ou

Entrando em casa…

unnamed-2

No post anterior, nós falamos sobre a importância de termos uma entrada da casa harmonizada, atrativa, de como é possível torná-la cada vez mais sintonizada com as melhores vibrações.

Hoje eu quero que você continue com a “visita feng shui”, afinal, a nossa proposta é que você sinta o seu espaço, como se fosse um consultor. E agora nós vamos abrir a porta da entrada e cruzar a linha imaginária que nos separa do mundo profano, colocando-nos numa área onde supostamente estamos a salvo – o nosso refúgio.

Se você tem duas portas, por favor, quero que entre pela porta social, porque você já sabe, é preciso mostrar ao universo que você quer sempre o melhor – sim, é um ótimo exercício para aumentar a autoestima.

Cabeça erguida e olhos bem abertos: o que se vê? Esse momento é muito importante. Que aspectos a sua casa revela logo à entrada? Lembre-se que a energia ch’i (vital) faz o mesmo caminho que você e é igualmente recepcionada. Suponhamos que…”no meio do caminho tem uma parede…”

unnamed-4

Nesse caso, a parede e a pedra têm o mesmo papel. Quando você abre a sua porta e dá de cara uma parede, você tem uma mensagem subliminar: caminhos fechados, bloqueio…e a energia pode simplesmente fazer meia volta e não entrar. Você está diante de algo muito comum hoje em dia. Para aproveitar espaços, as plantas das casas e apartamentos têm apresentado uma configuração muitas vezes desaprovada pelo Feng Shui, mas não existe o imóvel perfeito, então vamos fazer as curas necessárias.

Esse espaço conhecido como vestíbulo ou hall de entrada é muito importante para nós, pois ele faz a transição do profano para o sagrado e vice-versa. Precisa ser acolhedor e receptivo, além de muito bem iluminado, ainda que artificialmente e com uma decoração que favoreça. Muitas vezes esse espaço não existe oficialmente, você pode adentrar a casa e já estar na sala, por exemplo, mas energeticamente ele sempre estará lá, como um espaço “recebedor” – essa é a sua função. No caso de encontrar uma parede, vamos torná-la muito bonita, adornada com uma bela arte, um quadro alegre, com algo que lembre bênçãos, como flores, divindades, sol ou um belo espelho (que também é luz), no qual a pessoa mais alta da casa consiga visualizar a própria cabeça. E sem atulhar o espaço, se possível; ter ali tudo que dê as boas-vindas a quem chegar: local para depositar bolsa, compras, casacos e outras coisas que trazemos do mundo exterior. Há quem deixe os calçados, enfim, manifestar aconchego, “abraçar” quem entra, ainda é o melhor jeito de se dizer “seja bem-vindo”.

unnamed-5

Às vezes (ai, as construções contemporâneas…) a coisa é pior: abrimos a porta e damos de cara com um lavabo e a gente sabe que energeticamente banheiros e similares são “males necessários” segundo o Feng Shui (ainda vamos falar sobre isso em detalhes), então, óbvio, estamos diante de um problema. Conselho: deixe a porta sempre fechada e enfeite-a com algo bem bacana, como um adesivo, um letreiro, um quadrinho…Lavabos são sugadores de boas energias e podem puxar para si as boas oportunidades que chegam para você, que irão literalmente ralo abaixo. É preciso um a proteção mais elaborada, mas por hora cuide da porta.

E você pode ter também uma escada, que vai deixar a energia surtada…às vezes são duas escadas, uma para cima e outra para baixo, bastante comuns em coberturas. Escadas confundem a energia, que não sabe se sobe, se desce. Aqui a correção é mais complicada, é preciso visualizar, estudar e aplicar uma cura bem assertiva.

unnamed-3

E tem aquela casa, tipo loft, que você é recepcionado pela cozinha. O Feng Shui adverte: isso engorda! Entrar na casa pela cozinha faz com que a gente coma muito mais. Outro motivo para evitar a porta de serviço sempre que possível. E tem mais, para os chineses, exibir a sua cozinha é mostrar algo muito íntimo – a sua riqueza. Isso pode tornar a sua casa alvo de pessoas não muito bem intencionadas (sabe aquelas, que a salada do outro é mais verdinha?). Melhor evitar…um biombo é algo muito charmoso e pode ser bem funcional, tem uns com motivos orientais que são fofos e por serem feitos de papel de arroz, chamam a sorte! E com paletes então? Sustentabilidade e bom gosto. E dá para fazer uma decoração bem especial.

E se você já entra e está praticamente na sala, preste atenção no seguinte: a sua sala “abraça”? Ela tem móveis bem dispostos? Você caminha perfeitamente sem bater a canela na mesa de centro? Sim, quanto mais espaço, mais a energia circula e consegue ir abastecendo a casa toda. Quanto mais obstáculos no caminho…menos fluxo e mais problemas de saúde, vida que não caminha, enfim…vamos começar a mexer com essas enfermidades que assolam as moradias e o mal não é pequeno.

Coisa comum hoje em dia também, por conta dos arranjos arquitetônicos, é o sofá ficar de costas para quem entra, o que faz com que o visitante ou até mesmo o morador se sinta rejeitado, com vontade de nem entrar ali. Solução: um banco, um aparador, algo bem bonito que conte um pouco a história da família, os costumes e ainda mitigue a mensagem negativa das costas do sofá. E por falar em poltronas e sofás, cuidado com as vigas (personagens também da mania das pessoas derrubarem paredes deliberadamente) que são opressivas, mexem com os relacionamentos e minam a saúde. Saia debaixo delas!

unnamed-6

Agora vou pedir uns minutos com olhos fechados…que sensação você tem? Sua casa é agradável? Você sente que ela lhe traz felicidade, realização, enfim…é tranquila e favorável? Isso é absolutamente sensorial. Já ouvi gente dizer que ao girar a chave de casa, sentia uma vontade súbita de voltar para o trabalho. Algo errado, não? Você pode precisar de ajuda de um especialista. Energias são muito complexas, precisam ser prospectadas, estudadas e tratadas, não hesite em chamar um profissional e harmonizar o seu espaço. A vida é muito breve para você morar numa casa que não esteja a seu favor!

Para quem quiser conhecer algumas técnicas de limpeza energética e proteção para o seu espaço, tenho um vídeo bem interessante e muito explicativo, que deixo aberto para os leitores do “vida organizada”.

https://www.youtube.com/watch?v=Zb_uvYd6Gww

E depois desse exercício de reconhecimento do seu local de poder, conte-me tudo, não me esconda nada…seu comentário, sua pergunta podem ser valiosos também para outros leitores!

Wanice Bon'ávígo
06/04/2016
Veja mais sobre:
28
Lançamentos Moleskine 2016
Dúvida respondida: como começar no GTD?
7 ideias fáceis (e lindas!) para você decorar sua casa para o Natal

 

  1. Vilma 06/04/2016

    Eu tenho lido alguns post e não consigo achar uma solução para minha entrada,a minha casa enquadra na foto da escada,sendo que abriu a porta a um pequeno espaço diferente desse da foto,a porta é de frente para escada,no momento eu tenho uma planta Rháfia e um tapete de bem vindo vermelho,mas para mim falta algo ,as paredes eu não posso aproveitar um certo espaço porque são todas de pedras almofadadas,e subindo a escada se depara com 3 entradas,cozinha,aréa de serviço para depois área social.Eu quero uma entrada acolhedora.

    • Wanice Bon'ávígo respondeu Vilma 10/04/2016

      Oi Vilma! Acompanhando a sua descrição, parece-me ok: a Raphis, o tapete vermelho dando boas vindas, mas …aí entra o feng shui intuitivo, com o qual eu trabalho muito. Por que será que você sente isso? Por favor, me envie uma foto dessa sua entrada (uma ou quantas achar necessário) e se quiser relatar mais alguma coisa, fique à vontade. Meu email: wanicebonavigo@gmail.com
      Obrigada! Abraço!

  2. Simone 07/04/2016

    Acertei quase tudo sem querer – não é à toa que eu amo chegar e estar na minha casa 🙂

  3. Carla 07/04/2016

    Adorei as dicas.
    Minha casa é do tipo que entra direto na cozinha e da de cara com a escada, não gosto, mas foi a única opção que tivemos, estou tentando achar um jeito de ficar acolhedora.
    Vou pesquisar sobre o assunto
    Beijoss..

    • Wanice Bon'ávígo respondeu Carla 10/04/2016

      Carla, você tem espaço para uma planta? Se tiver, prescrevo uma planta frondosa em vaso (ou cachepô) de cerâmica, porque tem energia da terra e vai trazer mais solidez, atraindo o ch’i. Se quiser me enviar uma foto, posso te dar uma dica mais específica. Meu email: wanicebonavigo@gmail.com
      Obrigada! Bjs

  4. Escolas 07/04/2016

    wow lindos, belas dicas, show de bola conteúdo bem legal !

  5. Suzana 07/04/2016

    Wanice estou adorando esta série sobre Feng Shui!
    Obrigada Thais por nos proporcionar estas parcerias.
    No meu apartamento chegamos diretamente na sala, vou fazer as análises propostas, pesquisar mais sobre o assunto e ver o que posso melhorar.
    Beijos 😉

    • Wanice Bon'ávígo respondeu Suzana 10/04/2016

      Obrigada, Suzana!
      Sim, a Thais é maravilhosa!
      Me dê um feedback do que fez para tornar a entrada mais auspiciosa.
      Bjs

  6. Rafaela 07/04/2016

    Eu nunca havia lido nada sobre este assunto. Mas sempre me senti estranha em casa. Sou uma ficcionada por organização e gosto do meu espaço livre. Sempre tive em mente que um espaço clean, desempedido e organizado me ajudaria imenso na vida pessoal, no sentido de que teria mais tempo e disposição para pensar em meus projetos. Moro com uma pessoa extremamente desorganizada. Há roupas, sapato, louça e comida pela casa toda. Nunca consigo abrir a porta do banheiro de primeira, há sempre que empurrar. Chego sempre feliz em casa. Amo estar em casa. Mas assim que abro a porta me deparo com roupas aos montes no chão, sacos de lixo a espera de serem jogados na conduta, equipamentos de academia da outra pessoa fedendo de suor. UM HORROR ! Automaticamente me sinto carregada negativamente quando entro em casa. Não sei descrever, mas é IMPRESSIONANTE ! Se a nossa cozinha é um espaço intimo da casa, na minha é um circo de horror. Já testei de tudo para faze-lo entender que não vive sozinho e que a bagunça dele me tira toda energia e alegria de estar em casa. Eu me sinto sufocada e engolida pela casa. Ja experimentei arrumar e lavar só o que é meu. Não adianta, ao final da semana já não tenho um copo limpo para tomar água e para entrar em casa já preciso pular os sacos. Isso me entristece muito. Não há organização e muito menos um espaço para praticar o feng shui . Amo o blog e amei este post. Beijos

    • Wanice Bon'ávígo respondeu Rafaela 10/04/2016

      Oi Rafaela! Vontade imensa de te ajudar…mas vejo que a situação está mesmo complicada.
      Você está perdendo energia, que está sendo drenada por essa bagunça toda. É, não dá para ser feliz assim.
      Posso dar uma humilde opinião? Eu às vezes digo para alguns clientes que em algumas situações “a saída é a saída”. Pense a respeito. Se for um relacionamento mais estreito, poderíamos dizer: plano A – renovar o contrato, negritando algumas cláusulas (e ver se funciona); plano B – buscar uma nova possibilidade. Espero ter colaborado de alguma forma. Bjs e boa sorte!

      • Rosa respondeu Wanice Bon'ávígo 12/04/2016

        Nossa, Wanice, você é talentosa no Feng Shui e uma lady com as respostas… Eu sugeriria o mesmo que você sugeriu para a Rafaela, porém com outras – menos sutis! rsrs – palavras. Parabéns e parabéns!

      • Rafaela respondeu Wanice Bon'ávígo 13/04/2016

        Muito Obrigada Wanice. Acho que é a saída mesmo. Beijos

  7. Lívia 07/04/2016

    Olá Wanice!
    Estou amando os posts sobre Feng Shui! Obrigada a Thaís e você pelo conteúdo!
    Já coloquei uma planta (Espada de São Jorge) do lado esquerdo da porta social do meu apartamento seguindo a dica do primeiro post. 🙂
    Estou com uma grande dúvida sobre a entrada de energia no meu apartamento. Vou tentar descrever a entrada nele.
    Ao entrar na minha casa já é a sala, que é de estar e jantar ao mesmo tempo. Ao abrir a porta já tenho a visão de toda a sala, e na parede oposta à porta, tem a janela que ocupa toda a parede (tem uma cortina que cobre toda a parede de cor bem clara, cor de “palha”). Perpendicular à parede da janela, do lado direito já é a parede de “fundo” da sala em que coloquei um sofá bege com duas almofadas com tons rosa maravilha e amarelo. Tem um painel de tom madeira bege e o móvel em tom marrom escuro na outra parede perpendicular à da janela (lado esquerdo) e oposta ao sofá e uma mesa de centro feita por mim de palete na cor azul (nem claro e nem escuro).
    A minha grande dúvida é em relação à parede do lado esquerdo da porta de entrada ( e oposta à janela). Neste lado é o lado que leva ao corredor para o restante do apartamento e nesta parede coloquei uma mesa de jantar encostada com 4 cadeiras distribuídas nos outros três lados da mesa (1/1/2 já que a mesa é retangular). Acima da mesa distribui 12 espelhos pequenos e redondos.
    Essa mesa pode estar atrapalhando a energia circular no restante da casa?
    Não sei se fui clara o suficiente, mas meu apartamento construído todo do lado esquerdo da porta de entrada social.
    O que posso fazer para melhorar isso? Tirar essa mesa de jantar e colocar um aparador que é mais estreito em relação a essa mesa para a energia circular melhor?

    Muito obrigada!!!!
    Um abraço!

    • Wanice Bon'ávígo respondeu Lívia 10/04/2016

      Lívia, obrigada pelas palavras! Mas para te dar uma resposta mais precisa, você poderia fazer umas fotos e me enviar? Sabe, o Feng Shui é muito visual! Por favor, me envie as fotos por email e se quiser relatar mais alguma coisa, fique à vontade. Meu email: wanicebonavigo@gmail.com
      Bjs!

      • Lívia respondeu Wanice Bon'ávígo 12/04/2016

        Claro Wanice!
        Enviei umas fotos para seu email. Espero que você consiga visualizar a situação da minha entrada/sala.
        Muito obrigada!
        Bjs.

  8. […] Feng Shui: O visível e o invisível […]

  9. Patrícia 09/04/2016

    Adoro o blog e estou adorando a parceria. Gosto muito deste assunto e tenho uma pergunta, só temos acesso pela porta da cozinha, que na minha casa é mini, praticamente só cabe uma pessoa por vez, o que posso fazer(principalmente ao ganho de peso)?

    • Wanice Bon'ávígo respondeu Patrícia 10/04/2016

      Oi Patrícia! Obrigada!
      Não entendi…por que vocês só têm acesso pela porta da cozinha?
      Minha dica (peso) seria: evite a qualquer custo entrar por essa porta. Por exemplo, se for a chegada via garagem, elevador de serviço e porta idem…faça um sacrificiozinho e ande até a área social, entre na sua casa como uma princesa e estará adestrando o apetite. Será que é isso?
      Abraço!

  10. Jéssica Alves 19/04/2016

    Adorei !!
    Ansiosa pelos próximos posts!

    A minha entrada o sofá fica de costas, porque ele é em L. Coloquei uma planta (palmeira Raphis – acho que é isso ) rs. Tem uma escada, mas é em outro ambiente, depois do ambiente da sala. Por mais que tenha uma parte do sofá de costas, gosto muito da minha entrada, sinto uma energia boa. A forma do sofá serviu também para delimitar a sala, de forma que ficou 2 ambientes: 1 hall (onde tem a planta bem de frente e um cabideiro na parede para colocar bolsas, chaves etc; um tapetinho para colocar os sapatos) bem pequenininho que segue tipo um corredor para a porta da cozinha (formado pela disposição do sofá), e a sala propriamente, formada pelo L do sofá.
    Só estou incomodada com minha estante… to achando que tem coisas demais acumuladas! to pensando em trocar para uma mais “clean” que tenha só um nincho e o local para apoiar a TV.

    Abraços !!!
    Ps.: não demora muito para os próximos por favor !! rsss. Estou mega ansiosa! adoro esses assuntos.

  11. Flávia 20/04/2016

    Uau, que post maravilhoso! Adorei as dicas!
    Adoro estar em casa, e algumas dicas, já pratico (mesmo que sem querer). Mas moro em um apto pequeno, e a porta dele já dá de cara à cozinha e a sala. Não tenho outra opção, pq é pequeno mesmo 🙁
    bjsss

  12. Raphaela 01/05/2016

    Estou amando essa série de posts sobre feng shui, pra mim essa “coisa” de energia ainda é muito nova, estou aprendendo e adorando!! Muita coisa interessante que eu nao fazia ideia. Por exemplo, a porta da minha casa é de madeira e está emperrada, e o número da casa nao fica visivel, eu não sabia que isso era ruim, vou providenciar mudanças ainda essa semana.
    Bjos e obrigada pelas dicas!

  13. Rafaela 25/05/2016

    Olá Wanice,
    Também costumo ter a sensação de energia sugada quando entro em casa. Moro com minha família, pelo seu post percebo que existe um grande defeito na entrada da minha casa, quando abro a porta a primeira visão que tenho/temos é a cozinha. Na minha casa a cozinha é tipo americana com uma bancada de granito escuro que separa a sala, como eu disse o que acaba ficando mais em evidência quando entramos é exatamente a cozinha. Teria alguma dica para minimizar este efeito.
    Abs e grata pelas dicas!

  14. Michelle 07/06/2016

    Que maravilhoso post! Uma dúvida.. em minha casa a porta de entrada dá primeiramente para mesa de jantar.. porém o ambiente engloba sala de jantar, sala de estar e cozinha.. é tudo junto! Como proceder?

  15. Tania 07/10/2016

    Olá, tudo bem?? Primeiramente parabéns pelo seu trabalho, estou adorando as dicas…Minha dúvida é a seguinte: logo que entro na minha casa (tanto pelo portão social ou garagem) já estou na area gourmet (varanda com cozinha completa), algum problema nisso??? Obrigada

  16. Mariana Almeida 26/11/2016

    Uau, que post maravilhoso! Adorei as dicas!
    Adoro estar em casa, e algumas dicas, já pratico (mesmo que sem querer).

  17. Sax 17/03/2017

    Aqui em casa tenho duas crianças e uma idosa de 86 anos que não enxerga bem, então tudo tem que ser muito bem pensado, adorei as dicas e nem sabia, mas o sofá é exatamente de costas para porta, vou providenciar o mais breve possível uma boa mudança que beneficie todos. Obrigada por dividir essas dicas tão valiosas.