Hábitos diários que mantêm a minha vida organizada

8
5075

Regularmente eu gosto de revisar a minha checklist diária de hábitos de organização. Essa checklist é uma lista de coisas que eu já faço no piloto automático, não preciso ser lembrada (logo, não entra nada disso como ação na minha agenda ou nas listas de ações). Ela fica em meu arquivo de referência, em um caderno chamado “checklists” no Evernote. Verifico quando sinto necessidade de ajustes, realmente. E este mês, como estamos falando sobre hábitos por aqui, achei que seria uma excelente oportunidade de revisar essa lista e escrever sobre ela aqui.

Existem então algumas atividades que fazem parte do meu dia a dia, que faço todos os dias, e que mantêm a minha vida organizada. A ideia é que essa lista contenha “o mínimo viável”, ou seja: nada de lotar de itens que seriam a vida “ideal”, e sim aquilo que realmente preciso fazer diariamente para manter as coisas funcionando em um nível de qualidade legal.

Seguem as minhas atividades:

  • Dormir bem, na quantidade suficiente. Isso é fundamental, e não à toa é o primeiro item da lista. Ultimamente, tenho aberto algumas exceções, quando preciso ou sinto vontade, e afeto meu sono cerca de uma vez por semana (assistir um show do marido, assistir um filme, ficar até tarde lendo etc). Não dá para fazer isso sempre, todos os dias, mas uma vez por semana no máximo é razoável e eu “aguento”. A regra é dormir bem (sete horas e meia, em média) todos os dias. Priorizar meu sono é o meu principal hábito de organização, e o que mais faz diferença.
  • Cuidar das finanças. Essa atividade parece meio genérica, mas para mim funciona. Significa pagar contas, transferir dinheiro, ver o que chegou de boleto, atualizar planilhas, verificar investimentos, enfim, cuidar das finanças de modo geral. Todos os dias sempre tem alguma a ser feita a respeito, então aceitar isso e assumir como parte da minha rotina foi a melhor coisa que eu fiz.
  • Cuidar da roupa. Em casa, a gente precisa cuidar da roupa todos os dias. Temos uma lava e seca com carga pequena, e isso nos possibilita cuidar da roupa diariamente, lavando cargas diferentes todos os dias (roupa branca, roupa preta, roupa colorida, toalhas etc). Se meu marido colocar a roupa para lavar, eu dobro e guardo, ou vice-versa. Mas todos os dias precisamos dar atenção a essa parte.
  • Responder e-mails e mensagens de ontem. Caso minha caixa de entrada tenha ficado com pendências, eu priorizo as mensagens de ontem. Falo mais sobre isso em outro post. De modo geral, processo e-mails e mensagens diariamente, mas o prazo de 24 a 48 horas me deixa mais confortável em dias mais cheios. Isso tira também um pouco o imediatismo de algumas mensagens. Elas são importantes, mas tenho outras atividades tão ou mais importantes que também preciso fazer.
  • Criar conteúdo. Esse é essencialmente o meu trabalho. Seja conteúdo em texto para o blog, imagens e stories para o Instagram, vídeos para o YouTube, aulas para os cursos online, apostilas e materiais para os cursos presenciais. Sempre tem coisa para fazer, e é a minha parte preferida. 🙂
  • Acompanhar vendas. Todos os dias eu verifico como estão as inscrições para os nossos cursos presenciais e online. Fazer esse acompanhamento diário me permite fazer ajustes, elaborar campanhas e outras acões. Acompanhar diariamente faz toda a diferença.
  • Trabalhar no escritório. Eu tomei a decisão de trabalhar no escritório todos os dias que eu puder. Estava trabalhando mais em casa, para poder me concentrar, mas percebi que sair todos os dias e estar disponível para a equipe também me ajudava e ajudava todo mundo. Por isso, quero aproveitar melhor nosso escritório e trabalhar menos quando estiver em casa.
  • Processar minha caixa de entrada física. Por mais que eu digitalize a maioria das coisas, sempre tem papéis, recibos, documentos, anotações e coisas para processar fisicamente. Preciso fazer isso todos os dias, porque senão acumula.
  • Ficar com o Paul. Todos os dias tenho que ter um tempo de qualidade com o filhote, não importa fazendo o quê. Lição de casa, ler um livro, jantar, ver filme, brincar de massinha, passear, enfim.
  • Ficar com o meu marido. Idem aqui.
  • Cuidar de mim. Todos os dias preciso fazer algo que seja relacionado aos meus cuidados pessoais. Passar um óleo no corpo, fazer uma auto-massagem, fazer as unhas, enfim. Depende do tempo no dia a dia, mas todos os dias fazer algo. Que seja um banho quente mais demorado.
  • Responder as mensagens de suporte aos cursos. Meus alunos têm prioridade na comunicação comigo. Logo, eu dedico todos os dias um tempo para responder as dúvidas dos alunos, enviar dicas adicionais e mensagens.
  • Cuidar da alimentação. Mercado, cozinhar, pedir delivery de mercado, ir à feira, cozinhar algo para congelar e ficar para os próximos dias. Diariamente faço algo relacionado à nossa alimentação de maneira geral.
  • Dar uma geral nos hotspots. Fazer a dança dos cômodos. Guardar o que está fora do lugar. Dar uma geral na casa, como um todo.
  • Cuidar do lixo. Trocar as lixeiras em casa, colocar o lixo para fora, separar os recicláveis.

Essas são as atividades que faço diariamente, já no piloto automático, e que garantem que o meu dia aconteça da forma mais tranquila e fluida possível.

Minha proposta para você é montar uma lista semelhante hoje com tudo aquilo que você precisa fazer diariamente, tanto no trabalho quanto em casa, que seja realmente o mínimo viável para que as coisas “andem”.

Você pode querer deixar essa lista em um local visível para você enquanto você não se habituou com sistemas de organização de modo geral, como pendurada na geladeira ou ao lado do seu computador, na mesa de trabalho.

8 comentários

  1. Valeu Thais pelo post, eu tenho uma pequena lista no Trello de “coisas” que faço diariamente e faço a consulta sempre que sinto necessidade, agora estou decidindo se mantenho as minhas “coisas” no trello ou passo para o OneNote.
    Essas dúvidas as vezes me travam mas vou buscando melhorar dia a dia.
    E mais uma vez obrigado pelo conteúdo! Forte Abraço!

  2. Há anos eu uso um caderno tamanho 1/4 de espiral, para fazer minha checklist diaria.É prazeroso chegar ao final do dia com a sensação de missão cumprida!

  3. Thaís, adorei o texto. Eu implementei algo parecido, mas tenho 3 listas:
    1. Rotina da minha filha (refeições, banho e vitaminas que eu sempre esquecia de dar… rsrss)

    2. Rotina dos bichos- São 13 animais em casa (9cães e 4 gatos!!!). Acaba demandando bastante tempo às vezes, então fazendo a lista, parece que consegui fazer as coisas de forma mais prática.

    3. Rotina da casa- Verificar roupas, comida, abrir janelas (quase não fazia isso), colocar toalhas no sol…

    Eu decidi fazer dessa forma pois eu terminava o dia com a impressão que eu corria o dia todo e não havia “feito nada”.
    Assim eu consigo ver que realmente eu faço muita coisa e, quando preciso fazer algo “fora da rotina”, consigo encaixar um tempo com mais facilidade.

    • Mas mulher, ela trabalha e o trabalho ta incluído no “tudo isso”. E a lista dela inclui tudo meio junto e misturado pela forma de trabalho que permite isso.
      É só você adaptar levando em conta suas necessidades e tempo disponível.

      Tem vários posts antigos que falam de organização para quem trabalha fora. Dá uma conferida que são ótimos!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui