Muitas vezes eu faço posts aqui no blog sobre assuntos relacionados ao frio e recebo comentários sobre como no norte do Brasil não temos inverno, ou sobre como no Rio de Janeiro o calor sempre predomina etc. Nós temos leitores do blog em todos os estados e paÃses do mundo. Não apenas Brasil, mas também Portugal, Estados Unidos e outros. Mesmo aqui no Brasil, temos estados que têm épocas de frio. E, mesmo nos lugares mais quentes, podemos ter ar condicionado dentro de casa. Portanto, quando faço um post sobre o assunto, é sempre na intenção de ajudar quem se identifique com o assunto tratado, não para excluir quem não se identifica. ;D
Hoje, por exemplo, eu gostaria de falar sobre um assunto muito gostoso, que é preparar a cama para quando a temperatura estiver mais fria. É um assunto gostoso porque eu gosto muito de dormir quando está frio, então achei que poderia trazer dicas bacanas para quem também gosta. Quando vai chegando a época do frio aqui em São Paulo, eu costumo tomar algumas providências em casa para curtir esse perÃodo ao máximo.
Colchão
A primeira coisa que gosto de fazer é analisar a situação dos colchões. Colchão é um artigo caro, que a gente não costuma trocar anualmente. Mas é legal verificar sempre que chega o inverno, até mesmo porque, em algum momento, chegará a hora de trocá-lo. Eu gosto de virar o colchão a cada seis meses, para evitar que ele deforme muito rapidamente em alguns lados. E verifico seu estado de maneira geral. Para o frio, pode valer a pena investir em pillow tops (aquelas camadas que vão em cima do colchão – veja aqui). Além de deixarem a cama mais confortável, aumentam a vida útil do colchão e esquentam mais um pouquinho.
Limpeza
No frio, a limpeza do quarto acaba sendo mais frequente que no verão. Isso porque meu marido tem rinite/sinusite (e todos os relacionados) e, por isso, qualquer pózinho já agrava sua situação no inverno. Então a cabeceira da minha cama, que é de tecido, costuma ser aspirada a cada 15 dias. Troco os lençóis e fronhas semanalmente. Aspiro o pó do chão e dos cantos uma vez por semana. Bato os travesseiros e sacudo os cobertores todos os dias. Mantenho as janelas abertas durante o dia. Não diz tanto respeito só à cama, mas achei importante citar.
Roupa de cama
Algo que ajuda muito é usar lençóis de algodão mais grossos (trama fechada) no inverno. Eu gosto até mesmo do toque. Logo, tenho dois jogos de algodão mais grossos que uso na época que faz mais frio (um em uso, outro lavando). Se você tem dúvidas sobre o tipo de algodão para os lençóis, recomendo este artigo no site da Westwing, que explica de forma prática (está abaixo dos produtos). Se você mora em lugares onde o frio realmente manda ver, pode valer a pena ter lençóis de flanela (que funcionam lindamente para cobrir a cama também – com elástico). O frio que temos na cidade de São Paulo é suficientemente coberto por cobertores em camadas apenas e não sinto necessidade de lençóis assim.
Um assunto que costuma gerar dúvidas quando as pessoas montam o enxoval da casa nova é sobre a quantidade de cobertores, edredons e colchas. Eu sou muito prática com relação a isso e gosto de ter sempre uma opção para usar enquanto a outra estiver lavando e nada mais. No caso do inverno, é um pouco diferente, porque cobertores, por exemplo, não são lavados semanalmente. O que temos aqui em casa são as seguintes peças:
- 2 colchas, que uso como cobre-leito, para manter durante o dia. Isso também ajuda a manter a camada de baixo limpa por mais tempo.
- 2 jogos de lençóis e fronhas – um em uso e outro lavando.
- 2 mantas. Mantas são coringas e acabam indo da cama para o sofá diversas vezes quando estou assistindo algum filme. Também quebram o galho em noites menos frias. Podem ser lavadas com mais frequência.
- 1 edredom. Meu marido não sente muito frio e, para ele, muitas vezes um único edredom é suficiente.
- 1 cobertor muito grosso. Esse é para as noites realmente frias. Eu, que sou friorenta, aproveito para usá-lo ao menor sinal de inverno.
Uma dica que costumo dar é investir em cobertores, mantas e edredons em um tamanho maior que o da sua cama. Por exemplo, se você tiver uma cama de casal, compre tamanho queen. Isso serve para que você tenha mais conforto e, se você dormir com outra pessoa, a chance de um puxar a coberta do outro será menor.
A configuração mais adequada quando chega o frio é arrumar a cama por camadas. Lençol de elástico, lençol que cobre, manta, edredom ou cobertor, e a colcha. Se esquentar ou esfriar, basta adicionar ou tirar uma camada.
Travesseiros
Os travesseiros também recebem uma atenção especial. De modo geral, gosto de trocar os travesseiros a cada dois anos ou conforme a necessidade. Se for o caso, providencio a troca então. Para mim, os travesseiros no inverno não têm muito segredo – só gosto que eles estejam geladinhos! Isso acontece ao usar os lençóis feitos com tecido de trama mais fechada e de algodão.
Eu também gosto de dormir com dois travesseiros – um para a cabeça e outro “para abraçar”, para endireitar a minha coluna. Esse travesseiro pode ser menor. E nossa cama também tem dois travesseiros extras para usar quando lemos na cama antes de dormir. Esses eu costumo usar como capa aquelas mais bonitas de travesseiros, mais grossas e com detalhes nas pontas (exemplo).
E é isso! Assim conseguimos ter uma cama quentinha e convidativa para os dias mais frios.
Ola! Eu amo o inverno, morei fora no Brasil em um lugar frio e agora moro no sul do Brasil.Eu sempre gostei de comprar roupa de cama um tamanho a mais,comprava king as vezes queen mas acontece o seguinte,eu amo edredon e meu marido gosta de cobertores leves,sendo assim pra nao sobrar muito tecido na cama e atrapalhar nosso sono passei a comprar cobertor de casal pra ele e edredon de solteiro para mim ,as boas marcas o edredon solteiro e bem grande, ai tenho apenas um edredon queen para visitas ja que para cobrir a cama prefiro colcha porque e mais facil de lavar. Essa dica vale tambem para quem nao gosta de dividir coberta, eu nao gosto pois acordo com qualquer movimento e custo voltar a dormir. As vezes compramos as coisas no automatico e nao repensamos nossas necessidades. Outra coisa que voce ja falou em um post sobre roupa de cama e a qualidade,a quantidade de fios,muitas amigas minhas acham caro roupa de cama de boa qualidade,mas tem a questao do custo beneficio,uma boa roupa de cama dura muito e quanto mais lavamos mais gostosas ficam,sendo assim e bom repensar ,a qualidade do sono e incomparavel com uma roupa de cama de 300 fios pra la,e quando mais quente o lugar melhor a roupa de cama deveria ser,vale a pena investir nem que seja em um jogo de lencol.
Bjs
Anna
Exatamente. Obrigada por compartilhar.
Boa tarde, gostei do post… mas já cansei imaginando a cama arrumada com tantas camadas rsrrs aqui em casa uso só o lençol de elástico, o sem elástico e uma colcha para enfeitar…. preciso aprender essas dicas
No frio???
Mas de qualquer forma, a ideia é adaptar à sua realidade. ;D
Sim. Minha cidade é bem quente…. o frio aqui é fraco….
Tenho aprendido muito com o site…
<3
adorei as dicas.
só espero que esse ano possamos usa-las né? porque sinal de frio em SP = nada.
risos
obrigada por compartilhar.
Pois é!
Moro aqui em SP e confesso que estou sentindo tanto calor que nem consegui ler o post para referência futura!
hahahahaha
vem vindo uma frente fria feliz com ar polar
Olá!
Adoro quando você dá exemplos do que tem na sua casa, como a lista de itens (colcha, lençol, etc).
Ajuda bastante saber o que funciona para uma pessoa organizada. rs
Assim vamos tentando de cá também.
Um beijo.
Olá Thais, eu moro no hemisfério norte onde faz muito frio. Não tenho jogo de lençol especial para o inverno, aliás não sabia nem que existia (nunca vi isso em lojas por aqui). Tenho apenas 2 jogos de cama (lençol de baixo + fronhas) para o ano todo. Tenho 2 edredons, um mais leve de verão (adoro dormir com as janelas abertas no verão, mas faz um certo friozinho de noite) e um mais pesado de inverno (de pena de ganso – o normal por aqui para o inverno). Para evitar ter que lavar os edredons eles são usados envoltos em capas de edredons. Essa capa é como uma fronha de travesseiro gigante – então é super prático: só precisa lavar a capa. Odeio usar lençol de cima, mas a capa do edredon elimina essa necessidade de lençol de cima.
Além disso tenho um lençol térmico, que vai por baixo do lençol de baixo, em contato com o colchão. No inverno eu gosto de ligar o lençol término um pouco antes de ir para a cama, só para dar uma aquecidinha de leve. Assim que entro na cama desligo isso, para não passar calor durante a noite.
Alguns parentes que me visitaram gostaram tanto do esquema que levaram essa combinação (coberta pena de ganso + capa + lençol térmico) para usar no sul do Brasil. Lá as casas não estão preparadas para o inverno: janelas cheias de frestas, vidros simples, muitas casas sem calefação (mas pior que a falta de calefação são as frestas nas aberturas).
Muito boa dica, Adriana. Obrigada por compartilhar! Eu descobri os lençóis de flanela com a Martha Stewart. Não sei se você mora nos Estados Unidos ou na Europa. Parece que nos EUA são mais comuns. Já fiz uma pesquisa e encontrei aqui no Brasil para vender, são bem caros. Eu herdei uns da minha bisavó há uns 20 anos, que acabei doando, e não sei onde ela comprou.
Olá ThaÃs!
Aqui em Portugal, na zona Norte, usamos muito os Lençóis de Flanela.
Adoro!
Bjos
Olá ThaÃs, adoro suas dicas. Aqui em casa tenho 3 jogos de lençol, 2 edredon , 1 colcha e 01 cobertor, comprei lençol de flanela no Wall Mart, e é bem mais barato que outras lojas. Moro em São Paulo.
Boa dica, obrigada.
Ola ThaÃs, moro no interior de SP, Angatuba, sou muuuito friorenta e já sou naturalmente adepta a váarias dessas suas dicas rsrs! Obrigada por compartilhar, a gente vai se aprimorando! bj