Pular para o conteúdo

“Foco na prática”, do Paulo Vieira, não funcionou para mim

Este é um blog pessoal acima de tudo e acho que vale a pena compartilhar não apenas o que dá certo, mas o que não funcionou tão bem para mim. Hoje gostaria de falar sobre a minha experiência com o livro “Foco na prática”, do dr. Paulo Vieira, porque ele pode ser útil para outras pessoas. Só não funcionou para mim, e vou dizer por quê.

O livro se propõe a ser um “programa de 2 meses para se manter focado em seus objetivos e atingir o sucesso em todas as áreas da sua vida”. O dr. Paulo Vieira desenvolveu o modelo de Coaching Integral Sistêmico (Método CIS), que ele ensina em seus cursos, eventos e certificações com sucesso em todo o Brasil. Ele tem outro livro, “O poder da ação”, que é best-seller, e acredito que componha bem um par com o livro deste post.

Por que eu quis testar esse livro agora? Como ele é um programa de dois meses, achei que seria apenas mais uma coisa legal para fazer durante a nossa quarentena e me animar. O livro é essencialmente prático. Tem uma introdução rápida, que explica fundamentalmente como será o programa, e já começam os exercícios. Foi bacana fazer no início, pois fiz uma análise da minha vida nesse momento da pandemia, e me permitiu colocar no papel anseios que tenho e outros pensamentos. No entanto, o que não funcionou para mim foi o modelo diário, que compõe 90% do livro. São páginas para preencher diariamente durante dois meses (veja a foto abaixo).

Eu já fiz a formação em coaching, então esses exercícios são um tanto quanto básicos para mim. Eu penso que, para quem nunca fez e não entende esse “formato” de pensamento, o livro possa ser verdadeiramente útil. Eu já faço esses exercícios que ele pede não diariamente, mas sempre que sinto necessidade. O que não funcionou para mim foi ter que trabalhar em um mesmo modelo igual, todos os dias. Porque não é todo dia que tenho interesse em ser a pessoa mais produtiva do mundo, no sentido colocado pelo livro, nem é todo dia que quero deixar de fazer coisas ou escolher tarefas para alcançar meus objetivos.

Não me entenda mal: eu já faço isso como parte do meu estilo de vida. Mas o meu modelo é muito flexível ao longo de um dia inteiro. Não teve uma única vez em que escrevi as três tarefas com a minha cabeça da manhã e a minha cabeça da tarde estava a fim de focar em outra coisa, que de acordo com a minha intuição seria mais importante. E aí, ao final do dia, ao fazer o balanço que ele propõe, eu mais me sentia frustrada que feliz, pois sentia que nunca estava cumprindo o que o livro me pede pra fazer.

Por exemplo, no início do dia, todos os dias, você deve preencher algumas questões. A primeira delas é sobre que tipo de insight eu tive lendo a frase do dia. E essas frases do dia são frases que eu, por trabalhar com desenvolvimento pessoal, já li duzentas vezes por aí. Logo, para mim, não são frases que trazem novos aprendizados, mas coisas óbvias que já vivencio. Não estou criticando o livro, ok? Estou dizendo que não sou o público-alvo dele pois já tenho a mesma formação para escrever um livro semelhante.

Depois, eu tenho que escolher uma área para dar atenção. Acho esse exercício legal de fazer, mas não diariamente. Em um dia, você não consegue focar em uma única área. Talvez em um único projeto ou uma tarefa maior. Mas uma área para mim não funciona porque outras coisas precisam acontecer nas mesmas 24 horas. Só vai me gerar frustração não estar trabalhando unicamente naquela área de foco. No entanto, o exercício de pensar em uma única coisa que pode fazer para desenvolver essa área é bem legal, pois é coerente com o nome do livro (foco na prática). São exercícios de foco.

Na sequência, definir três tarefas para caminhar com os meus objetivos. Eu tenho várias tarefas acontecendo no momento e executo muitas por dia, e basicamente todas estão relacionadas aos meus objetivos, de certa forma, pois já uso a coerência da organização, dos horizontes de foco, de todo o meu método, para ter isso. Então não faz sentido, para mim, olhar uma lista de tarefas e simplesmente copiar em outro lugar três aleatórias que eu escolher. Mas pode fazer sentido para quem não tem qualquer método ou sistema de organização.

A pergunta “o que você vai fazer ou evitar hoje para ter um dia mais produtivo?” é bacana especialmente nesses tempos em que a sobrecarga de informações nos afeta. Mas todos os dias eu colocava basicamente as mesmas coisas (não acessar tanto o Twitter, não ler tantas notícias sobre o COVID19…). Acabou ficando repetitivo e, portanto, sem significado para mim.

Depois, definir um ato de generosidade que faria no dia. Isso é completamente descolado da minha realidade porque o que busco é desenvolver uma mente de compaixão e fazer de todos os atos da minha vida um ato de gentileza ou bondade. Então eu sinceramente não conseguia pensar em algo pontual, me soava fake.

Escrever algumas coisas pelas quais eu era grata naquele dia foi um exercício bem legal. Nesse momento que estamos vivendo, acredito que seja bom realmente escrever todos os dias. Provavelmente vou levar isso para o meu Bullet Journal de abril.

Ao final do dia, existiam alguns exercícios que na verdade eram mais um registro de alguns pontos que, pelo Bullet Journal, dá para fazer de maneira mais completa. Não achei que esse acompanhamento me motivava muito – pelo contrário, só me deixava frustrada. Às vezes tinha terminado o dia com uma mente boa e tranquila mas, ao pensar sobre essas questões, isso me desanimava. Não sabia dizer se tinha bebido água suficiente ou quanto de atividade física eu deveria ter feito estando em casa nessa situação que estamos vivendo. Ou seja, cobrar critérios que não faziam sentido nesse momento. Logo, os critérios diários devem ser ajustados, e não um padrão, como o livro traz. Talvez fizesse mais sentido ele propor um espaço para hábitos personalizados.

Pelas páginas acima dá para você ver como é o livro e se ele pode ou não ser útil para você. Acredito que, para pessoas que nunca passaram por um processo de coaching e não têm hoje um modelo para começar, precisam dessa motivação, seja um bom livro, de verdade. Como eu já trabalho com isso e já tinha minha forma de fazer as coisas (que funciona para mim), não trouxe muitas novidades nem agregou muito. Não quero que isso soe como uma crítica ao livro. Respeito o trabalho do autor e considero valioso, mas para outro público-alvo que não sou eu.

Link do livro na Amazon

Autor

11 comentários em ““Foco na prática”, do Paulo Vieira, não funcionou para mim”

  1. achei interessante, eu gostaria desse livro, até pq nao sou coaching e isso seria focado para mim, leiga (embora saiba superficialmente do que se trata)…mas como vc disse para quem tem formaçao, acho que nao acrescenta nada novo.

  2. Thais é delicada até pra dar uma opinião que não seja a favor rsrs <3
    Eu simplesmente não gosto e não me identifico com a escrita do Paulo Vieira, nesse livro por exemplo, acho que ele se coloca numa posição de superior, não sei pq tenho essa impressão.
    Enfim, também não recomendo.

    Bejios,

  3. Particularmente gostei de ler alguma crítica construtiva ao Paulo Vieira. Particularmente detesto o método dele por me parecer meritocrático e sem compaixão e aqueles eventos que parecem um culto…rsrs .Desculpa se pareci indelicada nessa opinião.

  4. Concordo com o comentário das outras meninas, também não gostei da forma de se posicionar do Paulo Viera… Curiosamente achei a proposta deste livro interessante, mesmo já tendo lindo muito sobre desenvolvimento pessoal (apesar de não ter esta formação) e conhecer estas frases e metodologia. Acho que esta proposta de passar dois meses refletindo sobre foco pode ser útil pra mim na prática.

  5. Hum… eu não curto a metodologia do Paulo Vieira, li O poder da ação e achei que tinha muita frase de efeito, sem nada muito técnico . O bom desse livro seria pra registro mesmo, mas aí posso fazer num diário ou bullet journal . Mas valeu a dica!

  6. Eu comprei o box do Paulo Vieita, e primeiro que ele não é doutor, pq doutor é quem doutorado. Acho que para maioria da população que trabalha com VENDAS e todo esse estresse mental de metas diarias, para quem é perdido ou não organizado, até vai, algumas coisas que ele fala podem ser enriquecedoras, mas acho muita coisa de mal gosto. Ele quer forçar a gente a ser cristão, engolir essa baboseira dele de religião e SUPER MOTIVAÇÃO.
    Vi seu video sobre coaching e é isso ai, o coaching é para ser usado como uma ferramenta dentro de uma profissão, não como profissão em si.. Esses livros de coaching mais deixam a gente pertubado do que ajudam. Olha se uma pessoa é fraca da cabeça e vai fazer um troço desses, ai TODO dia se sente frustada por não atingir essas metinhas.. te adoro beijos

    1. Resumindo…. Se vc nao é capaz de concluir essas “metinhas” é pq é desorganizada e se ser organizada e manter o foco pra vc é perturbador vc é q está perturbada .. logo.. se esta perturbada nao vai sentir paz com nada que contrarie esse seu estado mental emocional e espiritual !!!! Rss beijos

  7. E elogiavel o seu esforço em não fazer um comentário depreciativo sobre esse autor, para mim uma espécie de Tony Robbins e Tim Tones( aquele personagem do Chico Anisio). Como autor de best-sellers vem escrevendo o mesmo livro onde só muda o que vem depois de ” O Poder”. O Poder Verdadeiro, o Poder da Ação, o Poder do Autoconhecimento, etc.
    Enfim, mais um – talvez o mais bem sucedido financeiramente – desses gurus que infestam o mercado da auto-ajuda!

  8. Patrícia Hernandes Trovão

    Ele tem doutorado… Só a nível de esclarecimento, pois também não concordo com o método, mas que ele tem doutorado ele tem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *