Pular para o conteúdo

Como incorporar qualquer hábito

Hábito, antes de ser hábito, é apenas um projeto – taí uma frase que falo muito, nos meus cursos.

O primeiro passo para incorporar um hábito é entender exatamente qual o seu resultado desejado. “Fazer atividade física” é muito abrangente. “Fazer 1h de musculação e aeróbico todos os dias” é mais específico, e precisa ser específico para dar certo.

Uma vez que você defina exatamente o que é o hábito que você quer incorporar, você precisa definir próximas ações que farão com que você chegue lá. Ir até a academia pode ser um próximo passo, mas muitas vezes, depois disso, pode ser simplesmente “ir na academia”. E, quando chega o dia, e você vê esse compromisso na sua agenda, você escolhe dormir mais, porque chegou a época de frio.

Oras, porque, muitas vezes, apenas ir na academia não é o próximo passo em si. Você precisa pensar o que você precisa fazer para que esse passo se torne o mais natural para você. Você precisa descobrir seus gatilhos. Para mim, o que faz eu acordar cedo para me exercitar são algumas coisinhas como:

  • ter dormido bem o suficiente
  • deixar a minha roupa da academia pronta ao lado da cama
  • trocar de roupa assim que levantar
  • ter o café-da-manhã no esquema para eu não demorar muito antes de sair

Você precisa descobrir o que funciona para você.

E é claro que, até virar hábito, vai ser chato fazer e você vai ter que dar uma forçadinha. Motivação ajuda na disciplina, e disciplina que cria o hábito. Não tem segredo com nada aqui. Mas criar qualquer hábito significa que você mostrou para o seu cérebro um caminho mais fácil. O cérebro humano vive querendo pegar atalhos de menor esforço. De alguma maneira, você precisa mostrar para ele que fazer aquela atividade é mais fácil que qualquer outra coisa. No caso da academia, você poderia escolher uma academia perto do trabalho, por exemplo, para já pegar no caminho. Enfim, podem entrar “n” situações pessoais aqui – estou te ensinando como pensar, de modo que você consiga elaborar e testar o que funciona para você.

Em algum momento, de tanto forçar, isso acaba virando um hábito. Mas precisa insistir. Alguns estudos dizem que leva 21 dias – outros, 3 meses. O tempo na real não importa, porque é uma medida genérica. Para você pode ser mais rápido ou demorar mais – o que importa é alcançar seu resultado.

Agora, se você não estiver conseguindo de jeito nenhum, pergunte-se a sua real motivação para fazer aquilo. De verdade. Às vezes é uma atividade que você nem quer fazer, mas convencionou-se que deveria ser feita. Se sua motivação não for real, você não vai fazer. Você não vai enganar o seu cérebro. Porque, se não tiver motivação de verdade, você não vai ter vontade de fazer. Simples assim.

A vida é muito curta para a gente dedicar tempo a coisas que não sejam prioridade. Tem tanta coisa boa e importante para a gente fazer. Pra que perder tempo com o que não te motiva?

“Ah, Thais, mas se eu não fizer atividade física, posso morrer”. Oras, se ficar vivo não te motiva, talvez seja o caso de repensar muitas outras coisas! Apenas não desista. Um hábito difícil de incorporar ou vem da falha na disciplina da “forçadinha”, ou vem da falta de motivação. Em ambos os casos, dá pra consertar. Mas depende de você.

Outras 5 dicas para incorporar hábitos publicadas aqui no blog.

Autor

6 comentários em “Como incorporar qualquer hábito”

  1. Sempre detestei musculação, mas era a única atividade que encaixava no momento, por causa da liberdade de horário e por ter academia(s) perto de casa. Como preciso perder peso e estava sentindo muitas dores no joelho e nas pernas, resolvi encarar como remédio. Então, de manhã cedo, já saio com a roupa de ginástica para deixar minha filha na escola, de lá vou treinar, na volta tomo banho em casa e sigo para o trabalho. Resultado: eliminei 3 kg de peso em três meses, as dores sumiram e os exames clínicos estão ótimos. Agora em maio, tive alguns problemas e acabei não indo com regularidade. Logo meu corpo estranhou, joelho já começou a reclamar. Minha motivação para continuar: mais disposição, menos dores, mais fôlego e força para passeios e atividades ao ar livre, que amo, e para praticar karatê, uma paixão mais recente.
    Dormir o suficiente é fundamental para conseguir cumprir essa meta de treinar musculação ao menos 4 vezes na semana e karatê, 3 vezes. Só confirmando o seu post anterior…

    Abraço,

    1. Ana Paula,
      Vou mostrar seu comentário para meu namorado, ele precisa praticar, está com problemas no joelho e super desmotivado.
      Vou mostrar se comentário para ele pegar o problema (joelho) e transformar em motivação!!

      Boa sorte
      beijos

  2. É isso mesmo: para cumprir metas e adquirir hábitos só mesmo tendo um MOTIVO muito forte. Mas o motivo só serve pra MOTIVAÇÃO inicial, para o hábito é PRECISO disciplina.

  3. Que tapa na cara esse último paragrafo! rs
    Sempre tive muita resistência para incorporar atividade física na minha rotina, mas venho tentando experimentar modalidades diferentes e tbm horários diferentes. Percebi que prefiro fazer yoga antes do trabalho, mas infelizmente só posso um dia na semana, quando preciso mudar meu horário já não consigo ir no fim da tarde, estou tentando ir no fim da tarde mas a prática não é tão prazerosa quanto de manhã em jejum.
    É muito mais fácil reclamar do que mudar =/
    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *