Hábito: acordar cedo

Este mês estamos falando sobre bons hábitos para ter uma rotina tranquila, que resultam em uma Vida Organizada. Fiz diversas pesquisas aqui no blog, no YouTube e no Instagram para recolher sugestões de temas que sejam urgentes a vocês, e com esse compilado eu vou conseguir criar um montão de conteúdos que considero bacanas para ajudar a galera nesse momento. Então muito obrigada pela sua participação. <3

Um dos hábitos mais citados em todos os canais é justamente o hábito de acordar cedo. Vamos falar sobre ele hoje então. 🙂

Eu recentemente consegui implementar o hábito de acordar não apenas cedo, mas muito mais cedo do que normalmente eu acordava antes. Estou acordando por volta das cinco horas da manhã todos os dias. Compartilhei a minha rotina outro dia em um vídeo no YouTube que pode ser que te interesse.

Para acordar cedo, você tem que ter ido dormir mais cedo. Para saber o quão mais cedo, você precisa saber quantas horas por noite você precisa dormir para acordar bem. Algumas pessoas precisam de seis horas, enquanto outras precisam de nove horas. Ah, e isso pode variar de estação para estação (no frio, dormimos mais), e também de acordo com o seu momento de vida (se você estiver gripado, por exemplo, seu corpo precisa descansar mais). Mas você pode estabelecer uma média com base nos dias em que você se sente bem ou “normal”.

Uma vez que você saiba quantas horas precisa dormir toda noite, basta fazer contas. Se precisa dormir oito horas toda noite, e quer acordar às seis, significa que 22h você tem que estar dormindo.

Aí entra uma outra questão, que é: você adormece fácil? Eu não adormeço fácil – preciso de todo um ritual para conseguir adormecer. Ou seja, de uma hora a meia hora antes do horário em que preciso estar dormindo, já preciso estar na cama – lendo, fazendo automassagem, ou algum tipo de meditação guiada deitada para conseguir relaxar. Eu também evito agitações antes de dormir, tipo discutir com alguém ou assistir / ler algum conteúdo perturbador.

Existem diversos estudos, em diferentes áreas, que trazem indicações sobre o que fazer antes dessa hora de ir para a cama. No Ayurveda, por exemplo, é recomendado fazer uma refeição leve à noite. O jantar deve ser duas a três horas antes de dormir. Se você for dormir às 22h, o jantar então deve ser entre 19h e 20h. Água, mesma coisa, para não dar vontade de ir ao banheiro à noite. Pode beber, se der sede, mas apenas “golinhos” e não “copões”.

Você pode ter outras abordagens para esse mesmo assunto, especialmente se estiver em tratamentos médicos específicos. Sempre consulte seu médico antes de fazer qualquer tipo de mudança que possa influenciar na sua saúde, talkey?

Algumas outras coisas que me ajudam a conseguir dormir cedo:

  • Evitar trabalhar de noite
  • Evitar dispositivos eletrônicos à noite
  • Evitar conversas que agitem a mente
  • Evitar cafeína ao longo do dia
  • Deixar um bloco de anotações ao lado da cama para “esvaziar a mente” antes de dormir
  • Manter os mesmos horários de acordar mesmo aos finais de semana (sei que isso parece absurdo para muitas pessoas – para mim também parecia – mas é o que mais funciona)

Sobre quanto tempo leva um hábito, depende muito de pessoa para pessoa e de hábito para hábito. Para mim, funciona melhor ajustar o alarme, acordar mais sonolenta, e aí vou me ajustando com o horário de dormir “certo” nos próximos dias.

Também me ajuda ter algo que eu realmente goste de fazer para a hora em que acordar. Assim, eu sei que, se não acordar cedo, não vou conseguir fazer aquilo.

Você precisa descobrir o que funciona para você.

E é claro que, até virar hábito, vai ser chato fazer e você vai ter que dar uma forçadinha. Motivação ajuda na disciplina, e disciplina que cria o hábito. Não tem segredo com nada aqui. Mas criar qualquer hábito significa que você mostrou para o seu cérebro um caminho mais fácil. O cérebro humano vive querendo pegar atalhos de menor esforço. De alguma maneira, você precisa mostrar para ele que fazer aquela atividade é mais fácil que qualquer outra coisa. Se você não consegue dormir cedo porque gosta de assistir séries até mais tarde, vai ficar difícil se convencer de que acordar cedo é mais legal que maratonar Dark na Netflix.

Se for esse o caso, um exercício simples de prós e contras pode te ajudar. Divida uma folha de papel ao meio e escreva os prós e contras de acordar cedo.

Você também pode pensar em soluções alternativas. Que tal assistir TV um pouco mais cedo? Ou na parte da tarde? Já que você vai acordar mais cedo, pode reorganizar suas atividades ao longo do seu novo dia.

Vale lembrar que todo processo leva tempo, especialmente quando mexe na rotina da casa e afeta outras pessoas. Eu sou mãe e sou casada, então para conseguir dormir mais cedo tranquila eu tenho que fazer uma série de acordos por aqui. Atenha-se à sua decisão e busque reacomodar as atividades. Abra exceções de vez em quando, mas sem sair da sua rotina – serão exceções. Por exemplo, de sexta ou de sábado eu durmo um pouco mais tarde para ver filme com os meninos, mas faço questão de acordar no horário normal no dia seguinte, porque eu me conheço e sei que o hábito desanda fácil, de um dia para o outro mesmo. É um preço que aceito pagar para ficar com eles, mas não dá pra fazer todo dia.

Levou um tempinho aqui em casa mas, no final das contas, é o mais saudável para todos. Para mim, que acordo no meu horário, tenho tempo para fazer as minhas coisas, trabalho mais de manhã e depois tenho o dia mais tranquilo. Para o filhote, que vai dormir mais cedo também. E até para o meu marido, que aproveita para ver os filmes dele depois que vamos dormir (ele é cinéfilo, coleciona filmes etc). Mas, em família, tudo tem que ser acordado e conversado. Uma coisa é certa: se for o melhor para você, todo mundo vai te apoiar, vendo seu esforço e também os resultados.

Em algum momento, de tanto forçar, isso acaba virando um hábito. Mas precisa insistir. Alguns estudos dizem que leva 21 dias – outros, 3 meses. O tempo na real não importa, porque é uma medida genérica. Para você pode ser mais rápido ou demorar mais – o que importa é alcançar seu resultado.

Agora, se você não estiver conseguindo de jeito nenhum, pergunte-se a sua real motivação para fazer aquilo. De verdade. Às vezes é uma atividade que você nem quer fazer, mas convencionou-se que deveria ser feita. Se sua motivação não for real, você não vai fazer. Você não vai enganar o seu cérebro. Porque, se não tiver motivação de verdade, você não vai ter vontade de fazer. Simples assim.

A vida é muito curta para a gente dedicar tempo a coisas que não sejam prioridade. Tem tanta coisa boa e importante para a gente fazer. Pra que perder tempo com o que não te motiva?

Priorizar meu sono é o meu principal hábito de organização, e o que mais faz diferença. Acordar cedo, para mim, é um hábito vital porque ele permite que eu faça todos os outros. Essa é a minha motivação. E a sua?

Leia este outro texto do blog sobre como configurar a melhor rotina de sono que você puder, hoje, dentro das condições que você tem. Pode ajudar.

Se esse for um hábito que você quer implementar, comente aqui embaixo, se quiser, quais foram os insights que você tirou lendo este texto. Vou adorar ler. <3 Obrigada!