fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Dica de GTD: fazer pelo menos uma ação sem prazo no contexto em que eu estiver

GTD (Getting Things Done) é o método de organização e produtividade que eu utilizo desde 2006 e é o sangue que corre nas veias do Vida Organizada.

Este post é uma dica para quem usa GTD e conhece a recomendação da organização das listas de próximas ações por contexto. Caso você seja novo/a por aqui ou nesse assunto, leia os seguintes posts:

Uma das dores de quem usa GTD, que eu ouço muito em sala de aula e nos grupos que participo, é sobre “nunca conseguir ter tempo de acessar as listas por contextos”. O dia a dia é tão atribulado, ou o calendário é tão cheio, que mal sobra tempo para outras atividades. Com isso, as listas de próximas ações acabam esquecidas, o que é péssimo, pois temos lá ações avulsas e de projetos que precisam andar.

Muitas vezes, por conta desse problema, algumas pessoas acabam colocando prazo em suas ações (mesmo que elas não tenham prazo), o que acaba tirando um pouco a estratégia de executar de acordo com o contexto. Em vez de fazer isso, tenho uma dica que eu faço e que acredito que pode ajudar.

Toda vez que eu executo uma ação que esteja no meu calendário para o dia, eu aproveito para dar uma olhada na lista do contexto daquela ação em si. Por exemplo, se precisei pagar uma conta hoje no Internet Banking, aproveito para executar pelo menos mais uma ação sem prazo que esteja na minha lista de ações para resolver no banco.

Se eu tiver que fazer alguma coisa em casa hoje, eu aproveito para executar pelo menos uma ação sem prazo que estiver naquele contexto.

Tem dias tão cheios que eu não consigo fazer isso em todos os contextos. Mas minha disciplina é para me forçar (de leve) a fazer em pelo menos um deles.

Claro que não é o melhor dos mundos, mas quem está falando em vida ideal mesmo? Muitas vezes, tem dias que a gente se dá por satisfeito/a só por ter conseguido concluir os prazos. Então, se você conseguir executar pelo menos uma próxima ação das suas listas por contexto, que não tenha prazo, isso te dará a sensação de que você andou com algo que era importante sem ter recorrido à tática do prazo, e isso te ajudará a cada vez mais entender a importância de executar as ações por contexto dentro do GTD.

Tenta essa tática e depois me fala. 😉