A tática de tomar uma grande decisão por dia

2
4533

Hoje eu gostaria de compartilhar uma dica sobre algo que eu tenho feito e que tem me ajudado bastante a não “cansar a mente”.

Entre abril e junho, eu passei por um período bastante complicado, que envolve questões diversas de natureza íntima que não cabe compartilhar aqui. Vocês só precisam saber que foi um período complexo. 🙂 Mas, quando isso acontece na vida (e vai acontecer diversas vezes ao longo de toda uma vida), se a gente não tiver controle e clareza pode se sentir meio “no desespero”. Além de tudo o que eu já recomendo aqui no blog (GTD, revisão semanal etc etc), quero recomendar essa outra dica também, que me ajudou bastante.

Tomar decisões cansa a mente. Já li alguns artigos que dizem que a nossa mente toma MUITAS decisões ao longo do dia. Chegando ao final da tarde, estamos mensalmente cansados. Por isso, eu implementei a seguinte estratégia:

    1. Tomar apenas uma decisão importante por dia
    2. Dedicar tempo a essa decisão pela manhã, quando minha mente está descansada

Suponhamos que eu tenha um problema como “resolver se vamos mudar de sala para o escritório”. É uma decisão, e quero dedicar tempo a ela para conseguir decidir com clareza e tranquilidade.

Quando eu acordo, faço a minha rotina matinal. Antes de “começar a trabalhar”, eu pego folha e caneta e me dedico ao problema ou ao assunto que quero dar algum tipo de resolução. Posso escrever sobre ele em formato de diário, pois isso me ajuda a organizar os pensamentos, ou posso montar um Modelo de Planejamento Natural, que é um framework do GTD. Ambos ajudam, e depende do problema ou assunto para eu escolher o que se encaixa melhor.

Uma vez que eu tenha resolvido aquele problema ou decidido algo sobre algum assunto, isso me deixa com uma sensação de dever cumprido antes mesmo de começar o dia. E, se eu tiver outros problemas ou assuntos que precisam ser decididos, eu não vou decidir no mesmo dia. “Hoje eu decidi sobre isso. Ponto. Amanhã decido sobre aquilo.”

Enfim, quis compartilhar porque é uma tática que me ajudou bastante e ainda ajuda em tempos difíceis. Espero que ajude você também.

2 comentários

  1. Muito boa a dica, Thais. Sinto que quando fazia isso, intuitivamente, funcionava bastante. Vou buscar me habituar à prática. Muito obrigada.

  2. Olá Thais, Parabéns pelo excelente trabalho que oferece para nós estou curtindo d+ seus textos e sua forma de explicar. Obrigado pelas dicas forte abraço e sucesso.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui