Resumo do mês de junho 2019

4
2708

Todo mês eu gosto de fazer uma retrospectiva do que aconteceu na minha vida, como forma de reflexão, e também para compartilhar com vocês um pouco da minha vida pessoal além do Vida Organizada.

Eu sempre leio o resumo do mês anterior para entender como estava a minha energia. Maio foi um mês difícil. Junho entrou comigo ainda muito introspectiva, com dúvidas sobre o que eu queria em termos de trabalho e até vida pessoal. Hoje, eu consigo resumir o sentimento como: alcancei tantos objetivos que eu queria nos últimos anos, que agora me sinto um pouco desconectada dos objetivos que esperava alcançar nos próximos. Me vi em uma rotina que talvez não tivesse mais a ver comigo. A vida acontece. As coisas mudam. E eu estava sentindo necessidade de uma mudança, mas não sabia que mudança seria, ainda.

Quando isso acontece, gosto de me dar um tempo. Foi por isso que, quando viajei para a Holanda, optei por não escrever. Precisava dessa folga mental. E ela foi bem importante, porque voltei focada.

Bem, o mês começou com uma viagem a Belo Horizonte para ministrar um curso de GTD na cidade. Foi a última viagem que fiz para realizar cursos abertos. Não tenho previsão de voltar a viajar com essa finalidade por enquanto; pretendo ficar um tempo assim. Fiz isso para ficar mais perto do meu filho, essencialmente, e também para ficar mais sossegada em casa. Adoro viajar, mas organizar uma turma fora do estado estressa demais. Não falo no mal sentido, como se fosse algo negativo, mas o estresse precisa ser levado em conta. Comprar passagens baratas, para reduzir o custo, encontrar o local, garantir que estará tudo certinho quando você estiver lá, despachar materiais, cuidar das sobras… enfim, é um trabalho que eu simplesmente senti que precisava diminuir.

Para que outras pessoas não fiquem sem esses cursos, estamos (o Daniel e eu) organizando uma logística para que os outros instrutores possam organizar e realizar essas turmas. Meu propósito é que todos os estados sejam atendidos. Creio que para o segundo semestre a gente já consiga.

Caso você queira fazer o curso de GTD™ comigo, por favor, venha a São Paulo, se puder. Nós oferecemos um desconto de 20% na inscrição para compensar seus custos de viagem.

Além desse curso em BH, realizamos outro curso de GTD™ em São Paulo, desta vez no Nível 3 (Foco & Direção) e estreiando a nossa sala da Oficina. Foi ótimo! Tivemos bons aprendizados e já aplicamos nas turmas que vieram depois. Ao final do dia, estouramos um espumante para comemorar com os alunos. Foi um dia ótimo.

Esse dia era um dia antes da minha viagem para a Holanda e, pouco antes de liberar a turma para o almoço, recebi um SMS dizendo que nosso vôo tinha sido cancelado. É nessas horas que você vê como o GTD™ funciona. Como eu poderia me engajar apropriadamente naquilo? – pensei. Liberei a turma normalmente para o almoço e, quando eles saíram, liguei na companhia aérea para resolver. Foram mais de 50 minutos de espera até conseguir falar e encontrar a melhor opção de vôo. Eu teria que ir cedo para o Rio de Janeiro (GIG) e lá pegar o outro vôo direto para Amsterdam (AMS). Consegui passar as instruções para a Martinha (instrutora da Call Daniel que iria comigo no mesmo vôo) e conseguimos viajar juntas, conforme o planejado.

Ainda antes de falar sobre a viagem, na segunda semana de junho aconteceu uma reunião de revisão do planejamento da Call Daniel para o ano. Foi uma ótima reunião. A equipe está com uma dinâmica cada vez mais legal e já considero todos como a minha família.

Sobre a viagem e o evento em si, já fiz um post contando como foi, com muitas fotos, e ainda pretendo escrever outros sobre a organização da viagem, a organização para a palestra que eu fiz etc. Em julho pretendo postar todos esses artigos.

Junho também marcou o último mês de aulas do meu mestrado – deus abençoe! Minha programação com relação ao mestrado em julho é escrever dois capítulos e a introdução da minha dissertação, além dos dois artigos da disciplina que cursei e do evento que participei, mas está tudo sob controle. Entreguei os relatórios de créditos que precisava entregar na secretaria até o dia 28 e deu tudo certo. Agora é focar na dissertação.

Na última semana do mês, em São Paulo, também ministrei a primeira turma em formato de dois dias do curso de Fundamentos do GTD™. Foi incrível. Apesar de serem dois dias, não me senti cansada em nenhum momento. Pelo contrário, saí energizada. Meu filho até comentou que estava feliz de me ver animada daquele jeito.

A última semana foi bem difícil porque, voltando de viagem, precisei tomar algumas decisões que impactaram a empresa e a vida de algumas pessoas. Para preservá-las, falarei melhor sobre isso daqui a algum tempo. Mas eu só posso dizer que, com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades. E a gente precisa ser o melhor ser humano possível quando precisa assumir tais responsabilidades.

O mês de junho também foi marcado pela leitura do livro do Tim Ferriss, “Tribe of Mentors”, que renovou minha paixão pelo que esse cara ensina. Sei que ele é controverso, e nem todo mundo gosta dele, mas eu adoro. Gosto muito de como ele nos ensina a sermos disruptivos com a produtividade. Os livros dele me influenciam muito. Estou até relendo o “Trabalhe 4 horas por semana” para elaborar alguns conteúdos por aqui.

Falando em livros, estou com dois projetos de escrita aprovados pela editora. Um é a revisão do livro “Vida Organizada”, que foi meu primeiro livro, lançado em 2014. Ele terá uma nova edição, mais atualizada. A previsão de lançamento é o primeiro semestre de 2020. O segundo projeto é um livro sobre organização de estudos, que provavelmente será lançado na Bienal do Livro de SP no ano que vem.

Quando voltei de viagem, escrevi um dos textos que considero mais sinceros que já escrevi: o “quem sou eu” do blog. Aquilo ali sou eu, na forma mais pura. Fiquei feliz por tê-lo escrito, em termos de estado da arte mesmo.

Consegui ir em uma única festa junina (no último dia do mês!), mas em contrapartida os nossos dois cursos na Oficina tiveram o coffee da tarde temático com comidinhas de festa junina, hehe.

O tema do mês de maio foi “hábitos” e é claro que eu não consegui explorar todos os textos que queria sobre esse tema. Todos os assuntos e ideias que sobraram serão abordados ainda em posts futuros, não se preocupem. 😉

Alguns textos do mês de junho que me fizeram sorrir:

Paul está bem, marido também.

E você, o que fez em junho? Deixe um comentário. <3

4 comentários

  1. Oi Thais! Só queria avisar que o ano ficou errado no post: “Um é a revisão do livro “Vida Organizada”, que foi meu primeiro livro, lançado em 2019.” bjo

  2. Thais, o seu texto do “sobre” foi bem legal, em especial o poema que te fez mudar. Ele me tocou também, até pelo choque de perceber que no Século VI alguém já falava sobre pensar demais, sobre a realização das coisas e sobre os questionamentos da vida – ainda que eu não concorde com o poema como um todo, a parte:
    “O pensamento excessivo enfraquece a vontade;
    Quando mais você sabe, mais a sua mente fica confusa.
    Uma mente confusa faz surgir a irritação;
    O enfraquecido obstruirá o caminho.”

    Porque é exatamente assim que me sinto quando começo a questionar o sentido da vida, da existência e do meu propósito – e é até um pouco do reflexo da depressão que me acompanha há anos e com a qual aprendi a conviver, mas que vem me dizer constantemente que não há sentido na vida, não há outro lado e que a consciência é só uma ilusão e somos poeirinha de universo, insignificantes… Mas isso nada mais é do que resultado do pensamento inquietante e constante, da tecnologia e é absolutamente natural (e efêmero).

    Obrigada por esse poema, também me ajudou, mas ainda gostaria de me definir melhor, os meus gostos e prazeres, para conseguir traçar um objetivo de vida, um propósito, para focar em algo que não seja esse pensamento desnorteado.

  3. Thais, estou cada dia mais sua fã! Incluindo agora mesmo na minha lista de projetos, fazer o curso GTD e te conhecer pessoalmente. Muita luz e sucesso 👏🏻😘

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui