Pular para o conteúdo

Artigos de vestuário para frio (frio de verdade)

O inverno chegou forte aqui em São Paulo e existem boatos dizendo que passaremos pelo inverno mais rigoroso de todos os tempos. Eu sinceramente sei que não se compara você enfrentar um inverno de 11 graus com um inverno de, sei lá, 4 graus, menos 7 graus, que existe na Europa. Mas eu já fui para a Europa no inverno algumas vezes e sei que a diferença é que lá as casas são preparadas para o inverno, com calefação. Aqui, não temos. Então eu (pelo menos) morro de frio dentro de casa e, depois que emagreci, mais ainda.

Por isso, eu adoto técnicas de guerrilha (kkk) para me vestir durante o inverno, tentando ao máximo manter o meu estilo (cof). A ideia é compartilhar com vocês como eu faço.

Decathlon, te amo <3

A Decathlon é uma loja de artigos esportivos que vende, além disso, itens de vestuário com preços em conta (outros, nem tanto) mas que atendem muito bem para quem tem bastante frio ou pretende viajar para lugares friorentos.

Quando o frio começa a dar seus primeiros sinais de vida, eu já corro para a Decathlon para comprar algumas peças que estejam faltando tanto para mim quanto para o restante da família.

O que eu tenho que é da Decathlon (você pode encontrar em locais diversos):

  • luvas
  • toucas
  • calças e blusas de tecido “soft”

Não, este post não é um publieditorial, mas fica a dica para a Decathlon. 😉

Essas roupas são incrivelmente úteis porque esquentam pra caramba (são feitas para trilhas e montanhas) e dá para usar por baixo das roupas do dia a dia, tipo casacões.

Camadas

O segredo de se vestir para o frio é usar roupas em camadas, porque se você entrar em um lugar quente ou ficar com calor, basta ir se despindo, como se etsivesse descascando uma cebola, e está tudo certo!

Algumas marcas de meias, como a Lupo e a Trifil (também não patrocinaram este post! kkk), vendem produtos chamados “segunda pele”, que basicamente são calças, meias e camisetas feitas daquele “paninho” da meia-calça e que não fazem volume mas esquentam MUITO. Vale a pena investir em alguns itens desses para usar em dias mais frios.

Eu costumo usar muito meia-calça fo 80 ou 100 por baixo de calça jeans ou até mesmo com saia, e fica super bom.

Lã

Se tem uma coisa que esquenta de verdade, é lã. Quando eu fazia trilhas, aprendi que a lã é o único material que esquenta mesmo estando molhado, e isso é uma informação importante.

Todos os anos, eu gosto de visitar aquelas “feiras das malhas” que acontecem na minha cidade (São Paulo) – ou se estou visitando outra cidade que tenha, tipo Campos do Jordão – e compro alguns itens essenciais, como toucas peruanas (têm forro duplo e são muito quentinhas!), calças de lã, cachecóis e outros acessórios do tipo.

Tenho umas duas ou três calças de lã que uso em dias *realmente* frios ou até mesmo por baixo do pijama. Posso não usar tantas vezes assim por ano, mas em todos os dias em que está muito frio, eu fico bem aquecida.

Robe

Por fim, eu gostaria de comentar sobre esse item que só recentemente começou a ser vendido em lojas de departamento brasileiras e que considero indispensável, que é o robe. Trata-se de um “casaco” para ser usado em casa, por cima do pijama, como se fosse uma espécie de roupão, mas com a única finalidade de te aquecer quando você sai da cama.

Tenho visto diversas lojas (tipo Renner, Marisa, C&A) venderem esse tipo de peça e eu diria sinceramente para você aproveitar que está na moda e adquirir um bem quentinho, porque faz MUITA diferença quando você está em casa.

Neste exato momento em que escrevo este post está 14 graus em São Paulo, o que nem é tão frio assim, mas o piso frio da minha casa deixa a sensação térmica ainda mais baixa, então #tocaaqui se você também é friorenta(o) e precisa de técnicas avançadas para se proteger do frio. kkk

Caso você tenha dicas adicionais, deixe um comentário! Vale dizer que neste post estou me referindo apenas a dicas de vestuário, e não dicas de aquecimento da casa de maneira geral. Você pode ler um post que eu tenho sobre como preparar a sua casa para o frio, que tem dicas bem úteis. Obrigada!

Marcações:
Autor

28 comentários em “Artigos de vestuário para frio (frio de verdade)”

  1. Oi Thais, não precisa ir na Europa pra ter essa temperatura kkkk.

    Sou de Porto Alegre e sábado e domingo fez 3º.

    Adorei suas dicas pois são para frio mesmo e como faz falta esse tipo de dica, vou dar uma passa da Decathlon para ver o que posso comprar para me manter quentinha.

  2. Oi Thais! O que eu vou falar não tem a ver com o post. É que no meu Feedly tem aparecido textos em inglês que eu não vejo aqui quando entro diretamente. Eu quero saber se você tem escrito esses posts em inglês, senão fica o meu comunicado para você saber o que ta acontecendo. Abraço.

    1. Oi Malu, tudo bem? Obrigada por comentar. Teve uma atualização grande no servidor no final de semana e o servidor gerou alguns posts “padrão” de teste, mas eu já deletei todos. Não se preocupe. Beijo.

  3. Olá. Eu também estou sentindo muito frio em São Paulo. Me mudei recentemente e como uma “Carioca raiz” estou usando muitas e muitas camadas. Já fui conhecer essa Decathlon também e comprei uma blusa térmica e uma luva surper boa, ela tem silicone nos dedos e isso facilita na hora de mexer no celular. Muito legal essas dicas. Grande beijo.

  4. Eu uso em casa tbm aqueles cobertores com bolso, é bom pra trabalhar ou mexer no computador.
    Mas quero um desse robe/roupão pq é melhor pra andar pela casa

  5. Vivi metade da minha vida no sul do Brasil e hoje, mesmo morando no Rio viajo muito para o exterior, portanto aprendi a me vestir para não entulhar o armário carioca e mesmo assim não passar frio quando vou visitar a família ou viajar pra fora. A dica das camadas realmente é muito importante. De encontro a pele eu uso as famosas “ceroulas” que nada mais são do que peças 100% algodão que deixam a pele respirar. Já tive da Hering e hoje tenho de tecidos mais tecnológicos (as famosas segunda pele). Não uso as da Trifil porque são de poliéster, me esquentam no mau sentido (me fazem suar, não deixam o suor evaporar e fico fedorenta, além de me pinicarem). Por cima (segunda camada), uma malha de algodão ou fleece de boa qualidade (existem vários tipos e gramaturas de fleece e vale a pena comprar um bom). Para fechar um casaco: os de lã (mas lã MESMO, não os de poliéster) ou com camada corta vento com recheio de plumas ou uma espécie de espuma (parece um patchwork) são imbatíveis. Se estiver chovendo vale muito a pena uma capa de chuva ou casaco corta vento por cima, impermeável. Cachecol, touca forrada (senão me pinica) e luvas de fleece ou couro (as de lã tem furinhos e não me esquentam, a não ser que sejam forradas de tecido). Na parte de baixo só calça térmica ou ceroula de algodão, calça jeans ou de lã por cima (fleece também é muito bom e tem aparecido uns modelos bonitos ultimamente). Meia de algodão ou lã e sapato “hermético”, ou seja, completamente fechado (tênis é a maior furada, cheio de partes fininhas que deixam o vento e o frio passarem).
    Ufa, falei demais, mas é que demorei a desenvolver esse esquema e agora não passo mais frio. Bom lembrar que o casacão de fora não é necessário ter mais de um (a não ser que vc queira variar o look), pois a gente só consegue usar um por vez né.

    1. Denise Valerio de Britto

      Adorei suas dicas! Sou gaucha e também demorei pra saber me vestir bem no inverno. Valeu o comentário. Muito útil. Abraços

  6. Oi, Thaís! Como Engenheira Civil não posso deixar de comentar que, além das casas brasileiras não disporem de sistemas de calefação, os sistemas construtivos e materiais utilizados não contribuem com condições adequadas para nossa permanência, seja no frio ou no calor. Morei no Canadá e uma coisa que observei lá é que todos os casacos indicam se são à prova d’água, à prova de vento e se possuem “isolamento”. Gostei muito do post, gostaria de ter lido algo assim antes de ter tido a experiência em um país frio.

  7. Pra quem vai para os EUA vale muito a pena passar na uniqlo é uma loja de departamentos japonesas com tecidos tecnologicos tem a linha heattech par ao frio e a airism para o calor. São peças super leves, o tecido parece de uma malha fria, confortável e que esquenta muito. Eu comprei 3 legging, 3 blusas de manga longas e 3 meias e não sofri mais com o frio! E custa bem barato, menos de 10 dolares.

  8. Outro item ótimo e baratevis são as meias da Daiso. Pra ficar em casa é ótimo! Eu obviamente prefiro as bem bregas de bichinhos e tal, mas quem é mais discreto tb encontra umas meias fofinhas e neutras 🙂

  9. 14 graus e nem está tão frio… tem feito 24 durante o dia onde moro e está tenso!!! 14 nem a noite faz e a gente dorme com 3 cobertores cada e as crianças com moleton duplo. Acho que morro em SP kkkk (isso que quero MUITO fazer cursos aí…

  10. Aff… aqui em Curitiba costuma ser mais frio que em cidades mais ao Sul do País. Por conta disso, também fui me especializando em me vestir, com o detalhe de ter que variar roupas sociais todos os dias. Aí, como já disse alguém, como não consigo usar mais de um casacão por vez, tenho dois sobretudo, e algumas poucas jaquetas ou blusões. Todos eles são do mesmo jeito: quentes ou que seguram nossa temperatura interna, e que cortam o vento. Aí, eu não preciso me vestir com váaaaarias camadas se não for precisar ficar na rua. É como mostram os filmes de fora: entrou num ambiente quente, tira o casaco. Quanto ao piso frio… nossa! a sensação térmica deles é geladíssima!! tanto que uso uma chinela daquelas quase pantufa. O hobbie eu tenho há vários anos… e mais recentemente ganhei um desses quentinhos que vc falou. Ele já fica ao lado da cama, para levantar e colocar na mesma hora! Só para curiosidade, dentro da minha casa nesses últimos dias, chegou a fazer 12 graus!!! só bem quentinha mesmo para aguentar! rs
    mas eu adoro o frio! s2 <3

  11. Sou magrinho, friorento, e agora moro em Chapada dos Guimarães, que faz bastante frio. No Vestuário, uso e abuso de segunda pele, e uso um chinelo que facilita o uso de meias. Mas o que fiz, que está salvando mesmo minha pele, foi comprar 2 aquecedores… https://www.colombo.com.br/produto/Eletroportateis/Aquecedor-Eletrico-Lareira-Serrano-AQC801-Cadence e https://www.cadence.com.br/aquecedor-cadence-termoventilador-auros/p?idsku=933&gclid=CjwKCAjw9qfZBRA5EiwAiq0AbX81sjvov9_NGEHzwFg_dNFXUJYnYr35FA_SKc255XII21bo-VFJJhoC5W0QAvD_BwE – esse de lareira é lindo d+!

  12. OLá! Também sinto muito frio, uma ótima aquisição que fiz foi o hobbie, acho que já tem dois anos e uso quase o ano todo, as vezes jogo por cima do pijama leve logo qdo acordo e as vezes passo quase o dia todo com ele por cima do pijama de frio!
    Sinto muito frio nos pés e resolvi comprar aquelas meias bem peluciadas, não sei ao certo o material, mas acredito que seja poliamida. Elas esquentam demais e gosto de usar para dormir, uma dica é que paguei R$16 em um par na Renner e na Daiso paguei R$8 =/, mas fica a dica para quem sente frio nos pés! haha

    Beijos

  13. Thais,
    É muito bom ver que o robe voltou a fazer parte do vestuário, pq tinha saído da moda. Meus pais sempre usaram, minha mãe tinha um lindo de matelassê quando eu era criança que era meu sonho de consumo!

  14. Robe é a melhor coisa. Eu chamo de roupão mesmo kkkk.
    É ótimo quando não queremos tirar o pijama e precisamos de uma camadinha extra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *