Favoritos de Viagem: Paraty (RJ)

3
5113

Tirei férias em Paraty (RJ) no início de janeiro e muitos de vocês têm me pedido para fazer uma lista de recomendações diversas. Como ainda estamos no verão, e no meio de um feriado, eu achei que ainda seria propício postar. Espero que as dicas sejam úteis caso você queira viajar para essa cidade em qualquer época do ano (Paraty recebe também a Festa Literária anualmente, em julho).

Meus passeios preferidos em Paraty são:

  • A Vila de Trindade, que fica na estrada para Paraty, e que vale uma visita de pelo menos três dias. Recomendo inclusive ficar hospedado esses dias na vila para evitar a serrinha dela, que é bem chata (apelidada de “Deus me livre” porque antigamente não era asfaltada e tem curvas e barrancos terríveis).
  • Nós nos hospedamos em Trindade. Variamos a pousada cada vez que vamos lá. Desta vez, ficamos na pousada Solstício de Verão. A dona é uma simpatia.
  • Passeios de escuna pelas ilhas. Este é um passeio que vale a pena fazer em Paraty. Existem dezenas de escunas e opções de passeios, que vão para lugares diferentes, com barcos que oferecem refeições, músicas ao vivo etc. Recomendo fazer uma busca pela Internet e escolher uma que pareça mais adequada a você e à sua família, pois realmente todos os barcos têm o mesmo padrão, alterando realmente os serviços oferecidos e as praias a serem visitadas. O passeio é uma delícia para pessoas de todas as idades. Leve remédio para enjôo!

  • O grande barato de Paraty está no centro histórico, que é tombado. Na igreja principal há um estacionamento a preços justos e fica muito próximo para ir andando. Acho que é o melhor lugar para estacionar.
  • Em Paraty existe um livraria que acho maravilhosa, que é a Livraria das Marés. É um ambiente acolhedor e bonito, com boa curadoria de livros. Se você gosta de arte, fotografia e viagens, vai adorar a seleção. Bons livros de literatura nacional e estrangeira também.
  • Outra livraria é a Livraria de Paraty. Mais simples, tem também uma cafeteria e mesinhas na “calçada”. Lugar gostoso para um passeio no fim de tarde.
  • Vale dizer que os livros são mais caros nessas livrarias. Livraria local jamais conseguirá competir com preços de lojas na Internet. Vá preparada/o. 😉
  • Na praça da igreja, onde fica o estacionamento, tem também o sebo do Daniel, que são duas combes cheias de livros baratos. Além do prazer de buscar livros (para quem gosta), o dono do sebo tem um papo ótimo.

  • Para comida, Paraty tem para todos os gostos e bolsos. A cidade também é conhecida pela sua cultura gastronômica, então você pode ter boas surpresas.
  • Para uma experiência gastronômica, você pode querer visitar o restaurante Banana da Terra. O atendimento é ótimo e o ambiente, uma delícia. Traz culinária brasileira com um toque de sofisticação, naquele estilo de prato “masterchef”. Tem seu preço.
  • Para comer a melhor comida italiana da sua vida, vá no La Dolce Vita. Preços justos e comida italiana com gosto de comida da vovó. Qualquer prato é muito bom. De noite também é pizzaria.

  • Passear pelas ruas do centro histórico é uma delícia, especialmente à noite. Vá com um calçado confortável, porque as pedras são irregulares e pode cansar as pernas. Cuidado com os buracos, para não torcer o pé!
  • A arquitetura colonial é muito forte em Paraty. Meu ponto de atenção preferido são as portas coloridas! Tente escolher uma preferida.
  • A Casa de Cultura de Paraty tem entrada gratuita e mostras que mudam o tempo todo. Vale a visita. Também organiza eventos ocasionalmente.
  • Se for de compras, valorize a cultura local. Os barcos feitos de madeira por artesãos locais são uma lembrança barata e significativa. Há muito artesanato indígena sendo vendido nas lojas. Prefira comprar dos indígenas originais, que vendem nas calçadas – além de ser mais barato, você ajuda diretamente o comerciante local. Algumas lojas, no entanto, vendem itens “diferenciados” que podem valer a pena. Pesquise. Algumas realmente perdem a noção na hora de colocar o preço.

Essas são as minhas indicações em Paraty! Claro que existem vários outros lugares e passeios, mas quis indicar poucos e preferidos. Espero que tenha gostado e que o post seja útil para a sua viagem.

3 comentários

  1. Paraty é realmente um passeio maravilhoso! O que mais me chamou a atenção foi o fato de a cidade com suas lindas ruas de pedra nos convidar a entrar em uma vibe diferente de forma a acalmar os passos e o coração abrindo os olhos para o simples. Fizemos as fotos de pós casamento e foi uma delícia!!!!!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui