fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Prática atual do budismo

Como muitos de vocês disseram que tinham interesse neste tema, estou escrevendo este post para contar um pouco como são as minhas práticas atuais no Budismo.

O Budismo tem várias tradições. Eu me identifico e faço parte da Nova Tradição Kadampa.

O Budismo associa muito o estudo à prática. Então o que a gente aprende a gente pratica no dia a dia. Ou seja, a gente vive de uma maneira muito mais significativa, porque absolutamente tudo é uma oportunidade de aplicar os votos tomados.

Cursos

Existem diversos cursos, de meditação a cursos básicos, sobre temas essenciais do Budismo. Depois há um curso de aprofundamento, em que você estuda um único livro durante meses e apoia o centro com atividades voluntárias, que te ensinam MUITO sobre as tradições. E também tem um curso de formação de professores, que é o que eu estou fazendo agora. Essa formação leva de seis a sete anos e os livros da tradição são estudados em detalhes.

O curso acontece duas vezes por semana e demanda estudo, decorar textos, práticas, discussões, apresentações e também você praticar como professor. Atualmente, estamos estudando o livro O voto do do bodissatva.

Você pode saber mais sobre o programa de estudos Kadampa neste link.

Datas especiais

Existem algumas datas que são celebradas na tradição:

  • Todo dia 8: Tara Verde
  • Todo dia 10: Oferenda ao Guia Espiritual
  • Todo dia 15: tomar preceitos
  • Todo dia 25: Oferenda ao Guia Espiritual

Acontecem então encontros, preces e meditações no centro. Não consigo participar sempre, devido à minha rotina de trabalho e viagens, mas participo sempre que possível.

Retiros

Acontecem retiros em diversas datas ao longo do ano, tanto no centro local quanto no templo (que fica no interior de São Paulo), em outros estados e países. Aí a ideia é você ir se organizando para participar quando puder. Vale dizer que todas as atividades dos centros são mantidas graças ao trabalho voluntário das pessoas, então tais retiros são uma oportunidade excelente de fazer isso.

Eu sempre quis participar de algum retiro fora do país e estou me organizando para fazer isso no ano que vem.

Os retiros podem acontecer em um único dia ou durar quase uma semana. Geralmente eles têm algum tema (ex: concentração), e as atividades, meditações e ensinamentos girarão em torno disso. É bem gostoso, e no templo você pode inclusive ficar no alojamento deles, o que proporciona uma imersão de verdade. Por causa do Paul (filhote), eu não costumo fazer retiros maiores, e sim aqueles de um só dia.

Prática diária

Tenho meu altarzinho em casa, onde faço prostrações e meditações diariamente.

Quando acordo, gosto de meditar. E, ao longo do dia, realizo novas meditações quando sinto vontade.

Costumo estudar pela manhã e à noite o livro do curso e também fazer outras leituras, de maneira leve. Me faz muito bem. Especialmente de noite mantém a minha mente feliz e tranquila.

Penso de verdade que o melhor do Budismo é a prática diária. É a prática que vai desde responder um e-mail mal-educado com paciência, até a maneira como lido com qualquer tipo de problema que aconteça na minha frente. Todo momento é uma oportunidade de praticar.

Não é mais uma “tarefa”, e sim algo que faz parte da minha vida e a torna ainda melhor.

Caso você tenha alguma dúvida, por favor, deixe um comentário. Procurei explicar tudo o que me veio à mente, mas sempre podem surgir questões que eu não identifiquei. Obrigada.