Dicas que eu considero essenciais para a organização da casa

7
10717

Organização da casa é um tema que nunca se esgota, não é mesmo? O que eu procuro com o Vida Organizada é tirar um pouco as dicas desse patamar de inatingíveis e trazer mais para a vida real mesmo. O que eu chamo de vida real? É a vida da pessoa que trabalha fora, tem filhos (ou não), mas que tem mil outras coisas para fazer da vida além de pensar em cuidar da casa, mas quer SIM ter uma casa legal, apesar de tudo isso. Ou seja, a história de todos nós. rs

E veja que o que eu disse acima vale para todas as áreas da nossa vida “pessoal”, que muitas vezes acabam sendo negligenciadas: saúde, espiritualidade, hobbies, até família. Neste post, vou focar na organização da casa, apenas porque vocês me pedem muuuuito para falar sobre organização da casa aqui. Mas percebam que eu entendo a organização como um processo integrado, então o que eu explico para a casa pode funcionar para as outras áreas da sua vida (esse pode ser um daqueles momentos “mind blowing” de aprendizados no blog). Na prática, o que eu estou sugerindo para você é: pegue cada post do blog e aplique a outras áreas de sua vida, e não apenas à área citada no post.

Vamos então às minhas TOP dicas de organização da casa, ou aquelas dicas que eu acredito que façam diferença de verdade quando a gente está falando da organização do nosso lar.

Encontrar propósito nas atividades do dia a dia

Limpar o banheiro pode ser chato, mas é necessário. Por que é importante manter o banheiro limpo? Oras, apenas de responder para você mesma/o essa pergunta você já encontrará um ou vários bons propósitos para realizar essa atividade. Esse raciocínio vale para tudo. Se por acaso você encontrar algum propósito que não te motive, questione a frequência daquela atividade ou até mesmo se vale a pena continuar mantendo-a na sua lista de coisas a fazer.

Motivação é uma coisa que a gente tem que buscar todos os dias

Motivação é que nem tomar banho: se a gente fica um dia sem, já não se sente nosso melhor estado. Por isso, faça o necessário para se manter motivado/a diariamente, seja lendo posts aqui no blog ou em outros blogs, vendo vídeos, lendo livros, enfim, encontre o que te deixar motivada/o. Tem que ser diariamente, para a gente não deixar o moral cair.

Tenha uma estação de trabalho só sua em casa

Por mais que você trabalhe fora, vale a pena ter um cantinho seu em casa onde você coloca sua caixa de entrada, sua bolsa, suas canetas, suas pastas. Sabe? Por menor que seja, tenha esse cantinho. Você precisa de uma estação de trabalho para lidar com as finanças, planejar seu menu semanal e outras atividades do tipo.

Não dá para organizar tralha

Geralmente qualquer problema de espaço na verdade se resolve destralhando. Repense suas posses, avalie honestamente o espaço que você tem em casa e 1) otimize esse espaço ou 2) aceite que tenha que ter menos coisas. Se a posse de algo for importante para você, otimize o espaço. Se for irrelevante, vale repensar e destralhar, liberar espaço.

Toda vez que me deparo com algum lugar em casa que esteja ficando meio apertado ou cheio de coisas, sei que preciso destralhar ou repensar outras coisas que eu tenha guardadas.

Setorize a organização

Na cozinha, deixe à mão os utensílios que utiliza diariamente. Guarde mais para cima nos armários o que usa menos. No quarto, mantenha as maquiagens do dia a dia à mão. A gaveta de lingerie é a de cima. No banheiro, tenha uma cestinha para os produtos diários. Na área de serviço, deixe juntos os produtos para lavar roupas. Mantenha as fraldas perto do trocador do bebê. Setorizando a casa de maneira intuitiva, você conseguirá ter um fluxo melhor nas atividades do dia a dia.

Todas as coisas devem ter a sua própria casa

Se algo não tem lugar certo, será que deveria morar com você? Fica aí a pergunta.

Estabelecer um lugar certo para cada coisa garante a arrumação fácil no dia a dia.

Faça a dança dos cômodos

Ao sair de um cômodo, pergunte-se se pode levar algo dali com você que pertence a outro lugar da casa. Essa técnica é mágica!

A casa é responsabilidade de todos

Cada pessoa que mora na casa é responsável pela casa e deve ser responsável pelos seus próprios pertences. Ensinar isso desde cedo aos filhos é muito importante.

Arquivo não tem a ver só com papel

Suas gavetas de roupas são seu inventário de peças que deve ser funcional e prático para o dia a dia. Seus armários da cozinha devem manter os itens que você precisa para facilitar o cozinhar e o servir diariamente. Sua estante de livros deve conter os livros que você pode rpecisar consultar em decorrência da sua vida e do seu trabalho. Brinquedos devem ser armazenados de acordo com a idade da criança. Seu arquivo de documentos deve estar atualizado e fácil de guardar e encontrar as coisas.

Pequenos itens agrupados em caixinhas

Use cestos, caixas, panelinhas de ferro, pratinhos e o que mais quiser como compartimento para organizar miudezas. Nada de deixar coisas pequenas soltas.

Lembre-se sempre: organização tem a ver com coerência. Espero que as dicas acima ajudem você a trazer mais coerência para a organização da sua casa e da sua vida.

7 comentários

  1. Oi, Thais!! Você é uma pessoa iluminada. Sempre que leio, ou acesso algo que você posta, fico mais aliviada das minhas muitas tarefas do dia a dia. Você tem uma maneira de colocar, esclarecer as coisas que simplesmente elas se tornam bem mais fáceis. Te admiro muito e como gostaria de poder ter uma amiga assim bem próxima para poder compartilhar tantas dúvidas e preocupações. Que Deus te abençoe e te de muita saúde para você poder continuar sempre ajudando tanta gente.Gratidão.

    • Tambem concordo Geni! Para mim a Thais é uma pessoa iluminada!! Ela me ajuda muito!!!
      Desejo que ela tenha muita saúde e que sua vida prospere cada dia mais .bjs 🙏

  2. Thais, por ler seu blog, já coloquei várias dicas em prática, mas adorei a ideia para se ter uma estação de trabalho. Bateu justamente com o que estava precisando. Grata pela inspiração!

    • Flavia,
      Eu montei uma, comprei uma escrivaninha (depois de muita pesquisa e achar por um valor ok) que eu amei, um mural de cortiça e estou arrumando aos poucos meu cantinho.
      Como amo ele, adoro chegar em casa e poder estudar nele, escrever, olhar minha agenda.
      Foi um ótimo investimento.

  3. Thais, Obrigada!!!
    Sigo seu blog desde 2015, sempre encontro aqui conteúdos importantes que agregam, decisões importantes tomadas ao longo desse período.
    Faz total sentindo manter-se motivada para manter a casa organizada, isso explica porque as vezes iniciamos uma “faxina de inverno” tirando até a própria casa do lugar e posteriormente não conseguimos concluir.
    Obrigada por compartilhar sua visão conosco.

  4. Eu percebi que usava sempre as mesmas bijuterias, e as deixava largadas na entrada do guarda-roupas, junto com os perfumes e o relógio, que são coisas que preciso ter a mão quando me arrumo logo cedo. Mas acontece que eu também tinha outras bijuterias que adoro, mas por não usá-las diariamente acabava deixando-as no saquinho de joias, ou seja, não ficavam visíveis. Percebeu o círculo vicioso? Uso sempre as mesmas coisas porque estão bem na minha frente, e deixo de usar outras coisas muito bonitas porque estão “escondidas”.
    Recentemente mudei essa situação com alguns passos simples:
    1. Destralhei as bijuterias que não faziam mais sentido pro meu estilo atual ou que não eram práticas. Mantive as que eu ainda amo mas não estava usando;
    2. Peguei um pires bonitinho e coloquei os brincos, os anéis e o relógio (tenho pouquíssimas peças);
    3. Peguei um cabide pequeno e pendurei os colares;
    4. Deixei tudo isso na entrada do guarda-roupas, junto com a bandeja de perfumes.
    Resultado: agora estou usando acessórios diferentes todos os dias! kkkkk
    A moral da história é que quando eu tentava manter as joias “escondidas” elas não estavam realmente organizadas. Agora que elas ficam à vista estão finalmente sendo usadas, e decorando aquele cantinho tão especial do meu guarda-roupas, aquela parte que uso para me arrumar todos os dias.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui