fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Carta da Editora: Hábitos

Todo mês, eu elaboro com cuidado e carinho o tema que pretendo abordar ao longo dos próximos posts. O nome é “Carta da Editora”, onde compartilho minhas reflexões. Você pode acompanhar mensalmente.

Ao trabalhar com organização, há anos, entendi que, para uma pessoa aprender a se organizar, isso se trata na verdade de um hábito. A organização não é um evento pontual, mas uma habilidade para toda a vida, que a gente vai construindo. Assim como você economiza diariamente (ou deveria, rs) para ter finanças saudáveis, e toma banho todos os dias para manter a higiene, você realiza algumas práticas de organização também diariamente, de modo que tenha uma vida mais equilibrada. Se não cuidar disso todos os dias, as coisas desandam mesmo.

E eu sei que não é da noite para o dia que você incorpora um hábito. Por isso mesmo eu crio tanto conteúdo todos os dias – aqui no blog, no YouTube, e em outros canais. Eu entendo que, se você visualizar uma dica, um texto, um vídeo, pelo menos uma coisinha todos os dias, aos poucos você conseguirá incorporar o que eu estou compartilhando. E eu tenho recebido muitos depoimentos nos últimos anos atestando isso – leitores dizendo que me acompanham há dois, três ou mais de quatro anos e que só agora conseguem olhar para trás e ver suas evoluções. Isso é um verdadeiro presente para mim, pois dá respaldo ao que realmente acredito, e reforça o que eu faço no trabalho.

Se você já leu o best-seller “O poder do hábito”, deve ter lido que os hábitos, segundo os cientistas, surgem porque o cérebro busca o tempo inteiro maneiras de poupar esforço. Parece que naturalmente a gente fica tentando transformar qualquer rotina em um hábito, apenas porque é mais fácil. O livro é uma boa leitura para quem se interessa pelo assunto.

Recentemente, nós começamos a implementar aqui no Vida Organizada o que eu tenho chamado (orgulhosamente) de Gerência de Hábitos. O propósito é ter uma unidade de pesquisa sobre o que funciona em termos de implementação de hábitos de acordo com as ciências cognitivas e também pesquisas na área da educação para adultos. Essas pesquisas terão aplicação imediata para todos os alunos dos nossos dois cursos principais de implementação de hábitos: o curso EAD do Vida Organizada e o curso de Fundamentos do método GTD. A ideia é dar todo suporte possível (e exclusivo) para quem for aluno desses cursos, pois os cursos dão o conhecimento necessário para a organização, mas eu sei que todos precisam de um incentivo extra para implementarem o hábito diariamente.

Em junho, pretendo escrever sobre hábitos de maneira geral. Nem sempre conseguimos esgotar um tema em um único mês (sempre acabo sobrando com um monte de temas que são interessantes!). Os temas que “sobram” vão sendo abordados nos meses seguintes, sem que as coisas se percam. Todo conteúdo que vocês sugerem, que alguém pede, ou que eu identifico através de uma dúvida feita em um comentário, é devidamente coletado e entra em um fluxo para ser desenvolvido em algum momento. Portanto, se você tiver algo em mente sobre hábitos, por favor, deixe um comentário neste post!

O mês de junho trará um evento importante no setor, que é o GTD Summit – um evento global para praticantes do método GTD. Será em Amsterdam e eu terei a honra de ser uma das palestrantes. Isso tomará praticamente meu mês inteiro, além da conclusão do semestre no mestrado (está acabando!) e algumas reorganizações no nosso modelo de trabalho. Dia 15 teremos um curso de GTD Nível 3: Foco & Direção aqui na nossa Oficina <3 e, no início de julho, uma nova turma do workshop de Planejamento de Vida. Enfim, pessoalmente tem bastante coisa acontecendo por aqui e eu espero poder ajudar você a manter a chama da organização acesa. <3