Pular para o conteúdo

Projetos e Objetivos Concluídos – Trimestre 3/2018

A cada trimestre, eu costumo fazer uma revisão sazonal e ver o que foi concluído no trimestre que está se encerrando. Este post é para trazer alguns deles. A ideia é inspirá-los para mostrar o que a organização pode fazer por nós.

Uma rápida observação: este ano está sendo bastante difícil para mim, por conta da morte da minha avó. Isso me abalou bastante emocionalmente, como não poderia deixar de ser, mas a organização me ajudou a replanejar as coisas, renegociar tudo comigo mesma e com os outros, e esse é um aprendizado importante para passar para vocês. O objetivo não é “ser perfeita”, e sim saber equilibrar as coisas de acordo com cada momento de vida que a gente vive.

Objetivos alcançados

Projetos concluídos

  • Organizar a agenda de eventos de lançamento do meu novo livro, “Trabalho Organizado”
  • Organizar viagem para Amsterdam para participar do curso de GTD Nível 3
  • Organizar viagens para: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Natal para a realização de cursos de GTD
  • Concluir as disciplinas do primeiro semestre do mestrado
  • Realizar a semana de capacitação dos novos instrutores de GTD
  • Organizar viagem de final de semana para Campos do Jordão, no inverno
  • Organizar minha nova rotina trabalhando no escritório fora de casa
  • Organizar rotina de trabalho mais gentil e com menos compromissos e viagens
  • Lançar a primeira versão do curso online para profissionais de organização e produtividade
  • Concluir a leitura do novo livro do GTD – GTD For Teens
  • Reorganizar o meu sistema GTD
  • Organizar festa junina do Paul
  • Organizar eventos em casa para assistir os jogos da Copa

Não citei todos os projetos concluídos porque muitos deles são pessoais, ou menores, ou até agrupei acima para facilitar a visualização.

Eu escrevo esse tipo de post para inspirá-los e mostrar que, com organização, a gente consegue focar no que é realmente importante e mover a vida adiante. Espero que seja útil.

Marcações:
Autor

7 comentários em “Projetos e Objetivos Concluídos – Trimestre 3/2018”

  1. Oi, Thais. Apesar das dificuldades, um trimestre bem produtivo, né?

    Uma dúvida que ficou: quando concluído, você mantém um log dos projetos com data de conclusão ou outras informações? Como você registra essas informações?
    Mais uma vez, obrigado por tudo.

    1. Oi Wilson, tudo bem?

      Antes eu costumava arquivar cada nota de projeto no Evernote em uma tag de projetos concluídos. Como agora migrei os projetos para o Trello, ainda estou aprendendo qual a melhor maneira de fazer, mas creio que simplesmente arquivando o card ou o quadro já funcionem bem. Outro teste que estou fazendo é com um quadro de “concluídos”, mas enfim, ainda são apenas testes.

      Tenho um post aqui no blog sobre registrar grandes marcos do ano, que também pode ser uma maneira legal de fazer esse log. Pode ser que você goste do post!

      Obrigada por comentar.

  2. Thais, você anota os projetos a concluir em algum lugar físico e vai ‘tickando’ quando concluídos? Eu fiz isso ano passado para projetos de curto prazo para 2017 e me senti bem feliz, mas esqueci de fazer esse ano e tenho me sentido como se o ano tivesse passado em vão…

    Sobre organização de viagem, você costuma fazer uma viagem em família por ano? Só a vi comentando sobre a viagem de inverno uma vez. Como se dá essa organização?

    Bjs,
    Evelyn.

    1. Sim, durante anos fiz assim no Evernote (arquivava em uma etiqueta de concluídos). No momento estou organizando os projetos no Trello e ainda descobrindo a melhor maneira de fazer. Tenho um outro post aqui no blog, sobre registrar marcos do ano, em que ensino outra maneira de fazer também. Pode ser útil. Obrigada por comentar!

      As viagens eu costumo planejar anualmente.

  3. Thais, muito obrigada por todo ensinamento de sempre, você realmente consegue nos abrir muito a visão de como melhorar a organização de nossa vida ^^
    Minha dúvida: Ao criar uma lista macro de projetos de curto prazo, por ex, projetos que quero concluir no mês, eu preciso ter todas as ações que são necessárias aquele projeto descritas em algum lugar certo? ou pelo menos as ações iniciais pra ir agregando conforme forem surgindo. Entendo o conceito da lista de próximas ações, porém é nela que devo agregar as próximas ações de tooooooodo o projeto e trabalhar ali mesmo? Isso não complica muito por ter muita coisa agregada? Por exemplo: Projeto Viajar pra Praia – Ações: reservar hotel, comprar biquíni, revisar o carro , abastecer o carro, são todas ações necessárias (quase todas rs) onde é o melhor lugar pra colocar essa lista GERAL de ações do projeto? Pois de reservar hotel ao abastecer o carro, rs, existe um espaço gigantesco. Creio que a minha visão de projetos x ações esteja errada rs, estou confusa, será que consegue me dar uma luz? Como vc faz? (eu vi os videos de reinstalação do seu GTD mas não consegui me encontrar com relação a esta duvida). Mil desculpas se minha dúvida é muito básica ou muito confusa rs. Bjks

    1. Oi Tania, tudo bem?

      Não necessariamente. Você precisa ter pelo menos uma próxima ação definida para o projeto estar em andamento. Existem projetos que você terá simplesmente próximas ações definidas uma depois da outra, até concluí-los. Projetos mais complexos, que você queira planejar ações para ele inteiro, você definitivamente pode fazer isso, mas aí enquanto elas não forem próximas ações você apenas coloca dentro do projeto (ex: campo de descrição na ferramenta). Próxima ação é só aquilo que já dá pra você fazer.

      Na revisão semanal, você só bate o olho nos projetos para garantir que ele tem próximas ações definidas. Não precisa planejar todos os projetos. Caso identifique que algum projeto precise de uma atenção maior, isso seria uma próxima ação por si só, que você colocaria no seu sistema para fazer em outro momento mais apropriado que não a revisão.

  4. Oi Thais, vc tem uma lista dos livros do David Allen? Eu só li o “basico” e queria saber se os outros valem a pena, queria me aprofundar mais no GTD. Ainda tem muita coisa que nao faz muito sentido pra mim.

    Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *