Pular para o conteúdo

Meu setup para trabalhar em qualquer lugar

Já comentei algumas vezes sobre o conceito de “escritório móvel” por aqui. Do meu ponto de vista, mesmo que você trabalhe fixo em um escritório ou em casa, vale a pena ter um setup de trabalho que seja móvel para que você consiga fazer coisas fora do seu local de trabalho – caso você faça viagens profissionais ou queira passar um tempo na cafeteria, por exemplo.

Eis o meu setup atual:

  • Macbook Air (porque é leve) e carregador
  • Sempre levo uma extensão de 3m, adaptador universal e um T de tomada para não monopolizar nenhuma
  • Pasta para agrupar papéis que cheguem até mim (chamo de “entrada”)
  • Caderno para anotações e pelo menos 3 canetas (caso parem de funcionar ou precise emprestar para alguém)
  • Fone de ouvido (para me concentrar)
  • iPhone e carregador

Com esse setup, costumo trabalhar em praticamente qualquer lugar. Se o local não tiver wifi, ou eu trabalho em ações que possa fazer offline (escrever, mexer em planilhas, apresentações) ou conecto com o 3G do celular.

Uso uma mochila para notebook (leve) ou uma pasta executiva e consigo ir para qualquer lugar, quando preciso ou quando quero.

Você pode ter esse setup pronto em casa. Isso é especialmente útil caso você não tenha um home-office e precise trabalhar ou estudar sem um local fixo. Espero que mostrar como eu faço possa ser útil de alguma maneira.

Você já considerou montar um setup assim? Como você faz?

Autor

18 comentários em “Meu setup para trabalhar em qualquer lugar”

  1. Ai, Thais, graças a você venho namorando a ideia de um setup já há algum tempo. Trabalho em casa, tenho um local “fixo”, mas ainda assim estou esclarecendo esse aparente desejo de ter um escritório móvel.
    Só por curiosidade, você já mantinha esse setup quando estava empregada no mercado tradicional ou foi algo que você veio desenvolvendo no home office/escritório do VO?

    1. Sempre tive, desde a época da faculdade e fazia estágio. Por mais que eu trabalhasse em um escritório, fora do trabalho eu tinha outras coisas a fazer que dependiam de um setup básico para trabalhar em casa, na faculdade, na cafeteria etc.

      Obrigada por comentar.

  2. Inspirada em vc tornei minha mochila da faculdade meu escritório móvel, pq posso ir para a biblioteca estudar ou para outro cômodo da casa. Não levo o notebook pq ando mto de ônibus e tenho medo de ser assaltada e na biblioteca tem computadores disponíveis. Levo o bullet jounal e o caderno para anotações da aula. Ah, e água tbm! Queria fizer o quando vc me ajuda ser mto mais organizada e prática no dia a dia.

      1. Luci, eu armazeno boa parte no google drive ou no evernote mesmo, tenho o app no celular e se eu precisar de alguma coisa é só buscar lá. Também uso o Kindle para alguns arquivos.

  3. Thaís, explica um pouquinho pra gente como você faz para manter a organização de arquivos. Usa algum serviço de nuvem tipo o Google Drive? Mantém tudo em um HD externo/pen drive? Utiliza o Office ou o LibreOffice para trabalhar com editor de texto e planilhas? Mantém cópias dos documentos em versões do Office para celular?
    Confesso que tenho um pouco de dificuldade quando preciso manter certos documentos ao alcance antes de viajar, por exemplo. E bate aquela frustração quando a gente lembra que deixou o arquivo somente dentro de uma mídia, que ficou no escritório :/ Fala um pouquinho sobre fluxo de trabalho com organização de arquivos/pastas 🙂 Excelente postagem, como sempre!

  4. Amei a dica da extensão e do “T”de tomada. Atualmente minha vida tem sido essa, com o mestrado, e projetos de interiores. Esta mobilidade ajuda muito. Vou comprar uma extensão legal para levar na mochila.

  5. Ótima a dica do T, preciso comprar.
    Uso mais ou menos o mesmo que você, mais garrafa d’água, lanchinhos e itens para evitar o uso de descartáveis.

  6. Boa Noite Thais, te sigo a muito tempo, adoro a materia sobre o setup movel, entao, gostaria que fizesse uma materia sobe “mochila para homens” que seria o que é ideal para quem trabalha fora e se desloca durante o dia! Obrigado e parabens

  7. Thaís,
    Adorei seu post. Trabalho bastante fora do meu local fixo e fui desenvolvendo a minha mochila setup. Tenho alguns itens adicionais na minha, minha garrafa de água, meu Bullet Journal, um estojo que além de canetas, tem marcadores, vários tipos de clips e pen drive m, um carregador USB múltiplo e um dos elementos que ficou fundamental, um carregador tipo power bank. Se ficar muito tempo na rua ou no trânsito usando o celular, ele se torna fundamental em minha vida.

  8. Fiquei inspirada e só falta a grana pra iniciar. Tenho meu celular mas não é tudo. Outra coisa, tenho um filho de 1 ano e seis meses. . aí já sabe. Mas nunca é tarde pra realização. Penso naqueles escritórios onde a mãe leva seu bebê e ao lado de sua sala vc trabalha tranquilo. Até se acostumar é claro.

  9. Parabéns pelo seu trabalho e gostei muito. Tento fazer em casa meu cantinho, até agora tem o canto do meu filho. Vou já me apegar no cantinho dele . Quem sabe inspiro ele como vc comigo. Já já saio de casa.

  10. Hoje eu trabalho CLT , faço faculdade de administração e tenho uma empresa de decoração de festas , e também sigo esse conceito de escritório móvel , então na minha bolsa sempre levo um caderninho pequeno para usar de caixa de entrada , meu Iphone e uma pasta catalogo com 10 plásticos dentro , em cada um dos plásticos fica uma parte do meu sistema ( lista de próximas ações , suporte a projetos , algumas listas que uso na minha vida doméstica etc.. ) , isso porque eu uso o GTD quase todo em papel , pode parecer um pouco “cavernoso” mais foi o que deu certo pra mim , somente minha lista de projetos que eu montei no trello , porque me da mais facilidade para incubar ou finalizar quando necessário , como trabalho com decoração de festas alguns dos meus projetos são bem detalhados .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *