O que esperar do conteúdo do Vida Organizada em 2020

Esta vai ser a primeira vez em todos estes anos que vou conseguir focar exclusivamente no conteúdo que eu produzo para o Vida Organizada. Não foi algo que simplesmente aconteceu, mas que eu trabalhei muitão para conseguir, e este ano será a “prova de fogo” disso, além de ser a primeira tentativa oficial de não focar tanto em cursos presenciais e sim no online, para alcançar mais pessoas.

Meu foco era chegar nesse estágio porque, de tudo o que amo fazer, amo escrever, compartilhar e ajudar. Esse sempre foi o intuito do blog. Quando eu comecei a trabalhar com organização, no entanto, precisei focar em atividades que trariam maior retorno financeiro na época, que foram os cursos e serviços prestados (palestras, coaching etc).

Eu comecei a estruturar melhor o que eu faço e, hoje, o que mantém o meu trabalho e sustenta a nossa família são os cursos online. Graças a isso, poderei me dedicar exclusivamente a eles e à produção de conteúdo. Aumentando a produção de conteúdo, isso traz mais seguidores, que é o que chama a atenção das marcas também, que buscam anunciar e fazer ações comerciais. Muito obrigada a quem confiou em mim neste trabalho. Você faz parte disso. Sou muito grata mesmo.

Para mim, a grande meta sempre foi postar conteúdo gratuito diariamente em todos os canais do Vida Organizada. Não quero impôr esse tipo de meta a ninguém que cria conteúdo mas, para mim, estudando ao longo dos últimos anos, uma das coisas que aprendi é que qualquer tipo de motivação com relação a algum assunto deva ser diária, senão se perde. No caso da organização, que tantas pessoas sofrem por não conseguirem incorporar como hábito, eu tenho ainda mais convicção da importância do conteúdo diário.

Isso já era verdade aqui no blog. Ano passado, investi tempo e energia para me estruturar para essas postagens diárias no Instagram, o que funcionou muito bem. Este ano, o foco da consistência será no YouTube.

É legal falar sobre isso, porque para hábitos é importante. Da mesma maneira que eu estou aqui trabalhando para incorporar o hábito de publicar diariamente nesses canais, você pode estar lutando para incorporar algum hábito. O que quero dizer é que, até essa coisa virar hábito mesmo, seu foco deve estar na consistência, e não na excelência. Até compartilhei esse insight lá no canal do Telegram outro dia. O objetivo é ser consistente, postar todos os dias. Uma vez que isso esteja incorporado, aí sim eu foco na excelência. Não que eu vá fazer as coisas de qualquer jeito. Mas é que feito é melhor que o perfeito não feito. Eu simplesmente começo, foco na consistência e, quando ela estiver rodando, aí sim eu consigo pensar na excelência.

No caso do YouTube, por exemplo, isso se reflete na compra aos poucos de equipamentos melhores, entender mais de edição, melhorar as capas etc. Tudo é um processo e a gente não pode se comparar com os outros – apenas com a gente mesmo.

A foto acima é de um dia de curso meu em 2016. Meu trabalho foi se modificando com o passar dos anos – e eu também. Que maravilhoso!

Veja o que você pode esperar então do conteúdo do Vida Organizada neste maravilhoso ano de 2020:

  • Blog: conteúdo diariamente. Alterno posts maiores e mais aprofundados, mais reflexivos, com posts mais curtos, com dicas práticas e rápidas. Ao longo dos anos, entendi que isso é o que funciona melhor para os leitores do Vida Organizada, que têm gostos diferentes com relação ao formato desses textos.
  • Newsletter: uma vez por semana, geralmente às segundas-feiras, envio um e-mail com reflexões mais intimistas e também compartilho novidades, descontos nos cursos e um resumão dos conteúdos postados ao longo da semana, caso você tenha perdido algum.
  • Instagram: todos os dias tem pelo menos uma imagem nova no feed onde procuro postar alguma dica mais rápida e prática ali para quem prefere dicas curtas. Nos stories, compartilho a minha rotina. Percebi que era mais fácil e prático do que gravar VLOGs para o YouTube, por exemplo. Adorei estabelecer esse formato.
  • YouTube: desde a última semana do ano, comecei a fazer LIVEs semanalmente (pelo menos uma por semana) e vídeos mais curtos todos os dias. Alternarei as LIVEs com vídeos mais longos sobre assuntos diversos quando for o caso. Estou adorando focar nesse processo especialmente porque meu marido está trabalhando comigo e isso tem dado um tom muito legal que antes não tinha na nossa relação, de ele se envolver com esse trabalho. Estou amando! Eu adoro editar também, então estou muito feliz realizando este trabalho.
  • Telegram: muitos leitores me pediam para abrir um grupo no Telegram ou no What’sApp. No What’s, já tenho para os alunos dos meus cursos. Mas grupo grande no Telegram para mim não seria muito bom porque eu não conseguiria dar a atenção da maneira como gostaria e não queria que fosse algo que me sobrecarregasse, sabem? Então decidi criar um canal, que é apenas um espaço onde compartilho conteúdos diariamente. E é isso. O propósito do Tele não é a interação, mas a conexão mais íntima comigo. Todos os dias, compartilho via áudio ou vídeo algum insight ou aprendizado que tive sobre o meu processo de organização. É como se os seguidores do canal fizessem um download do meu cérebro. 🙂 Tenho adorado fazer.
  • Pinterest: cada vez mais tenho ressignificado o painel do VO no Pinterest e entendendo como ele deve ser algo de referência e que posso explorar muito mais. Diariamente eu alimento todos os painéis, mas uma coisa que comecei a fazer ano passado foi criar painéis com imagens de coisas específicas, agrupando em um álbum, como por exemplo as fotos dos meus Bullet Journals de 2019. Essa é uma experiência que pretendo repetir ao longo do ano, com outros assuntos.
  • Twitter: meu Twitter pessoal é onde exponho meus pensamentos como escritora. Falo do dia a dia, problematizo questões além do assunto organização, além de interagir com os seguidores. É minha rede social preferida, onde desabafo muitas vezes, e adoro. Costumo postar mais na minha conta pessoal, mas também tenho uma do Vida Organizada, onde divulgo novidades mais formais, digamos assim.

Se você ainda não me segue nesses outros canais, fica então o convite para você me acompanhar por lá, pois assim você não perde nenhum conteúdo quando for publicado. 😉

Outra coisa que estamos em processo de produção e implementação é um podcast. Não tenho a data exata ainda, mas acontecerá este ano. Avisarei vocês por aqui. 🙂

Eu melhorei muito todos os meus processos de produção de conteúdo ultimamente, o que vai se refletir na nova versão do curso online de organização para produtores de conteúdo (todos os alunos atuais terão acesso a essa nova versão). A estrutura do meu dia está muito legal, e isso em breve devo compartilhar por aqui em forma de post. Como comentei em posts anteriores, estamos mudando de escritório e isso vai mudar um pouco a dinâmica do dia também, mas eu vou compartilhando diariamente com vocês o que está acontecendo.

Observação: Quando comentei sobre isso em outros canais, algumas pessoas vieram me perguntar se eu não vou mais falar sobre GTD. Sim, apenas não terei mais como foco do meu trabalho ministrar cursos presenciais de GTD. Como comentei antes, formei 11 instrutores, e agora é a vez deles fazerem os cursos. Fazer isso me possibilita estar aqui e falar sobre GTD não apenas para uma sala de 15 pessoas, mas para as 70 mil do YouTube, as 450 mil no Facebook etc. 😉 Continuarei igual, só que com foco no conteúdo online e não nos cursos presenciais, simplesmente. Vale lembrar que não falo apenas do método GTD, mas de outros métodos também como Bullet Journal, FLY Lady, KonMari tc. Existem pessoas incríveis prestando serviços relacionados a essas marcas registradas e meu papel é justamente divulgá-los para ajudar.

Na verdade, vocês poderão acompanhar todas as mudanças de modo geral porque os conteúdos vão refletir cada uma delas. Estou muito feliz por finalmente conseguir viver deste trabalho. É o que eu amo fazer. Muito obrigada, hoje e sempre, por estar aqui. Sei que mesmo quem não pode fazer cursos colabora com a atenção e o tempo, que são os bens mais preciosos que existem. Obrigada mesmo, de coração. Espero retribuir isso cada vez mais.