 quero investir e cuidar da minha saúde e bem estar. Esse ano que passou foi um ano que senti muitas e muitas dores (ao ponto de travar) e não cuidei da minha alimentação. Consequentemente, tive noites (sagradas) de sono prejudicadas, dias de trabalho com baixo rendimento, momentos de lazer não aproveitados… Enfim, com certeza o foco na minha saúde irá me nortear nesse novo ano!

    Feliz natal e um maravilhoso ano de 2019 para vc e sua família.

    Abraços!

    • Esse foi meu lema de 2018. Cuidar de mim, da minha saúde física e mental. E foi ótimo. Mesmo que em 2019 não seja mais esse lema, é algo pra vida que eu só dei o pontapé inicial esse ano. É muito bom cuidar da gente! Pq ninguém melhor que nós mesmos pra fazer isso.

  4. Confesso que não pensei em um tema, Thais, mas já escolhi minha palavra: paz (interior). Quero escolhê-la a cada momento do meu ano, em pequenas e grandes coisas. Creio que esse “ouvir a própria intuição” vá contribuir muito em meu processo. Obrigada por compartilhar esse momento seu! ♥

  5. Thais, lendo seu post lembrei de um livro que li esse ano e que tem tudo a ver com isso. Chama Ouse Crescer, da Tara Mohr, editora Sextante. É um livro maravilhoso!! Recomendo muito a leitura, caso você ainda não conheça. Fala muito sobre isso de nos conectarmos mais com nossa intuição, pois somos a pessoa que mais nos conhece.
    Bjos e bom Natal!

  6. Este post calhou muito com o que venho pensando, não só em achar uma frase lema, mas me escutar mais. Ainda não descobri qual será – e xogito manter a deste ano, que ainda é extremamente válida -, mas com certeza quero cair de cabeça em autoconhecimento. Feliz 2019 e foi lindo acompanhar seu ano, mesmo com todos os revezes. 😘

  7. Oi Thais, eu tenho uma palavra: Homeostase, preciso focar na minha saúde, ela anda oscilando, portanto para que eu consiga viver a vida, cumprir metas antes preciso de equilibrio eu preciso melhorar a saúde.

  8. Meu lema para o ano de 2019 será : ” Se fortaleça enquanto profissional e respeite-se enquanto pessoa”.

  9. No ano passado resolvi fazer um teste: nada de metas, planos ou lema para o ano. O resultado foi um ano cheio de acontecimentos mas sem uma ” costura”, algo que fizesse interrelação com tudo, enfim, parece que as coisas ficaram meio soltas. Então para este ano resolvi escolher um lema, e ao ler seu post vi a coincidência: ser eu mesma! Tinha até escolhido um título: a difícil arte de ser 100% eu mesma. Daí entendi que estou no caminho com a aprovação do Universo. Obrigada por compartilhar!

  10. Thais, leio seu blog há 10 anos e amo! Nesse tempo deixei de seguir vários blogs que amava por não me identificar mais, mas sigo firme e forte consumindo o seu conteúdo por você ser uma pessoa profunda e extremamente coerente. As suas postagens são excelentes, sempre me fazem refletir como anda a minha própria vida e muitas mudanças que fiz se devem a você. Nesse ano de 2018 meu foco foi minha vida financeira que sempre foi bastante desequilibrada e desorganizada. Consegui sanar todos os gastos indevidos e cumprir metas de planejamento e gastos. Até Excel aprendi, coisa que eu achava impossível antes, por não ter a menor paciência pra aprender esse tipo de coisa. Para 2019 o meu lema será me priorizar. Tenho a mania de colocar o trabalho e obrigações à frente de tudo, mas estou decidida em 2019 a ser mais “egoísta” e me colocar à frente. Nunca tinha tempo de me exercitar por conta do trabalho, dos cuidados com minha filha e outros afazeres, mas entendi que para fazer todas essas coisas bem feitas é necessário que eu mesma esteja bem; é mais ou menos como as orientações que são dadas no avião: primeiro coloque a máscara em você e depois na criança que está ao lado. Sei que cuidar dela é importante, mas preciso estar bem pra isso e meu foco em 2019 será cuidar de mim fisicamente, espiritualmente e intelectualmente. Muito obrigada por continuar produzindo um conteúdo de altíssima qualidade. Um excelente ano para você.

  11. Olá, Thais!

    Inicialmente meu lema para 2019 era NÃO! Falar “não” para alguns compromissos para poder falar “sim” para outros.

    Mas aí repensei e vi que “não” é um lema pesado, e que eventualmente eu poderia me equivocar. Então mudei para “pensar antes de responder” para não aceitar mais do que posso fazer, não fazer só para agradar os outros, com o objetivo de não me sobrecarregar e ter mais tempo para aqueles que eu valorizo.

    Um excelente 2019 para todos nós!

  12. Bom Thais, meu lema para 2019 será : change of life-styles.
    Durante anos, estive renegando, a segundo plano, minha saúde, a convivência com meus filhos, falta de descanso e diversão. Me tornei uma pessoa que pouco sorri, que se sente esgotada, pressionada e atualmente infeliz.
    Decidi que 2019, será totalmente diferente. Será aquela virada de mesa, com toda vontade. Quero mudar completamente de vida.

  13. Com a sua ajuda e depois de muita reflexão o meu lema em 2018 foi ” buscar clareza”.
    Foi fantástico, tive várias revelações. Isso mostrou novos objetivos.
    Para este no ano o meu lema será “transformação”.
    Muito obrigado Thais .

  14. Agora que ficou muito claro para mim a questão do: “se estou cansada preciso descansar, invés de desistir”, meu lema para 2019 já vem trabalhando com o de 2020 (e é a primeira vez na vida que consigo fazer planos e visualizar a longo prazo.

    2019 Será o lema: “Cheguei ao limite? Então continuo” – se a resposta for sim, então descanso, respiro e continuo.. se a resposta for nao, então apenas continuo.. sem preguiças ou desculpas, vamos avançar como unidade tática de combate em direção aos nossos objetivos..

    Acompanho você desde o primeiro ano do blog, adoro as ideias daqui e sempre estou divulgando, porque é um verdadeiro bem à humanidade. Beijos.

  15. Thaís, meu ano de 2017 foi extremamente difícil, cheguei à um ponto que pensei não conseguir mais sair. E no meio daquele turbilhão de emoções, a palavra RESILIÊNCIA me fez entender que, sim, eu era mais forte do qualquer advercidade.
    Em 2018, meu lema foi SE CUSTA A SUA PAZ, É CARO DEMAIS. E quantas vezes essa frase me salvou de fazer/pensar/falar coisas de que eu me arrependeria depois…
    2019 batendo à porta, e meu lema? SER FELIZ HOJE É MAIS IMPORTANTE DO QUE SER FELIZ PARA SEMPRE !!
    E é à isso que vou me apegar: ser feliz hoje, sem metas ou expectativas. Bjs

  16. Comecei a seguir essa sua ideia de lema ano passado, quando coloquei o lema: Aceitar a vida com leveza como norte. Vinha de uma fase bem confusa em 2017, principalmente em relação a transição de carreira. Aceitar as coisas com mais leveza me deu condição de avaliar e reavaliar esse caminho e desenhar novas possibilidades. Com isso feito, seguimos agora para 2019 com o lema: Vida em movimento! Hora de se mexer, de fazer acontecer o que passamos 2018 visualizando. Perceber que os anos vão se alinhando de um modo mais encadeado é uma experiência que reflete também nas pequenas ações e atitudes diárias. Sigamos! Obrigada! Feliz 2019 pra todxs nós!

  17. Meu lema: 2019 disciplinado! *-* Estou concluindo a minha graduação agora, então focarei mais ainda nos estudos, na boa alimentação e nos exercícios físicos, porque engordei 5 kg nos 5 anos de faculdade kkkk. Obrigada por compartilhar seu lema, Thais! <3

  18. Para 2018 escolhi o lema “cuide-se” e isso refletiu nos caminhos que tomei de forma invisível. Cuidei da saúde mental e física, cuidei do profissional atual e redescobri meu eu, de quem eu tanto sentia saudade. Não foi um ano fácil. Mas ao colocar esse lema, nunca me ouvi tanto e me priorizei.

    Pra 2019, será algo em torno de novos sonhos. Ainda não fechei. Essa última semana do ano uso pra olhar pra trás e olhar pra frente. Pra conseguir chegar no ano vivendo o presente.

    Bjs Thais

  19. Meu lema de 2018 foi: Pontualidade e organização. E uaal, realmente foi um ano em que consegui me superar nestas áreas. Gostei muito! Para 2019 ainda estamos em análise. Ótimo ano para vocês!

  20. Meu lema vai ser me divertir! Trabalhei muito nos últimos dois anos, sem férias, e tentarei ao longo de 2019 aproveitar mais os fins de semana, feriados e qualquer espaço livre na agenda pra curtir bons momentos com meu namorado, família e amigos! Aliás, o foco é deixar mais tempo livre na agenda… Um beijo!

  21. Olá Thais!

    Meu lema vem de uma frase que li por aqui mesmo em seu blog uma vez se não me engano, mas que guardei comigo: ( Eu posso ter tudo o que eu me organizar para ter, só não posso ter tudo ao mesmo tempo)
    Sendo assim amar o que tenho e onde estou hoje, sabendo que assim estarei leve para me organizar e buscar coisas maiores.
    Não desistindo de nenhum sonho por causa do tempo que levarei para alcança-lo, pois o tempo passara de qualquer forma, mas lutar com equilíbrio e foco.

  22. Boa tarde Thais.
    Meu lema para 2019 será DISCIPLINA. Venho tentando melhorar em algumas áreas da minha vida e, já percebi que o que falta é disciplina e foco. E consegui entrar no seu curso Organize-se em 2019 que me fará conseguir melhorar em todas as áreas. Apaixonada pelo que 2019 promete!!! Abraços de coração

  23. Oi Thais!
    Incrível quando comecei a ler o teu lema para 2019, pois é o que defini como meu lema também. Em 2018 minha vida girou 360 graus, tive que literalmente me reconstruir. E senti muito forte isso, que se tivesse me ouvido mais, buscado as respostas mais dentro de mim do que fora de mim e na opinião dos outros, tudo teria sido diferente. Nada se compara a essa sensação de autoconhecimento, seguir o que acredito mesmo que para os outros não seja o adequado. Obrigada pelo post!

  24. Thais, eu realmente amo seu blog. Muito obrigada por compartilhar tanto. Você me inspira. Recomendo sua página a todos. Beijos e ótimo 2019.

  25. Olá, nunca havia pensado em um lema para o ano e lendo esse post achei super legal. Então decidi pensar em um lema para 2019: economizar e tentar dizer ‘não’ pra tantas coisas que faço pra agradar os outros e desagrado a mim. Quero abraçar o mundo e esqueço que não sou mulher maravilha, por isso tenho que pelo menos tentar em desacelerar na vida e desfrutar de momentos que me fazem bem. acho que organização é a palavra chave, vc acredita que ganhei seu livro e ainda não consegui ler. É isso! Abraços

  26. Thais obrigada pela sua contribuição na minha vida. Desde o ano passado tb coloco um lema para o meu ano, isso me ajuda muito a ter um norte, um propósito que não posso ( e não quero) esquecer. Em 2019, será: Voltar a ser jovem. Vim de um 2018 muito massante com mais trabalho e menos diversão. Em 2019 quero curtir a jornada de um jeito leve, divertido e menos despreocupado.

  27. Amei este texto, Thais!
    Nunca tive um lema para o ano que se inicia, mas decidi que teria um para o próximo… Leio todos os dias a Oração da Prosperidade, para entrar em uma frequência boa no início do dia e lá existe uma frase que mexe comigo e escolhi ela para ser meu lema. A frase diz: ” As opiniões dos outros são muletas. Quem tem pernas fortes como eu, não precisa de muletas.” Será esta frase que me norteará no próximo ano, aliás, já está me norteando há alguns meses. Sempre fui muito de pedir a opinião dos outros para o que eu estava pensando, imaginando, querendo e por vezes, estas opiniões minavam meus sonhos… agora, não mais, decido, planejo, foco e vou em busca do meus sonhos e vontades.
    Feliz 2019 pra nós!

  28. Não sei se é bem um tema, mas quero em 2019 focar em mim mesma, sabe? Em 2017 fui tão difícil que pensei várias vezes em suicídio, 2018 as coisas deram uma melhorada, então 2019 quero cuidar mais de mim: voltar fazer terapia, exercícios físicos…
    O tema de 2019 vai ser cuidar mais de mim mesma, não me negligenciar mais.
    Uma dúvida aonde se encaixa o lema do ano no GTD? Ele vira um projeto?

  29. Creio que ter um lema para começar ajuda a nos direcionarmos melhor no ano que estar por vir. Nos impulsiona, nos auxilia, nos ajuda a crescer. Eu nunca tinha pensado nisso, e estou em busca de organização para a minha vida por completo, em todas as áreas, e ter um lema é essencial. Obrigada !

  30. Oi, Thais !!!
    Eu fiquei mega feliz em ter encontrado o seu site e ter encontrado o conteúdo que estava procurando. Eu sou muito esquecida e às vezes até displicente com compromissos externos e comigo mesma. Eu estava em busca de organização, e ter lido sobre essa questão do “lema para o ano”, me fez abrir os olhos, porque eu nunca tinha pensado nisso. Acho que é muito importante sim porque nos ajuda a saber para qual direção seguir durante o ano, conseguir estabelecer metas e alcança-las.
    Obrigada, Thais ! Com certeza foram muito proveitosas suas palavras.

  31. Meu lema para 2019 será me reinventar.
    Me tornei mãe há 3 meses, e desde então a vida tem sido uma loucura. Já não sou mais a mesma pessoa que eu era antes de ter um filho, mas ainda não sei exatamente quem sou.
    Em 2019 quero me conectar comigo mesma, me conhecer novamente, entender quais foram as transformações que aconteceram comigo, forçar outras mudancas… enfim, deixar brotar essa nova mulher que quer surgir, que agora é, além de tudo o que eu era, mãe. <3

  32. Que lindo, Thais!

    Pela primeira vez olhei minha agenda e meus escritos e fiz uma retrospectiva desse ano que foi muito difícil. Tive um tema para ele, Constância, mas que não consegui executar. Estava frustrada, mas esse resgate do que aconteceu no passado me vez especular possíveis explicações para não ter sido fácil implementar o tema.

    Em 2019 quase repeti o tema. Mas notei que precisava construir algo anterior para me fortalecer. Daí escolhi para 2019 Autoconfiança e Leveza. Fiz um manifesto com várias orientações para me lembrar o que me fez pensar nisso. Várias frases-ações.

    Que em 2019 consigamos florescer ainda mais!

    Beijos, Thais! 🙂

  33. Gente, até arrepiei!
    Há umas duas semanas cheguei ao meu lema para 2019, que é exatamente esse: ser eu mesma.
    Mais especificamente, em 2019 quero ser a versão mais verdadeira possível de mim mesma.
    Feliz Ano Novo para todos, e que sempre tenhamos a coragem de ser verdadeiros com o que existe dentro de nós.

  34. Eu acho que o meu lema reflete tudo que eu quero para 2019. Está grande (a cada comentário acrescentava algo), rsrs
    Mas por enquanto é isso. A medida que for repetindo vou adaptando. O que interessa é praticar (ops, eu quero isso também) e falar o lema em voz alta pelo menos 1 vez por dia. Obrigado, Thais. Que voce tenha um novo ano maravilhoso e nos ensine com ter também.
    Meu lema: ESCUTE-SE, BUSQUE CLAREZA E FOCO, OUSE, TRANSFORME-SE!!!

  35. Thaís…tenho certeza que não foi por acaso que encontrei seu site!Me vejo exatamente igual ao que você sentia, porque percebo que vivo muito pautada na opinião dos outros. E o pior é que me subestimo diante das pessoas. Mas também há muito tempo que sinto muita vontade de mudar esse cenário, pois sinto como se eu não saísse do lugar ao mesmo tempo que sei que posso ir mais longe!
    Já vou colocar em prática seus conselhos para alcance de meus objetivos com confiança na minha própria pessoa seguindo minhas intuições!!
    Obrigada por partilhar conteúdos que muito ajudam a tanta gente!!

  36. Por muitos anos eu mantive uma frase lema, um frase ou versículo bíblico, mas a alguns anos tinha abandonado, porém esse ano retomei e a a frase se resumiu em uma palavra: DESCANSE.
    Planejar, criar objetivos e determinar as metas, mas saber descansar nos momentos necessários.

  37. Oi, Thais.
    Com base na sua sugestão, vou definir um tema para meu ano de 2019. Será ‘Dar valor ao dinheiro’. Isto inclui tudo o que você imaginar. Conferir o extrato bancário, fazer planilha de gastos, pagar contas no dia certo para não pagar juros, reduzir prazo de empréstimo, procurar serviços mais vantajosos, colocar preço máximo na garrafa de vinho da ‘sexta-feira com pizza’, rssss. O dinheiro é muito bom comigo, por sorte, nunca tive problema financeiro. Quando tive, logo encontrei solução. Está mais do que na hora de eu dar valor para ele, pois não o faço atualmente.

  38. Meu lema pra 2019: Leveza
    Tirei um tempo em dezembro para refletir sobre 2018, e cheguei a conclusão que foi um ano bem pesado para mim, em diversos aspectos. Daí surgiu a inspiração para o lema 2019.
    E é interessante que, por ter definido esse lema, a cada situação no dia-a-dia que tenta trazer um peso, eu penso em como posso tornar isso mais leve, e já funcionou nesses primeiros dias do ano!

  39. Este já é o terceiro ano que uso um lema para o ano, mas nunca me esforcei muito para fazer dar certo, sou procrastinadora ao extremo e frequentemente desisto dos meus objetivos :/ Desta vez, escolhi a palavra Realizar, porque parece que as coisas que faço não me levam aos lugares que eu quero ir, então preciso também descobrir novas formas de me manter focada e produtiva.
    Neste ano estou mantendo anotado, de forma visível, para me forçar a estar sempre em contato com o que eu quero e evoluir um pouco a cada dia. Hoje mesmo, estou tendo um dia bastante produtivo porque tem um joguinho de computador que eu adoro e coloquei como recompensa caso consiga realizar as 16 tarefas de hoje (sendo que já realizei 9: ler pelo menos 10 páginas do livro Mindset; pagar contas do mês; fazer 1:30h de caminhada + exercícios; lavar a caixa de areia dos gatos etc). Como bônus, se eu lavar o rosto e passar meus creminhos e dormir cedo, poderei comer um cookie 😀
    Cada um tem que achar o que funciona pra si mesmo, ainda que seja se tratar como uma criança de 10 anos rsrsr

  40. Boa tarde!!! Excelente, este trecho…: “Saber me ouvir inclui descansar quando sentir que eu devo descansar. Aumentar ou diminuir o ritmo quando eu sentir que devo fazer isso. Tomar a decisão que acredito ser a mais correta mesmo que as condições favoreçam um outro lado. Minha intuição tem estado fortíssima ultimamente, e esse exercício de ouví-la só tem me trazido resultados e aprendizados positivos.”
    …relata a alta percepção e controle que devemos ter do nosso EU INTERNO E EXTERNO, (físico, mental, social, emocional, carreira e de relacionamentos), o nosso termostato de como vemos e queremos viver a vida. Um olhar para buscas, objetivos e necessidades individuais, onde cada SER é capaz de escolher e tomar decisões, temos livre arbitro de sermos aquilo que almejamos e queremos ser.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui