A dança dos cômodos: arrumando a casa com um hábito simples

31
7137
Fonte: Get-it-together.ca
Fonte: Get-it-together.ca

Na correria do dia a dia, acabamos não tendo muito tempo para cuidar da casa. Eu sei como é. Eu tenho o blog mas não sou perfeita, e muitas vezes a arrumação diária fica aquém do que eu gostaria. Com o passar dos anos, aprendi a não me preocupar tanto com isso em detrimento de outras atividades importantes, mas eu procuro fazer o mínimo para que não fique desanimada com a casa toda bagunçada.

Uma dica que eu aprendi, e aí não sei se foi no método FLY Lady, nos livros da Donna Smalin ou se é coisa da minha cabeça, pois já faz muito tempo que eu tenho esse hábito, foi a fazer o que eu chamo de “dança dos cômodos”. Trata-se de uma técnica muito simples e prática para o dia a dia, que faz você colocar a casa em ordem sem ao menos perceber.

Funciona da seguinte maneira: sempre que você deixar um cômodo, leve com você algo que não pertence a ele.

Exemplo: você está no banheiro fazendo suas necessidades. Quando termina, percebe que está na hora de trocar as toalhas. Quando você sai do banheiro, você leva as toalhas com você e as coloca no cesto de roupa suja na área de serviço. Ou então você está no quarto e percebe que deixou uma xícara de chá no criado-mudo ontem à noite, pois está frio e quis beber chá antes de dormir, enquanto lia um livro. Pois bem, quando sair do quarto, leve a xícara com você e deixe-a na pia. Talvez você esteja na sala e tenha visto o suéter que deixou em cima do sofá quando chegou cansada(o) do trabalho há uns dois dias. Oras, quando sair da sala para ir ao quarto, basta levá-lo com você e deixá-lo lá.

Essa dica é muito útil para roupas, brinquedos das crianças, louça, livros e muitos outros itens que mexemos o tempo inteiro e deixamos fora do lugar.

Algumas pessoas gostam de deixar um cesto na ponta da escada, quando mora em uma casa com mais de um andar, para aproveitar quando sobe para levar os objetos. Se você não transformar o cesto em um hot-spot (ponto onde você concentra a tralha e só deixa ir aumentando), pode funcionar também.

Perceba que eu não estou dizendo para você guardar, lavar, limpar as coisas. Eu estou dizendo somente para você deslocá-las para o cômodo certo. Isso parece pouco, mas facilitará muito quando você for arrumar as coisas “de verdade”, pois não precisará ir de um cômodo ao outro levando montinhos de roupas e objetos.

Preste atenção sempre que for deixar um cômodo em sua casa e perceberá que sempre haverá algo que você pode deslocar. Incrível como fazemos bagunça!

Se você instaurar esse hábito simples no seu dia a dia, verá como a bagunça ficará mais controlada e como será mais fácil arrumar um cômodo de cada vez.

31 comentários

  1. Olá Thais, quero lhe parabenizar pois seu blog é um espetáculo de informações e dicas.
    Vejo que todas são bem redigidas e elas já me ajudaram muito, em minha organização pessoal, escolar, familiar e em meu ambiente de trabalho. É difícil encontrar pessoas como você que está a 7 anos sustentando um blog com forças para prosseguir em frente, parabéns você é uma pessoa sensacional para dar essas dicas, pode parecer estranho um homem procurando organização, entre tantos que são desorganizados, mas vejo que é fundamental para a minha vida. E novamente, parabéns! Continue sempre assim.

  2. Fuçando na net procurando dicas de como manter a casa mais organizada pois confesso ta difícil, agora estou trabalhando o dia todo então sobra muito pouco pra casa.
    Achei seu blog estou adorando e já pondo em pratica suas dicas.
    Estou lendo tudo e amando…

  3. Thais, eu sempre tento fazer isso.
    Nos dias que faço, a bagunça diminui consideravelmente.
    Somos uma família de bagunceiros, carrego isso no meu DNA e tento sempre fazer algo pra mudar.
    Sei com essas pequenas mudanças diárias, dá para simplificar sim.
    E na hora de limpar, a bagunça está sob controle.
    Porque não há coisa pior que ter que limpar um ambiente todo entulhado de coisas: não funciona!!
    Estamos aqui, sempre atentos as suas dicas, pois se manter organizado é bem mais trabalhoso (sei bem, ainda tô tentando).
    Comprei o livro Organize-se num minuto, e sempre leio as dicas mais importantes…ele fica em cima da minha cômoda, e nunca deixo de ler.
    Bjs

  4. Thais sempre leio suas dicas e te admiro muito pela sua determinação pelo o que faz e como organiza a sua vida. Quando leio o seu blog me identifico com você em muitas coisas, mas confesso que sou um pouco proteladora com minhas atividades do dia a dia.Esforço-me muito para vencer esse desafio!
    Parabéns pelo seu trabalho. Desejo muito sucesso para você!
    Silvia- ES

  5. Assim é muito melhor!!! Porque senão você fica adiando de pegar esse objeto que não esta no lugar certo. E começa a bagunça!!!

  6. Thais,

    Sabe qual o legal das suas dicas? Faz tudo parecer mais fácil, simples.
    A correria do dia a dia nos torna bagunceiros confessos. Estou aprendendo a ser mais prática e a organização se tornou um hobbie. É prazeroso entrar aqui e poder contar sempre com seus sábios toques.
    O blog Vida Organizada virou mania na minha vida e me ajuda de uma forma inimaginável!
    Beijao!

  7. Agora que estou colocando a casa em ordem depois da montagem dos móveis, pretendo seguir algo assim para manter tudo em ordem 🙂 Ótimas dicas sempre, Thais!!

  8. ótima dica! Em dias que estou sem tempo pra nada, adoto também as micro-organizações, coisinhas bem rápidas que dá pra fazer em 1 ou 2 minutos. Tipo ajeitar as almofadas do sofá, arrumar dentro da cuba a louça que está esparramada na pia, recolher umas peças do varal. Coisas rapidissimas, que deixam a casa mais agradável.

  9. Olá Thais,
    Já tenho esse hábito e ajuda muito, é o que eu pessoalmente chamo de “aproveitar a bolei”. Também tento instaurar esse hábito no meu marido e filho.
    Bjs

  10. Já adquiri este hábito, graças ao seu site.
    Mt obrigada de verdade por todas estas instruções incríveis q vc posta aqui. Minha família hoje é mais feliz, pois a nossa casa se tornou um lugar mais agradável para se viver, e nós temos prazer em estar dentro dela.
    Um divisor de águas este site em nossas vidas.
    Tenho recomendado aos amigos, mas alguns acham q o q vão encontrar aqui é o que eles já viram em programs de TV, q pena.

    Um grande abraço!
    Nivea

  11. Uma das primeiras coisas que li no seu blog foi sobre essa dica, a qual adotei na minha rotina. Quando vc se acostuma, já faz a “dança dos cômodos” no modo automático rs. Thais, mto obrigada por sempre compartilhar tanta coisa legal e útil! Sou fã! bjs!

  12. Pois eu tenho praticado essa dança – não por coincidência – desde que passei a seguir o Vida Organizada. Engraçado porque, quando a gente se propõe a se organizar, e de fato pensa em organização, passamos a adquirir alguns hábitos geniais sem nem se dar conta. Este é um grande exemplo. Não sei se foi por recomendação explícita do blog (não lembro se a Thais já mencionou), mas de um ano pra cá tenho absorvido a “dança dos cômodos” como algo natural, por simplesmente ter pego o gosto pela organização… E, uau, como nos descarrega! Quem dança esta dança os males espanta!

  13. OI, Thais! seu blog é maravihoso está me ajudando muito.Estou organizando
    a minha vida atraves dele.Voce está de parabéns!

  14. Oi Thais nunca escrevi para vc adoro seu blog estou sempre lendo e me ajudando, ja faço isso de deslocar as coisas de um comodo para o outro mas acho que fico meia atrapalhada parece que não consigo arrumar a casa e que tudo ou todos os comodos estao uma bagunça.

    • É que não basta fazer isso, Cris. Isso você faz para a casa não ficar bagunçada no dia a dia, mas fatalmente você precisa arrumar e organizar de forma mais completa quando tiver um tempinho.

  15. já procuro fazer isso… mas o ideal é que todos os componentes da família tivessem o mesmo compromisso….. adorei o seu site….

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui