Como eu organizo as compras de mercado e nossa rotina de cozinhar atualmente (março 2019)

Neste post eu vou contar um pouco como tem sido a nossa organização de compras de alimentos. Não compramos apenas no mercado, mas usei apenas esse local no título para que não ficasse muito longo. 🙂

Seguem as nossas estratégias:

Revisar a despensa

Uma vez por semana, reviso a despensa (e os alimentos na geladeira e congelador) para verificar os alimentos próximos ao vencimento. Esses alimentos serão priorizados no menu semanal. Ao mesmo tempo, já listo o que preciso comprar para repôr.

Dependendo do item, gosto de ter sempre um a mais, para substituição. Costumamos fazer as compras apenas uma vez por semana, então eu prefiro calcular se precisaremos de mais de um item naquela semana para comprar duplicado, se for o caso.

Definir um menu semanal simples

Filhote e marido ficam fora o dia inteiro. Eu muitas vezes trabalho em casa, e muitas vezes trabalho fora. Logo, nossa principal refeição por aqui é efetivamente o jantar, então o que preparamos à noite acaba ficando como almoço para mim no dia seguinte. Ou eu preparo algo em 5 minutos, com salada + proteína grelhada.

O fator complicador do menu semanal vem dos lanches. Eu me alimento de 3 em 3 horas e carrego sempre lanchinhos comigo. O filhote leva lanche para a escola. Marido também faz seus lanchinhos. Nesse momento de revisão da despensa eu já desenho como será a nossa alimentação da semana, se vamos jantar fora algum dia ou coisas do tipo.

Compra no mercado delivery

Eu mudei a minha vida depois que comecei a comprar no mercado delivery. Uma vez por semana (geralmente às segundas-feiras, quando costumo trabalhar em casa), eu faço o pedido com base nos dois itens anteriores deste post (revisão da despensa e planejamento do menu). A entrega é feita no mesmo dia.

Feira

Itens de feira e hortifruti prefiro fazer pessoalmente para escolher. Quando não posso ir (devido a compromissos diversos), meu marido vai. Ele até gosta. Hoje ele é responsável por compras para o nosso escritório também. Como ele fica com o carro durante a semana, para ele é mais fácil.

Rotina de cozinhar

Vou tentar trazer o exemplo atual para ver se consigo explicar como fazemos aqui:

  • Geralmente às segundas à noite eu tenho encontros da mentoria, então fico em aula até um pouco mais tarde. Meu marido cozinha.
  • Às terças, ou estou em casa (e eu cozinho) ou estou em aula do mestrado (aí ele cozinha).
  • Às quartas, gostamos de fazer um passeio juntos em família, e geralmente comemos fora. Se não quisermos sair, ou cozinhamos ou pedimos alguma comida que gostamos.
  • Às quintas, eu tenho aula do mestrado, então ele cozinha. Algumas vezes ele tem show, e aí nesse caso o filhote vai para a casa da avó e janta lá. Eu janto na faculdade.
  • Às sextas, geralmente eu estou em casa à noite e gosto de cozinhar.
  • Aos sábados, se eu estiver em casa, costumo cozinhar. Meu marido costuma fazer shows aos finais de semana, então aproveito para fazer coisas que só eu gosto kkk
  • Aos domingos, eu adoro preparar o almoço! Então ou eu preparo o almoço, ou ele. Ou comemos na casa da minha sogra. De noite, ou comemos sobras do almoço ou pedimos pizza.

“Passear” no mercado

Todo dia depois do almoço eu gosto de fazer uma caminhada para ajudar na digestão e tomar um solzinho. Às vezes, dou uma passada no mercado mais próximo para ver as novidades, promoções e, de repente, comprar algo pontual. Mas não é uma obrigatoriedade, e sim um passeio informal mesmo durante a semana.

Essa é a nossa rotina de mercado e funciona muito bem. Depois que comecei a comprar online, além da economia de tempo, eu também consigo ter um controle maior do quanto estamos gastando. Já me acostumei com essa rotina e estou satisfeita com ela atualmente. Quando mudar algo de maneira significativa, prometo postar uma versão atualizada deste post.