Hábitos de alimentação

Neste post eu gostaria de trazer os meus hábitos atuais de alimentação. Já fiz uma pequena introdução no post que fiz da resenha de um livro sobre ayurveda, então o foco deste é na rotina de alimentação mesmo.

Café-da-manhã

Não me alimento logo após acordar. Quando acordo, bebo MUITA água e, ocasionalmente, água morna com meio limão espremido. Faço minha rotina de meditação, exercício etc, e então eu tomo meu café-da-manhã, que geralmente é composto por ovos mexidos, torrada com requeijão, frutas ou iogurte com granola. Eu como em pouco quantidade, então no dia a dia opto por algum desses. Depende do que tenho vontade mesmo.

Lanches ao longo da manhã

Não “como” nada. Procuro beber sucos, se der fome. Se me der MUITA fome, eu como uma fruta ou um iogurte desnatado sem mais nada (granola, por exemplo). Bebo muita água.

Almoço

O almoço é a minha principal refeição do dia. Procuro almoçar sempre ao meio-dia, sem grandes variações de horário para acostumar o meu organismo mesmo. Busco compô-la com a mais enriquecedora combinação de ingredientes possível. Geralmente é uma proteína (ovos, peixes ou aves) + legumes ou verduras + carboidrato (batata, arroz, massa).

Lanches ao longo da tarde

Mesma coisa da manhã, com a diferença que reforço a hidratação com água para oxigenar o cérebro. Parei de tomar café por conta disso (a gente acha que precisa de café para dar aquela acordada mas a água faz isso até melhor).

Jantar

Tenho jantado às 18h. É a minha última refeição do dia, por assim dizer. Já são alimentos leves, como sopas e saladas. No máximo uma proteína, se eu tiver bastante fome.

O pessoal em casa janta mais tarde, mas quando sento com eles para jantar eu bebo um suco, um chá, tomo uma sopa ou no máximo como uma saladinha.

Se vou sair para jantar ou tenho algum evento relacionado, eu continuo jantando em casa e repetindo o que falei acima no restaurante ou evento que eu estiver.

Não sinto muita fome porque meu corpo já se habituou. Caso eu sinta fome, ingiro líquidos ou, como falei, no máximo outra saladinha. Nada que sobrecarregue meu sistema digestivo. A ideia é proporcionar o melhor sono possível mais tarde.

Alguns pontos importantes:

  • não como mais carne vermelha e, para falar a verdade, quase não estou mais comendo carne de modo geral
  • diminuí muito o sal da minha comida
  • evito industrializados e procuro sempre as opções mais naturais para os alimentos
  • prefiro cozinhar em casa a pedir comida, por saber a procedência e também pelo prazeroso ato de cozinhar
  • costumamos sair para jantar uma vez por semana
  • toda refeição para mim é um ritual – gosto de sentar com calma, arrumar o prato, a mesa, sentir o alimento, comer sem pressa
  • claro que vez ou outra saio da rotina e dou uma abusadinha, mas não faço isso com frequência porque o meu corpo sente bastante

Como todo hábito, levou anos para ser implementado. Estou muito satisfeita com essa rotina atual e me sentindo muito bem. 🙂

Como você vê seus hábitos de alimentação hoje em dia? Gostaria de mudar alguma coisa?