Planejamentos

20 coisas para fazer antes de 2020

Eis aqui uma proposta de lista de 20 coisas para você fazer antes de 2020. Enjoy! <3

  1. Organizar as suas finanças ou pelo menos desenhar um plano para fazer isso em 2020. Use a nossa série de setembro aqui no blog para desenvolver educação financeira, reorganizar seu estilo de vida, eliminar dívidas e fazer investimentos.
  2. Separar em uma pilha os livros que você acha factível terminar de ler até o final do ano e focar sua energia neles. E lembrar que tá tudo bem se não conseguir ler todos, mas você vai se orgulhar de ter desenvolvido esse foco.
  3. Destralhar pelo menos um cômodo ou parte da sua casa que tem tanta tralha que te deixa ansiosa/o ou desconfortável.
  4. Fazer uma revisão dos projetos em andamento e, sabiamente, colocar em stand-by aqueles que você não deve focar agora, para conseguir colocar energia total na resolução dos que devem ser concluídos ainda este ano.
  5. Revisar também os seus objetivos de vida de curto, médio e longo prazo para ver se eles ainda fazem sentido no seu cenário atual e também se continuam se encaixando na sua vida em 2020.
  6. Revisar a sua agenda até o final do ano para tentar remover compromissos que não sejam estritamente essenciais ou divertidos para você. A ideia é não se sobrecarregar em um período do ano que geralmente sobrecarrega todo mundo.
  7. Participar da Semana de Planejamento e planejar o seu ano novo com foco em auto-conhecimento.
  8. Preparar uma receita nova e diferente. Tente fazer algo completamente fora da sua caixinha! Assim, você desenvolverá novas habilidades e a sua criatividade.
  9. Revisar os seus contatos no celular e deletar aqueles que já não acrescentam nada na sua vida e que você não pretende se conectar em 2020.
  10. Revisar as pessoas que você segue nas redes sociais (especialmente o Instagram) para manter apenas aquelas com as quais você realmente se identifica e que não geram nenhum tipo de gatilho de ansiedade ou frustração em você.
  11. Participar de uma aula de meditação em algum centro budista ou aprender a meditar com vídeos do YouTube (procure por “meditação guiada”).
  12. Escrever todas as coisas pelas quais você é grata/o em 2019.
  13. Encontrar uma causa para abraçar.
  14. Fazer um passeio ao ar livre para pensar na vida, sem pressa nem compromissos, como em um parque, uma praça, a praia etc.
  15. Criar uma playlist no seu serviço de streaming favorito com as suas músicas queridas de todos os tempos. E, em algum momento, se dar de presente ouví-la inteira.
  16. Escrever uma lista de afirmações positivas para ler todos os dias de manhã.
  17. Enviar mensagens carinhosas e de agradecimento às pessoas que sejam importantes para você.
  18. Zerar uma caixa de entrada pela primeira vez na vida, caso nunca tenha feito isso.
  19. Destralhar a casa por categorias. A sequência que a Marie Kondo sugere é: roupas, livros, papelada, itens em geral e itens de valor sentimental, mas você pode fazer na ordem que preferir (a ideia é começar pela categoria que você tem menos apego e finalizar com a que é mais apegada/o).
  20. Fazer uma super faxina de final de ano em casa para receber o ano novo com as energias renovadas!

O que você achou dessa lista? Pretende fazer alguma(s) dessas coisas?

17 Comments

  1. Olá, sou sua nova seguidora aqui em Portugal e estou a adorar o seu trabalho. Essa sua lista está muito boa. Também já estou a práticar alguns dos seus itens, mas vou acrescentar mais.
    Um deles é tentar acompanhar todos os dias os seus documentários.
    Obrigada

    1. Seja bem-vinda! 🙂

  2. O destralhe eu comecei em novembro e ainda não desisti… rsrs
    Os livros pra ler até o fim do ano são pelo menos os 3 que eu comecei e não terminei.💕

  3. Bruna Costa says:

    Hahahaha….
    Quando você segue o blog há tanto tempo que já começou a fazer a lista, antes de a lista sair. hahaha
    4 primeiros itens – check!

  4. Com relação ao instagram, pra mim já está como vício. Mas odeio quando to olhando o feed e tem: fulano deu um carro de presente pra amigo, o outro deu uma bolsa de 6.500. A sandália da crianças de 17.000, quebrou a etiqueta. Eu fico: – %$#, não ganho nem perto desse povo e talvez nunca vou ganhar. A comparação é inevitável e acaba me fazendo muito mal.

    1. Não vale a pena seguir esse tipo de coisa… siga quem te inspira sentimentos positivos.

  5. Cris Costa says:

    Amei o blog! Uma prima minha de Campina Grande me indicou… ela segue há mais de 10 anos…
    Essa lista está perfeita, mas não vai dar mais pra ser antes de 2020… ficou pra o começo! Rsrs

  6. Adorei a lista ! 😍🙏

  7. Anne Carvalho says:

    Amei a lista, e vou ter que focar em vários pontos. Em 2020 minha vida mudará radicalmente, já que minhas duas enteadas irão vir morar conosco. Desde as finanças, organização da casa, adaptação da rotina, até a parte menos visível mas talvez mais importante, que é aprender a lidar com adolescentes (uma está no final da adolescência, e outra é pré-adolescente) e conseguir formar com elas uma relação amorosa, de confiança e respeito. Estou ansiosa, no sentido de sentir medo, mas também no sentido de estar empolgada e aberta a todas estas mudanças. 😀

  8. Imprimindo uma lista pra começar ontem.
    Thaís, preciso dizer que te sigo há um bom tempo e que agora, com um novo ano e com praticamente tudo em dia na minha vida, rumo a um novo ano e nova vida literalmente, tudo têm feito muito mais sentido pra mim agora. Admiro seu trabalho. Obrigada por tudo, incluindo a sua dedicação por aqui.
    Abraços.

    1. Eu que agradeço. 😉

  9. Daniela Silveira says:

    Amei esse post, pretendo fazer vários dos itens sugeridos👏👏👏👏👏👏🎅

  10. Oi Thaís! Tudo bem?

    Este comentário é um dos itens da minha lista pessoal de elogios que estou colocando em prática. Há muito tempo, pretendo deixar um feedback positivo para você aqui ou no youtube, mas “as coisas da vida” me impediam.
    Eu percebo transparência, verdade e honestidade no seu trabalho que, no meu ponto de vista, são dois aspectos fundamentais no exercício de qualquer trabalho ou atividade ( Aliás, em tudo na vida!).
    Te acompanho há dois anos nas suas redes sociais, e digo que algumas demandas da minha vida, seja em casa, seja no trabalho, seja na faculdade, foram atendidas, dentro das minhas possibilidades, através das suas dicas e reflexões trazidas aqui no blog ou no Youtube.
    Para que você tenha ideia, eu consegui finalizar o mestrado no final do ano passado, e mantive o foco para participar da seleção de Doutorado. Atualmente, estou finalizando o primeiro ano do Doutorado :). E esta conquista na minha vida também teve a participação do seu trabalho, e, por isso, acredito que sua proposta de trabalho com organização e planejamento vai muito além. Ele promove nas pessoas: autoconhecimento, autoaceitação e compromisso com o sentido na vida.
    Em relação a esta lista,estou na fase de destralhamento em casa e no trabalho, e confesso que estou assustada com a quantidade de coisas.kkkkk. E, para 2020, pretendo incluir uma rotina de meditação na minha vida e cuidar da minha espiritualidade.

    Obrigada! Um abração!

  11. Thais, adorei as suas dicas
    Vou tentar por algumas em pratica antes de finalizar o ano. Já comecei com o destralhe de roupas, do meu filho saiu 3 sacolas!!!!

  12. Aislan carlos dos santos says:

    Thais tu é tao direta e prática.
    Lista mt boa
    valeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Posts mais acessados