Como funciona a Gerência de Hábitos no Vida Organizada

6
3250

Recentemente implementamos na empresa um núcleo de pesquisa e relacionamento chamado Gerência de Hábitos.

O propósito foi o seguinte: organização é um hábito. É uma coisa que a gente precisa dedicar tempo todos os dias, um pouquinho. Para quem já é organizado, é até natural. Para quem não é, é uma imensa dificuldade. Justamente por entender isso, eu percebi que não bastava a pessoa fazer um curso comigo ou implementar uma dica aprendida no blog – ela precisava de acompanhamento. Então justamente para a gente poder entender como fazer esse acompanhamento, foi criada essa “área”.

A ideia dela é ser então um núcleo de pesquisa, onde vamos efetivamente fazer estudos sobre o ser humano (do ponto de vista acadêmico mesmo), estudar, ler muita coisa, entrevistar profissionais e pessoas de modo geral, para poder entender o que funciona melhor em termos de incorporar hábitos.

O segundo ponto é efetivamente fazer o acompanhamento dos alunos. Existem hoje dois cursos principais que são os cursos que são “o momento da virada” para a pessoa incorporar o hábito da organização na vida dela.

Fundamentos do GTD

O GTD é o método de produtividade que eu uso e, por usar, sei a diferença que faz na vida das pessoas. Todo mundo que usa o GTD diz a mesma coisa. Mas implementar um método é todo um processo, e como todo processo, toda ajuda é bem-vinda. Por isso, quem fizer o curso de Fundamentos do GTD comigo entrará automaticamente em um programa de um ano de acompanhamento, onde DIARIAMENTE eu trarei dicas e recomendações para que o aluno possa efetivamente incorporar os hábitos do método em sua vida. As turmas a partir de junho do Vida Organizada já estão nesse formato.

Organize-se em 2019 / Vida Organizada

O curso principal do Vida Organizada, o Organize-se em 2019 (que, a partir do ano que vem, se chamará simplesmente Vida Organizada, por ser o curso principal), é um curso de organização da vida, da casa e do trabalho elebaorado para quem não quer implementar um método específico como o GTD. Por eu ser Master Trainer da metodologia, obviamente que uma coisa conversa com a outra – jamais ensinaria algo que não “conversasse” com o GTD. Mas, muitas vezes, a pessoa precisa dar passos antes de chegar ao GTD. Ou não tem interesse no método em si – apenas precisa se organizar. Para essas pessoas, esse curso foi elaborado, e a gerência de hábitos funcionará para os alunos também, da mesma maneira.

Eu AMO o que eu faço. No final das contas, organização não tem a ver com colocar as coisas em caixinhas, mas com lidar com pessoas. E, justamente lidando com pessoas, nesses últimos anos, eu percebi que a principal “dor” quando se trata da organização é justamente não conseguir implementar o hábito de se organizar, dia após dia. Que tal ter alguém com você, então, não apenas ensinando (isso os cursos fazem) mas te acompanhando, te dando suporte e tirando dúvidas? Isso é o que a nossa gerência de hábitos faz. 🙂 Estou muito orgulhosa desse projeto.

Por enquanto, a gerência de hábitos é tocada apenas por mim. Com o tempo, entendo que será uma área que vai crescer e terá outras pessoas. Mas estou completamente apaixonada por esse trabalho, e me manter apaixonada pelo que faço, com novas ideias e desafios, é o que me mantêm bem fazendo o que faço todos os dias.

Eu senti que precisava compartilhar isso com vocês. Espero que gostem da novidade. <3

6 comentários

  1. Eu adorei, amei, admirei, (inserir outras palavras maravilhosas) essa iniciativa!

    Confio muito no seu trabalho e na equipe que cresce no Vida Organizada. Por tudo isso, desejo muito acompanhar da maneira que for possível essa pesquisa, esse núcleo.

    Tanto por interesse pessoal quanto por acadêmico, uma vez que sou da área de filosofia e existe algumas coisas que quero trazer para minha universidade.

    Sempre muito grato por todo ensinamento!

  2. Amei a ideia. Acho que é isso que as pessoas sentem falta mesmo. Esse acompanhamento é imprescindível.
    E como vou refazer o módulo 1 do GTD, vou aproveitar o novo formato! Oba!
    Parabéns por sempre perceber as nossas necessidades (que muitas vezes, nós mesmos não conseguimos detectar com facilidade). Eita mulher sensível e conectada!!!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui