Pular para o conteúdo

O que eu levo na bolsa: mestrado

Sempre gostei desses posts em que a gente mostra o que leva na bolsa, pasta ou mochila. Aproveitando o clima de volta às aulas, vou mostrar o que eu costumo levar na minha bolsa do mestrado.

A sacola que eu costumo já deixar pronta para o mestrado atualmente é uma sacola de pano que imita a capa do livro do Jack Kerouac, “On the road”, que eu comprei nessa minha última viagem para a holanda, na english bookstore.

O que eu costumo levar dentro dela:

  • Fone de ouvido Bose Quiet Comfort. Na verdade ele nem vai dentro dela – ele fica comigo, pois ando na rua com ele o tempo todo, e às vezes até na faculdade, quando estou estudando. Como ele corta ruídos externos, me ajuda a concentrar.
  • iPhone.
  • Carregador do iPhone.
  • Power Bank para dar uma carguinha no celular se eu estiver em um lugar que não tem tomada.
  • T de tomada.
  • Estojo com lapiseira, marca-textos, canetas, régua.
  • Commonplace Book, onde faço anotações de aprendizados nas aulas, eventos, cursos, palestras etc.
  • Bullet Journal, para captura diária normal.
  • Caderno de Planejamento / Diário. Gosto de ter sempre comigo porque aproveito qualquer janela de tempo para fazer planejamentos de projetos.
  • Algum livro que esteja lendo ou Kindle. Ou até mesmo um livro para a leitura na aula, se for o caso.
  • Carteirinha da faculdade. Na foto acima não dá para ver, mas a carteirinha tem um cordão que uso para amarrar na alça da sacola, assim fica fácil de pegar e guardar sempre que eu preciso fazer isso rápido.
  • Óculos de grau para ler.
  • Garrafa para água. Vou enchendo no bebedouro.
  • Algum lanchinho. A faculdade tem uma cafeteria legal e barata, mas muitas vezes os professores pulam o intervalo ou eu acabo ficando com fome fora do horário do mesmo. Assim, sempre tenho um lanchinho para esses momentos.
  • Lip balm.
  • Creme para mãos.
  • Álcool gel.
  • Remédios comuns (dipirona etc.).
  • Pashmina. Se você frequente salas de aula, reuniões, eventos, palestras e não leva pashmina, você estará sempre condenada/o a passar frio com o ar condicionado. Reclamar não vale. 😉
  • Pasta “entrada” para guardar papéis que cheguem a mim.
  • Pasta com textos da aula ou que eu esteja trabalhando no momento, como algum artigo acadêmico ou outros do tipo.

Eu tenho uma nova prática, que é manter uma bolsa pequena, básica, para os pertences pessoais (carteira, celular, chaves). Uso ela para tudo, e apenas troco a bolsa / mochila / pasta maior dependendo do lugar para onde eu vou. Então, no caso acima, levo a sacola para a faculdade e levo a bolsinha a tiracolo. Isso também facilita no manuseio das coisas (pegar cartão, chave etc).

Não tenho mais levado computador para o mestrado, para me concentrar na aula. Se precisar de algum texto que não está impresso, acesso pelo celular. Se precisar de computador, uso o laboratório da faculdade.

E você, o que costuma levar na sua bolsa quando você vai para a aula?

Autor

22 comentários em “O que eu levo na bolsa: mestrado”

  1. Costumo levar notebook (e carregador), celular, estojo, alguma blusa de frio, garrafa de água, garrafa de café, muitas vezes levo marmita, bolsinha com pasta e escova de dentes, algum livro que eu esteja lendo, às vezes mouse… Fica bem pesada, mas não consigo não levar tudo isso

  2. Ah… Eu simplesmente amo posts como esse!!!
    Quando eu não tinha minha filha, andava com a “vida” dentro da bolsa!!! 😂 se eu me perdesse numa Ilha, passaria numa boa… rsrsrsrs
    Depois que ela nasceu, percebi que deixei esse hábito de lado e carrego basicamente SÓ as coisas dela.
    Engraçado que, ainda essa semana, peguei uma bolsa minha que amo, lavei e já pensei em arruma-la com minhas coisas pra sair… Uma coisa tão simples, mas que amava fazer e percebi que deixei de lado.
    Sempre gostei de estar preparada pra qqr situação, então carregava desde lanchinhos até lenços umedecidos. Salvava minha vida e das minhas amigas… rsrsrsrs

  3. Thais
    Você não tem medo de andar de fone na rua … de não escutar um carro ou algo acontecendo … um perigo?
    Sempre usei fone num lado só por medo disso …

  4. O que não pode faltar são guarda-chuvas, tenho em todos os lugares: na bolsa, no carro, na gaveta do trabalho… Quem mora em São Paulo vai entender…

  5. Na minha mochila vai sempre comigo o meu “2 em 1”, carregador dele, Kindle, celular, canetas e pincéis (sou professor). Apenas isso.

  6. Ei Thais! Vou aproveitar esse POST pra dizer que te acompanho faz mais de 5 anos e como aprendi com vc! Sou muito fã do trabalho de qualidade que vc faz com esse blog! Ensina as pessoas a serem mais organizadas e consequentemente produtivas sem ficar se gabando de que você é f*** e encontrou uma fórmula mágica e que precisamos pagar um curso caríssimo para aprender os seus super segredos, que é como muitos fazem por aí!
    Pois bem, isso posto, vamos ao assunto: estou adorando seus posts sobre vida acadêmica, acho que há pouco material sobre Mestrado/Doutorado, sobretudo de qualidade! Sou Doutoranda de Engenharia na UFMG e apesar de ser uma área nada a ver com a sua eu aprendo e me vejo muito nos seus posts!
    Bom, como já estou na fase de “só escrever” (como nos iludimos achando que essa é a parte fácil!) não tenho material específico das aulas, mas ainda assim meu set é um pouco parecido com o seu. Quando vou para passar o dia todo no campus vou com uma bolsa média com itens pessoais (documentos, dinheiro, celular, hidratabte labial, de mãos e álcool gel) levo só ela na hora de almoçar por exemplo)) e de mochilão com: notebook com carregador/adaptador de tomada/mouse; HD de 3terra (que tem minha vida dentro!); fones de ouvido; cadernão de anotações do Doc; caderninho de caixa de entrada de tarefas; uma Pasta L com artigos do momento, bolsinha com canetas, lapiseira, borracha, corretivo e marca texto, calculado científica (não é a mesma coisa fazer conta de outra forma, galera da engenharia vai me entender aqui); vasilha com lanchinho: castanha, barra de proteína, coco em polpa; nécessaire que sempre deixo montadinha com remédios básicos, escova e pasta de dentes, fio dental, absorvente. Tanta coisa neh? Hehehe. Mas aí estou preparada pra tudo!
    Ao escrever sobre meu HD me veio uma sugestão de tema para vc: frequência de backup dos seus arquivos e sincronização ou vc trabalha sempre na nuvem (para mim é inviável)? Me desculpe se já tiver falado sobre, mas não me lembro de ver algo a respeito!
    Abraço!

  7. Comentar uma coisa nada a ver, mais que notei agora. Fui ver seu video sobre commonplace e notei que sua fala mudou. Fico admirada da sua disposição pra melhorar e não se deixar abalar nem cair no que é cômodo. Tipo se fosse comigo provavelmente eu iria fingir pra mim mesma que era algo que não me incomoda e não iria mudar nada, além de ficar no coitadismo se alguém notasse. Eu sei que muito disso vem do GTD, mas por enquanto ta tudo na minha cabeça, não consigo aplicar usando app de celular (celular= rede social =distrativo pra ansiedade) e no papel fica tudo muito extenso.
    Enfim… grande admiração, parabéns!

  8. Uma bolsa tipo carteiro com:
    – macbook
    Р1 estojo com: carregador do mac, do iphone, fones da bose (qd quero ouvir m̼sica com um fone de qualidade), 1 caneta unipin fineline 0.8, 1 marcador de texto, fio pra carregar kindle;
    – kindle
    – casaco
    – 1 livro (às vezes… 90% das coisas leio no kindle ou no proprio mac)

    No bolso da calça:
    CNH, cartão do plano de saúde, cartão de débito, dinheiro (não uso carteira) + airpod + chave do carro e de casa

  9. Eu levo meu notebook com carregador e extensão, planner, caderno de anotações da dissertação/estágio de docência, estojo, nécessaire com remédios e itens de higiene básica, garrafa de água, óculos de sol, nécessaire com itens de celular (carregador, carregador portátil, casaquinho (dependendo do dia), material de oração (dependendo do dia). A mochila ainda fica muito pesada, tenho tentado uma forma de não levar tanto peso, mas preciso de tudo isso que levo 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *