Pular para o conteúdo

Ideias para quem trabalha em casa com crianças

Estou achando maravilhoso que o mundo tem descoberto como é difícil o dia a dia das mães que trabalham em casa e ficam com os filhos! Não é nada fácil, não é mesmo?

É uma situação desafiadora e as recomendações obviamente vão depender demais da idade dos filhos, da quantidade deles, da estrutura familiar, das condições financeiras e outros fatores. Portanto, vou procurar trazer dicas que sejam democráticas, buscando abrigar a maioria das condições, mas espero que entendam essa condição impossível de trazer soluções para todo mundo. O importante é cada um fazer aquilo que pode dentro das suas necessidades.

  • Converse com os seus filhos para que eles compreendam a situação e tenham a chance de manifestar o que têm vontade de fazer. Eu cheguei com uma programação de atividades pronta para o meu filho e no primeiro dia ele quis aprender a tocar um instrumento musical (que tínhamos em casa). Ele passou o dia vendo tutoriais no YouTube e treinando, e tanto eu quanto o pai dele conseguimos trabalhar tranquilamente. Você pode ter ideias, mas dependendo da idade dos seus filhos, eles podem ter suas próprias e te surpreender. Dê essa chance.
  • Com mais de uma pessoa em casa, sempre é mais fácil. Se tiver a possibilidade, alterne com outra pessoa (o pai ou a mãe, ou outra pessoa) quem trabalha e quem entretém a criança durante um tempo. Aqui em casa, quando preciso me concentrar, meu marido fica com o filhote, e vice-versa.
  • Quando posso trabalhar sem tanta concentração, ele fica comigo, fazendo alguma atividade, mas sempre conversando. Não me atrapalha se eu tiver a expectativa do que é esse trabalho. Uma coisa é escrever, que demanda concentração total. Isso não dá pra fazer com ele me fazendo perguntas a cada 3 minutos. Mas eu posso editar um vídeo, arrumar o escritório, fazer uma série de outras atividades com ele junto comigo fazendo outras.
  • Quando estou sozinha com ele e precisa fazer uma reunião ou me concentrar, eu aviso que não poderei ser interrompida e uso o fone de ouvido. Fico de olho nele mas consigo fazer o que preciso. Não dá pra ficar o dia todo assim, pois ele precisa de atenção, mas em alguns momentos é possível.
  • Integrar a criança às atividades pode ser uma boa para distraí-los. Desde o momento em que ele acorda, ele entra no jogo aqui. Café-da-manhã, ele está na cozinha preparando comigo. Yoga, faz comigo. Tirar roupa da máquina e dobrar, chama junto. Desse modo, você está presente. Quando precisar se concentrar e pedir para ele ficar quietinho em uma atividade individual, será mais fácil de ele ficar, pois não sentirá sua falta tanto assim.
  • TV, celular, computador, vídeo-game não são o mundo ideal, mas acho que vivemos em um estado de exceção. Se você precisa trabalhar e a única maneira, em alguns momentos, é permitir essas tecnologias, não se culpe tanto. Faz parte!
  • Manter a rotina o mais próximo possível do normal. É muito rápido mudar e começar a dormir mais tarde, mudar o horário de almoço, de banho etc. Crianças não combinam com falta de rotina. Elas precisam da rotina para se sentirem seguras. Além disso, especialmente no que diz respeito ao sono e à alimentação, a rotina regular permite que o corpo não sofra com mudanças. Tudo o que não queremos é baixar a imunidade.

Estão circulando pela internet diversas ideias de atividades e brincadeiras para entreter as crianças em casa. Logo, ideias não faltam. Aqui vão algumas:

  • Usar a grade horária da escola para revisar as matérias e lições de casa. Não apenas as lições, mas pesquisar vídeos no YouTube sobre o assunto, ler nos livros, enfim, estudar propriamente dito.
  • Atividades domésticas. Cada idade permite um grau de envolvimento e segurança. Dobrar as roupas, arrumar as camas, passar um pano nas superfícies, preparar seu próprio lanche são coisas simples que as crianças podem fazer. Não é pela complexidade, mas pelo senso de participação.
  • Ajudar no trabalho. Dependendo da idade da criança e da sua atividade profissional, ela pode ajudar de alguma maneira. Verifique a viabilidade.
  • Entretenimento offline. Se tiver quintal ou varanda, ótimo. Use! Cachorro, piscina e outras atividades ao ar livre não vão faltar. Para lugares fechados: leituras, colagens, massinha, receitas (na cozinha), quebra-cabeça, jogos de tabuleiro, instrumentos musicais, algum hobby, desenho, pintura, escrita, quadrinhos, brincadeiras diversas.
  • Entretenimento online. Filmes, séries, desenhos. Promova maratonas. Faça pipoca e brigadeiro. Gravar vídeos para um canal próprio no YouTube. Tirar fotos. Vídeo-game. Vídeos no YouTube. Telefonar para a família e amigos. Joguinhos na Internet.

Outra coisa: da mesma maneira que as pessoas da sua equipe te interrompem no trabalho, sua família e seus filhos vão te interromper em casa. Faz parte da convivência com outras pessoas. Seja paciente, pois seus filhos também estarão preocupados e, provavelmente, sentindo mais necessidade de presença e carinho. É outro ritmo de vida. Aceite.

Todos nós, como seres humanos, precisamos aprender a lidar melhor com essas mudanças inesperadas. Quem sabe assim aprendemos a pensar mais no outro e a viver em comunidade (que inclui a família)?

Espero que o post tenha sido útil para quem está tendo dificuldades com esse momento.

Autor

7 comentários em “Ideias para quem trabalha em casa com crianças”

  1. DALVA BORGES NICOLAEVSKY PINHEIRO

    Thais, excelentes dicas. Minha filha acabou de fazer 3 anos e está se saindo melhor do que eu pensava nesse nosso quarto dia de isolamento. Ela me ajuda em tudo desde 1 ano e meio, mais ou menos, e vejo o quanto isso se reflete agora… ela própria pega o pão no armário, separa os pratos, talheres e copos dela, passa o requeijão no pão, guarda os brinquedos, dá comida pra cachorra… claro, no tempo dela, do jeito dela mas foi o que você falou: senso de participação.

    Excelente post!!!

    Bjs

  2. Obrigada Thais! Estou em casa com 2 crianças e 1 adolescente e tem sido difícil, mas acho que é uma questão de criarmos rotinas. E quando me sinto muito ansiosa, tento recordar que “isto vai passar”… Por vezes não é fácil lembrar que a tempestade vai chegar ao fim quando estamos ainda dentro dela, mas sabemos que vai, né? Um beijinho grande de Portugal, Inês

  3. Olá Thais… obrigada pelo compartilhamento de tantas informações relevantes. Eu tenho 2 adolescentes em casa, também estou em home office e preciso estabelecer uma rotina de estudos e atividades pra eles continuarem ativos durante o isolamento. Você tem alguma sugestão de cronograma?

  4. Olá, me chamo Gildevania e um amigo me indicou seu blog. Estou gostando!♡ Sou costureira criativa e tenho novos projetos para desenvolver no meu trabalho. Preciso me organizar, criar novos hábitos saudáveis para toda minha família. Creio que aqui irei ter alguns suporte e conhecer mais sobre organização. Obrigada por compartilhar seu aprendizado!♡

  5. Pingback: Meus posts preferidos do blog em 2020 – vida organizada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *